Gregório Bondar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gregório Gregorievitch Bondar

Gregório Gregorievitch Bondar (1881-1959). Foi um Agrônomo, entomologista e pesquisador Russo cujo trabalho contribuiu significativamente para a entomologia brasileira.

Em sua homenagem, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, possui em Belmonte - BA, uma estação experimental nomeada Estação Experimental Gregório Bondar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduado Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Agricoli da Universidade de Nancy (França), foi membro da Sociedade Entomológica de Petrogrado (atual Sociedade Entomológica Russa) e da Sociedade Brasileira de Entomologia. Veio para o Brasil em 1910, onde trabalhou no Instituto Agronômico de Campinas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e na Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia. Foi um dos pioneiros do Instituto de Cacau da Bahia. Em sua obra destacam-se suas pesquisas voltadas para a lavoura cacaueira, nos campos da Entomologia, Botânica, Fitopatologia e Geologia.

Bondar descreveu diversas espécies novas de palmeiras (Palmae), de cujo estudo econômico publicou diversos livretos.

Publicou diversas outras obras de Botânica Econômica (sobre Apocináceas, Euforbiáceas e Aráceas). Seu livro "Palmeiras do Brasil" foi publicado postumamente, em 1964, pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GARCEZ, Angelina Nobre Rolim. Centenário de Gregório Bondar. Salvador: Instituto de Cacau da Bahia, 1981. 149p.
  • TEIXEIRA, Alcides Ribeiro. Apresentação. P. 5-6 in: BONDAR, Gregório. Palmeiras do Brasil. São Paulo: Instituto de Botânica, 1964. 159p., il.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.