Liga dos Mundos Não Alinhados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Liga reunida

A Liga dos Mundos Não Alinhados é uma organização fictícia no universo da série de televisão de ficção científica Babylon 5.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Liga é uma confederação de mundos independentes e de espécies de menor poder, muitas das quais foram subjugadas pela República Centauri no passado. Cada espécie participante mantém seu governo próprio, mas elas formam entre si uma aliança de natureza econômica e um bloco político. Quando necessário, a Liga também funciona como uma aliança militar de auto-defesa. Ela foi criada para manter uma frente unida contra uma possível ressurreição do poder centauri e a rápida expansão do Regime Narn. Os capítulos de fundação da Liga foram postos à prova pela primeira vez com o ascensão dos Dilgar, que embarcaram numa massiva guerra de conquista e genocídio contra todos os seus vizinhos. A Liga resistiu, mas teria sido esmagada não fosse a intervenção da Aliança Terrestre, que concordou em ajudá-los a repelir os Dilgar.

Como resultado, a Liga conseguiu firmar sua reputação como uma força que poderia influenciar pelo menos uma das "grandes potências" (além da Terra, dos Centauri e dos Narn, já citados, a Federação Minbari e o Império Vorlon). Porém, a Liga é muito fracionada e propensa a discussões internas por motivos fúteis. No Conselho de Babylon 5, a Liga está representada por um membro de cada um dos mundos participantes que, como um grupo, precisa chegar num consenso para então dar um único voto em nome da Liga. Em comparação, cada uma das grandes potências é representada por um único embaixador, cada um com um voto. Outra diferença é que as votações podem ocorrer sem a participação da Liga, o que não se aplica às potências.

A Liga inclui participantes dos Abbai, dos Brakiri, Cascor, Drazi, Gaim, Hyach, Ipsha, Llort, Lumati, Markab, pak'ma'ra, Vree e Yolu.

Influência[editar | editar código-fonte]

Após a declaração de independência de Babylon 5, o capitão Sheridan convenceu os membros da Liga a fornecerem naves de guerra para defender a estação.[1] Depois, estas e outras forças da Liga se juntaram aos Rangers e aos Minbari na guerra contra as Sombras. Em outra ocasião, Sheridan recusou a oferta de ajuda da Liga durante a guerra civil na Aliança Terrestre (para derrubar o estado fascista montado pelo presidente Clark) insistindo que o envolvimento de alienígenas faria mais mal que bem dada a natureza xenofóbica do regime que eles estavam combatendo.[2]

A Liga acabou se dissolvendo no final de 2261, logo após o final da guerra civil, e seus membros foram incorporados pela recém-criada Aliança Interestelar.[3]

Referências

  1. "Rumors, Bargains and Lies". Babylon 5.
  2. Durante toda a segunda metade da quarta temporada
  3. "Rising Star". Babylon 5.
Este artigo sobre Babylon 5 é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.