Lar Gand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Lar Gand
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Superboy #89
(Junho de 1961)
Criado por Robert Bernstein
George Papp
Reimaginado por:
Mark Waid
Barry Kitson
Espécie Daxamita
Terra natal Daxam
Afiliações Legião de Super-Heróis
Codinomes conhecidos M'Onel, Valor
Habilidades Força sobre-humana, supervelocidade, sopro congelante, audição amplificada, longevidade, voo, capacidade de regeneração, múltiplos poderes extrasensoriais e visuais.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Lar Gand, conhecido também por Mon-El, é um personagem fictício da DC Comics, tendo participado majoritariamente de histórias envolvendo a mitologia de Superman e da Legião de Super-Heróis.

Nativo do planeta Daxam do sistema Valor, onde os Daxamitas são descendentes dos kryptonianos, devido a uma queda de uma grande nave kryptoniana num planeta paradisíaco a milhares de anos atrás numa missão feita pelo Erradicador a cientistas kryptonianos, durante o início da tecnologia em Krypton a 20 anos-luz de distância de Krypton. Os sobreviventes fundaram uma colônia que se expandiu a grandes cidades, o sol de Daxam também é vermelho batizando de Valor,(na crença kryptoniana Valor era o irmão gêmeo desaparecido de Rao) que para eles foi encontrado neste planeta. Mon-EL foi o único inocente aprisionado na Zona Fantasma. No passado, Lar Gand havia conhecido Clark Kent quando ambos ainda eram adolescentes, ele chegou na Terra na missão de rastrear uma mensagem subespacial deixada por Jor-EL a Daxam "enviando Kal-EL para a Terra", anos depois da destruição de Krypton, foi voluntário de seu planeta de encontrar o único sobrevivente de Krypton, em que Kent descobre seu verdadeiro nome "Kal-EL" através dele. Entretanto, Clark batiza um novo nome a Lar Gand de Mon-EL, quase adotado como parte da família Kent, ele era vulnerável ao chumbo, e após ser envenenado pelo material, viu-se sem chance de cura definitiva. Kent, sem condições de salvá-lo, ofereceu uma alternativa: aprisioná-lo na Zona Fantasma, onde ele não estaria suscetível à passagem do tempo, contendo o envenenamento, dando tempo para que fosse encontrada uma cura.

  • Em action comics N°859, 860, 861, 862, Superman volta encontrar os Legionários e viaja de novo para o futuro para combater o Terráqueo que estava transformando todos os sistemas do Universo em caos entre várias estrelas vermelhas, ao voltar da missão depois de derrotar o terráqueo, poucos anos mais tarde, com o surgimento da "Nova Krypton" na Terra, A Zona Fantasma é destruída e todos os criminosos são libertados, inclusive Mon-EL, onde Superman resgata diretamente para a Fortaleza da Solidão, porém Mon-EL estava voltando a agonizar com a dor do envenenamento do chumbo, Superman ao ver seu desespero tenta encontrar uma cura do envenenamento de Mon-EL, mas fica surpreso ao encontrar o soro deixado de presente por Brainiac 5 do futuro, depois de estudar seus relatos históricos, alterando essa passagem fazendo Mon-EL viver, Superman entrega o soro de cura à Mon-EL eliminando definitivamente o envenenamento do chumbo.

Ainda na série "Nova Krypton", Mon-EL assume a identidade de Jonathan Kent, e se une ao Guardião, depois de derrotar a vilã "Rampage" (conhecida como Fúria na HQ no brasil), onde passa a trabalhar como agente de segurança em Metrópolis contra alguns kryptonianos renegados infiltrados na Terra.

Na atual continuidade, essa cura só foi encontrada mais de mil anos mais tarde, por Brainiac 5, membro da Legião dos Super-Heróis1 e a origem de Lar Gand foi estabelecida em Action Comics Annual #10, publicada em Fevereiro de 2007.

Notas e Referências

  1. WAID, Mark; KITSON, Barry. Supergirl and the Legion of Super-Heroes #23, publicado em Dezembro de 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.