Gregório Bondar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Gregório Bondar
Biologia
Dados gerais
Nome de nascimento Gregório Gregorievitch Bondar
Nacionalidade Ucrânia ucraniano
Nascimento 18 de novembro de 1881 (133 anos)
Local agora
Zolotonosha Região,
Oblast de Tcherkássi,
 Ucrânia
Morte 20 de fevereiro de 1959
Local Salvador,  Brasil
Atividade
Campo(s) Biologia

Gregório Gregorievitch Bondar (18811959) foi um agrônomo, entomologista e pesquisador ucraniano cujo trabalho contribuiu significativamente para a entomologia brasileira.

Em sua homenagem a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira criou em Belmonte (Bahia) uma estação experimental nomeada Estação Experimental Gregório Bondar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduado Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Agricoli da Universidade de Nancy (França), foi membro da Sociedade Entomológica de Petrogrado (atual Sociedade Entomológica Russa) e da Sociedade Brasileira de Entomologia. Veio para o Brasil em 1910, onde trabalhou no Instituto Agronômico de Campinas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e na Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia. Foi um dos pioneiros do Instituto de Cacau da Bahia. Em sua obra destacam-se suas pesquisas voltadas para a lavoura cacaueira, nos campos da Entomologia, Botânica, Fitopatologia e Geologia.

Bondar descreveu diversas espécies novas de palmeiras (Palmae), de cujo estudo econômico publicou diversos livretos.

Publicou diversas outras obras de Botânica Econômica (sobre Apocináceas, Euforbiáceas e Aráceas). Seu livro "Palmeiras do Brasil" foi publicado postumamente, em 1964, pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GARCEZ, Angelina Nobre Rolim. Centenário de Gregório Bondar. Salvador: Instituto de Cacau da Bahia, 1981. 149p.
  • TEIXEIRA, Alcides Ribeiro. Apresentação. P. 5-6 in: BONDAR, Gregório. Palmeiras do Brasil. São Paulo: Instituto de Botânica, 1964. 159p., il.
    Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gregório Bondar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]