Família Gracie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Família Gracie [1] - é uma família de lutadores brasileiros, de ascendência escocesa, originários de Belém do Pará e radicados atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

É a grande responsável pelo desenvolvimento do estilo de arte marcial brasileira conhecido hoje como jiu-jitsu brasileiro, Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ. Carlos Gracie [2] e Hélio Gracie, os patriarcas, são considerados os pais do Jiu-Jitsu no Brasil.

Desenvolveram uma técnica para um lutador "fraco" poder derrotar um oponente mais forte usando suas técnicas em forma de estrangulamentos, alavancas, imobilização e torções.

A família Gracie ficou muito conhecida também por desenvolver e seguir uma dieta que combina certos elementos da tabela alimentar entre si. [3]

História[editar | editar código-fonte]

O jiu-jitsu japonês foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Mitsuyo Maeda, também conhecido como Conde Koma. Maeda era campeão de judo e discípulo direto de Jigoro Kano, fundador do Judô, na Kodokan do Japão. Nasceu em 1878, e tornou-se aprendiz de judô (o jiu-jitsu de Kano) em 1897.

Em 1914, Maeda teve a oportunidade de viajar para o Brasil, como parte de uma grande colônia de imigração japonesa. No Pará, estado da região norte do Brasil, tornou-se amigo de Gastão Gracie, empresário influente que ajudou Maeda a estabelecer-se.

Para demonstrar sua gratidão, Maeda prontificou-se a ensinar o jiu-jitsu japonês tradicional a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão. Carlos aprendeu por alguns anos e, depois, passou seu conhecimento para os irmãos. No entanto, foi Hélio Gracie, o irmao mais novo de Carlos, quem foi o maior responsavel pelo refinamento técnico da arte japonesa, o que o levou a ser conhecido como o "Criador do Jiu-Jitsu Brasileiro". Em 1976, Rolls Gracie derrotou um mestre que propôs um desafio entre sua arte, o caratê, e o Jiu-Jitsu brasileiro.[4] No final da década de 1990, a família atingiu o grande público quando Roice Gracie revolucionou o mundo das artes marciais ao criar o Ultimate Fighting Championship (UFC) o primeiro dos campeonatos de vale-tudo que depois ficaram conhecidos campeonatos de MMA (pt. Artes Marciais Mistas), nos quais lutaram e foram campeões Rickson, Royce, Royler, Renzo, Ryan e Rodrigo. Kyra Gracie é a primeira mulher da família a competir ativamente na modalidade.

A Dieta Gracie[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Nossa dieta consiste em não envenenar o corpo, não deixá-lo doente e estabelecer uma combinação adequada dos alimentos. O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias por meio da combinação certa.[5] Cquote2.svg

A chamada Dieta Gracie é um sistema alimentar desenvolvido durante 65 anos de pesquisa e experimentação por Carlos Gracie.[6] , que sofria de fortes enxaquecas, pleuras e até mesmo hiperuricemia, que chegavam a deixá-lo trancado no quarto por dias. Por isso, ele resolveu estudar uma solução para seus problemas de saúde. Tendo o lema do filósofo Hipócrates (“Faça da alimentação o seu remédio”) como base, Carlos compilou todo o conhecimento que adquiriu estudando teses dos mais renomados especialistas em nutrição do mundo, e criou a Dieta Gracie.

A dieta consiste em seguir com disciplina as combinações de alimentos da tabela criada por Carlos Gracie, além de não ingerir bebida alcoólica e carne de porco. Outra dica é beber um copo de água logo ao se levantar e outro antes de ir dormir. É desaconselhável também misturar cereais também entre si, gordura com açúcar e alimentos ácidos. E o tempo entre as refeições deve ser de, no mínimo, quatro horas.[7]

Em 2012, a familia lançou o livro "A Dieta Gracie - o Segredo Dos Campeões".

Nomes notáveis da família Gracie[editar | editar código-fonte]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Esportere - Árvore genealógica da família Gracie. Página acessada em 31 de Dezembro de 2010.
  2. Tatame - Cem anos de Carlos Gracie. Acessado em 31 de Dezembro de 2010.
  3. Extremebjj - Dieta Gracie. Acessado em 31 de Dezembro de 2010.
  4. Portal do Vale Tudo - Rolls Gracie e seu tempo. Acessado em 2 de Fevereiro de 2011.
  5. saude.ig.com.br/ Conheça a dieta Gracie
  6. graciediet.com.br/
  7. extra.globo.com/mulher Aprenda a Dieta Gracie, responsável pela ótima forma da lutadora Kyra Gracie!

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Festival do Rio - Documentário conta a saga da família Gracie.
  • G1 - Documentário sobre família Gracie expõe raízes do vale-tudo.
  • G1 - Tragédias marcam a família Gracie.
Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.