Magnetómetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Magnetómetro (Pt) ou magnetômetro (Br), é um instrumento usado para medir a intensidade, dire(c)ção e sentido de campos magnéticos em sua proximidade. Quando está dotado de um instrumento regist(r)ador, é por vezes referido como um magnetógrafo. Em geral, são utilizados em estudos de geofísica relacionados com o campo magnético terrestre e com a magnetosfera.

Utilização[editar | editar código-fonte]

O planeta Terra, por exemplo, está contido num campo magnético que varia conforme a coordenada observada. A variação deste é dependente da natureza mineral local e da interação das partículas carregadas provindas do Sol.

Nas pesquisas geofísicas, os depósitos de ferro podem ser encontrados por magnetômetros devida influência e interação do elemento no fluxo magnético nas proximidades da jazida mineral. Outra utilização importante destes instrumentos científicos, é o mapeamento e localização de sítios arqueológicos e naufrágios.

Quando o instrumento está instalado em satélites, é possível o mapeamento do campo magnético da Terra em detalhes, pois, o magnetômetro é muito sensível, e pode indicar atividades iônicas no plasma ionosférico. Assim, detectar a ocorrência das auroras, (Aurora boreal e Aurora austral), antes mesmo de suas luzes serem observadas da superfície do planeta.

Há anos, existe uma rede destes equipamentos científicos em todos os países que monitoram constantemente o efeito do vento solar no campo magnético da Terra.


Relação matemática do Campo Magnético[editar | editar código-fonte]

M=KH onde M é a imantação adquirida por um corpo, em virtude de sua exposição a um campo magnético H, que terá menor ao maior intensidade dependendo da constante de suscepitibilidade K, poderá ser positiva (materiais paramagneticos ou ferromagneticos) e negativos (materiais Diamagnéticos), sendo K uma grandeza admencional.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os magnetômetors são usados para calibrar eletroímãs, ímãs permanentes ou para determinar a magnetização dos mais diversos materiais além de determinar o campo da Terra.

Existem dois tipos de equipamentos:

  • Magnetômetros de leituras absolutas: são instrumentos que basicamente podem ser construídos com as próprias constantes internas conhecidas;
  • Magnetômetros para leituras relativas: devem ser calibrados através de referência a um campo magnético conhecido, desta forma a medição pode ser por comparação.

'Os principais Modelos são:'

  • Magnetômetro de Saturação conhecido como flux gate;
  • Magnetômetro de Precessão Nuclear;
  • Magnetômetro de Supercondutividade;
  • Magnetômetro de Bombeamento Ótico;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.