Henriqueta Ana de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Henriqueta
Retrato por Jean-Marc Nattier
Nome completo
em francês: Anne Henriette de France
Casa Casa de Bourbon
Pai Luís XV de França
Mãe Maria Leszczyńska
Nascimento 14 de Agosto de 1727
Palácio de Versalhes, França
Morte 10 de fevereiro de 1752 (24 anos)
Palácio de Versalhes, França
Enterro Basílica de Saint-Denis, França
Religião Cristianismo
Assinatura

Henriqueta Ana de França (Versalhes, 14 de agosto de 1727Versalhes, 10 de fevereiro de 1752) foi a segunda filha do rei Luís XV e da rainha Maria Leszczyńska. Foi irmã gêmea de Luisa Isabel de França.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henriqueta e sua irmã gemea Luisa Isabel nasceram no Palácio de Versalhes em 14 de agosto de 1727. Era a mais nova das gêmeas e foi conhecida na corte como "Madame Séconde". Como a filha do rei, era uma fille de France (Filha da França). Mais tarde foi conhecida também como Madame Henriqueta.

Apesar de ser naturalmente reservada, Henrriqueta Ana era apaixonada pela música. Passou sua infância em Versalhes com suas irmãs Luisa Isabel. e Maria Adelaide e de seu irmão mais novo, Luis, o Delfim .

Sua irmã gêmea partiu para a Espanha em 1739 para casar-se com Felipe, duque de Parma, um filho mais novo de Felipe V de Espanha. Henriqueta triste com a separação de sua irmã gêmea,retirou-se mais uma vez em sua música. Após a partida de Luisa Isabel, os olhos da corte focalizaram-se na mais reservada das gêmeas. Henriqueta caiu no amor com seu primo, Filipe I, Duque d'Orleães,e os dois desejaram casar-se, entretanto, seu pai foi ultrajado pela idéia de uma união entre uma Fille de France e um príncipe menor de bourbon com nenhuma esperança de herdar um trono.Eles foram separados e como todas as suas irmãs mais novas, Henriqueta Permaneceu solteira até morrer.

Versailles[editar | editar código-fonte]

Crescendo no palácio de Versalhes, Henriqueta estava em contato constante com as amantes do seu pai, a mais famosa era Madame de Pompadour. As crianças do rei odiavam Mme. de Pompadour porque ela fêz com que seu pai negligenciasse sua mãe, a rainha. Quando Luisa Isabel retornou de Parma por um ano de visita, ela e Madame de Pompadour ficaram amigas próximas. Isto conduziu a um estranhamento provisório entre as irmãs.

Morte[editar | editar código-fonte]

Henriqueta morreu com apenas 24 anos de idade. Foi enterrada em Saint-Denis, onde foi junta a Luisa Isabel após a sua morte em 1759. Seu túmulo, como outros túmulos reais em Saint-Denis, foi profanado durante a Revolução francesa. Em sua morte, todos os seus irmãos foram abalados extremamente, especialmente Luisa Isabel.