Charlene, Princesa do Mônaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Charlène
Princesa consorte do Mônaco
Governo
Consorte Alberto II (2011-presente)
Casa Real Grimaldi
(Pelo matrimônio)
Vida
Nascimento 25 de Janeiro de 1978 (36 anos)
Bulawayo,  Rodésia, atual  Zimbabwe
Pai Michael Kenneth Wittstock
Mãe Lynette Humberstone Wittstock

Charlene,[i] Princesa do Mônaco, nascida Charlene Lynette Wittstock (Bulawayo, Rodésia, hoje Zimbabwe, 25 de Janeiro de 1978) é uma nadadora olímpica sul-africana, e desde o seu casamento com o Príncipe Alberto II do Mónaco em 1 de Julho 2011, a Princesa de Mónaco.[1]

É filha de Michael Kenneth Wittstock, um técnico de informática, e de Lynette Humberstone, uma ex-mergulhadora olímpica.

Relação com o Príncipe[editar | editar código-fonte]

Família principesca do Mónaco
Casa de Grimaldi
Coat of arms of Monaco.svg

Charlene conheceu o Príncipe Alberto II, o soberano do Mónaco, em 2000, quando foi ao país para participar numa competição de natação. Têm sido vistos juntos desde 10 de fevereiro de 2006, dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno desse mesmo ano, quando o Príncipe estava acompanhado por Charlene. Foram vistos novamente juntos no Monaco Grand Prix. O príncipe e Charlene estiveram presentes no "Bal de la Rose" e na Gala de Prémios Princesa Grace em 2009, bem como no casamento de Vitória, Princesa Herdeira da Suécia e Daniel Westling, em Estocolmo, a 19 de junho de 2010.

Noivado[editar | editar código-fonte]

A 23 de junho de 2010 o casal ficou noivo. Charlene, criada como protestante, tornou-se membro da Igreja Católica Romana, e recebeu catequismo nessa igreja, como requerido pela Constituição do Mónaco. A futura princesa também aprendeu o dialecto monegasco, o protocolo da corte europeia, e a língua francesa.

A cerimónia civil foi agendada para 8 de julho de 2011. Contudo, foi alterada para seis dias antes, 2 de julho, seguida pela cerimónia religiosa dia 3, visto que havia um compromisso marcado do príncipe com o Comitê Olímpico Internacional entre 5 a 9 de julho; o príncipe e Charlene queriam a família Olímpica presente no seu casamento. Também quiseram que Charlene fizesse a sua primeira visita à África do Sul como Princesa.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Após o seu casamento em 1 de julho de 2011, Charlene se tornou a princesa consorte do Mónaco é titulada Sua Alteza Sereníssima, a Princesa do Mónaco, posição antes ocupada pela mãe de Alberto, Grace Kelly.[2]

Interesses[editar | editar código-fonte]

Wittstock está empenhada em projetos sociais, com foco em ajudar crianças carentes. Ela apoia o príncipe em seu trabalho com instituições de caridade.

Seus interesses pessoais incluem surf, montanhismo, Arte Moderna e literatura sul-Africano. Wittstock é vegetariana.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • ↑i Originalmente o nome foi escrito sem o acento, mas desde seu casamento o nome foi afrancesado[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) nadador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.