Sônia da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde junho de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sônia
Rainha Consorte da Noruega
Reinado 17 de janeiro de 1991
presente
Consagração 23 de junho de 1992
Predecessora Maud de Gales
Marido Haroldo V da Noruega
Descendência
Marta Luísa da Noruega
Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega
Nome completo
Sônia Haraldsen
Casa Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (por casamento)
Pai Karl August Haraldsen
Mãe Dagny Ulrichsen
Nascimento 4 de julho de 1937 (77 anos)
Oslo, Noruega
Religião Igreja da Noruega
Brasão

Sônia Haraldsen (Oslo, 4 de julho de 1937) é a esposa do rei Haroldo V e rainha consorte da Noruega desde 1991. Ela e Haroldo têm dois filhos: Marta Luísa e Haakon, Príncipe Herdeiro

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida plebeia, Sônia Haraldsen era filha de Karl August Haraldsen (1889-1959) e de sua esposa, Dagny Ulrichsen (1898-1994).

Ela concluiu seus estudos secundários em 1954, tendo uma formação técnico-profissional em costura e alfaiataria em seguida. Subsequentemente, obteve uma diploma da Escola Profissional de Jeunes Filles, em Lausana, na Suíça. Tendo retornado ao país, obteve uma licenciatura em francês, inglês e História da Arte, pela Universidade de Oslo.

Ela namorou o príncipe herdeiro Haroldo por nove anos, antes do noivado dos dois em março de 1968. O relacionamento era então mantido em segredo por causa do status não-real de Sônia.

Quando o príncipe herdeiro pretendeu renunciar aos seus direitos ao trono, ao menos que pudesse se casar com Sônia, o rei Olavo V, seu pai, consultou o governo. No final, eles se casaram, no dia 29 de agosto de 1968, na Catedral de Oslo. Assim, tornou-se a princesa consorte da Noruega.

Eles tiveram dois filhos juntos:

A 2 de Janeiro de 1981 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.[1]

Em 1982, a princesa consorte Sônia recebeu a medalha Nansen.

Com a morte do rei Olavo V em 17 de janeiro de 1991, Sônia tornou-se a primeira rainha consorte da Noruega em cinqüenta e três anos e foi estilizada como Sua Majestade,a rainha. Por vontade própria, o casal foi abençoado na Catedral de Nidaros, em Trondheim, em 23 de junho daquele ano.

A 13 de Fevereiro de 2004 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a 26 de Maio de 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.[2]

Em 2005, a rainha Sônia tornou-se a primeira rainha a visitar a Antártida. Ela estava lá para inaugurar a estação de pesquisa norueguesa Troll, na Terra da Rainha Maud. Em 2007, ela recebeu a medalha Holmenkollen, ao lado de seu marido, dos esquiadores Frode Estil e de Odd-Bjørn Hjelmeset. Eles formam o quarto time marido-esposa e dois dos onze únicos praticantes de esqui não-nórdicos que conseguiram a medalha.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sônia da Noruega


Precedido por
Maud de Gales
Coat of arms of the Queen of Norway.svg
Rainha Consorte da Noruega

17 de janeiro de 1991 - atualidade
Sucedido por
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sônia da Noruega