Lalla Salma, Princesa Consorte de Marrocos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lalla Salma
Princesa Consorte de Marrocos
Governo
Consorte Mohammed VI de Marrocos
Casa Real Alaoui
Vida
Nascimento 10 de Maio de 1978 (36 anos)
Fez, Marrocos Marrocos
Filhos Príncipe Moulay Hassan
Princesa Lalla Khadijah

Lalla Salma de Marrocos, (nascida Salma Bennani; Fez, 10 de Maio de 1978), é a actual Princesa Consorte de Marrocos, por casamento com o rei Mohammed VI e a primeira esposa de um rei marroquino a ter conhecimento público e a receber um título real.

Vida e educação[editar | editar código-fonte]

Salma nasceu em Fez, Marrocos, filha de um professor de escola primária. Sua mãe morreu quando ela tinha três anos; a partir de então foi criada pela sua avó materna. Foi educada em escolas públicas e privadas de Rabat. Após concluir sua educação primária, recebeu qualificação para um programa que foi iniciado em honra do Ministério da Educação Nacional, que resultou na sua obtenção de um bacharelato em 1995 com excelentes notas nas áreas da matemática e ciências no Lycée Hassan II. Na seqüência da conclusão bem sucedida de um curso preparatório no Liceu Moulay Youssef, Salma formou-se em 2000 na École Nationale Supérieure d'Informatique et d'Analyse des Systèmes. Ela recebeu um diploma de licenciatura em Ciências da Computação. Após a formação, ela trabalhou em Casablanca fornecendo serviços de informação como uma engenheira no ONA Group, a maior holding privada do país, que é controlada pela família real marroquina.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Família real marroquina
Dinastia Alaoui
Coat of arms of Morocco.svg

  • SAR a princesa Lalla Latifa Hammou

  • SAR o príncipe Moulay Hicham
  • SAR o príncipe Moulay Ismail

  • SAR a princesa Lalla Joumala Alaoui

Salma casou-se com o rei Mohammed VI a 21 de março de 2002, no palácio real de Rabat. Eles têm dois filhos:

Papel na sociedade[editar | editar código-fonte]

Salma tem mantido bastante discrição em seu perfil como primeira dama de Marrocos, apesar de ter um público maior qualquer uma de suas antecessoras. Ela apoia as associações do câncer de Fez e o Festival de Música Sacra. Ela também recebe uma série de membros das realezas estrangeiras durante suas visitas oficiais a Marrocos ou encontros, tais como Rania da Jordânia, Sofia de Espanha, Mozah do Qatar, Haquino Magno e Mette-Marit da Noruega, Máxima Zorreguieta, Matilde, Duquesa de Brabante ou Takamado do Japão. Tem representado o rei de Marrocos, em reuniões e encontros, tais como na Tailândia, Japão e França. Ela também fundou uma associação de prevenção contra o cancêr em Marrocos e tem vindo a envolver-se na luta contra o HIV/AIDS na África.

Moda[editar | editar código-fonte]

O guarda-roupa de Lalla Salma é composto basicamente por marcas como Coco Chanel, Dior, Jean-Paul Gaultier, Dolce & Gabbana, Gucci, Prada e as maiores casas de Alta-costura. Também usa roupas marroquinas tradicionais, tais como kaftans. Seus sapatos são fabricados por encomenda a Massaro ou Fratelli Rossetti ou Hogan. Sua vêm de jóias Cartier, Chaumet, Piaget, Van Cleef. Seus perfumes são de Maison Guerlain, a Yves Saint Laurent ou Patou.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.