Man in the Mirror

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Man in the Mirror"
Single de Michael Jackson
do álbum Bad
Lançamento 9 de Janeiro de 1988
Formato(s) CD Single
Gravação 1987
Gênero(s) Pop, soul, gospel
Duração 5:20 (Versão do álbum)
5:03 (Versão do single)
Gravadora(s) Epic Records
Composição Siedah Garrett
Glen Ballard
Produção Quincy Jones e Michael Jackson
Cronologia de singles de Michael Jackson
Último
Último
"The Way You Make Me Feel"
1987
"Dirty Diana"
1988
Próximo
Próximo

"Man in the Mirror" é um single extraído do álbum Bad, do cantor Michael Jackson, em 1988. Foi performada pela primeira vez ao vivo no Grammy Awards 1988 junto com "The Way You Make Me Feel". A canção esteve no topo da parada da Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas.[1]

Música[editar | editar código-fonte]

A letra da canção foi composta por Glen Ballard e Siedah Garrett, que também empresta seus vocais a canção. Garrett escreveu a letra da canção quando estava indo para o estúdio gravar "I Just Can't Stop Loving You", ela viu seu rosto no espelho do carro e então veio a inspiração. A letra fala que a mudança que queremos ver no mundo tem que começar por nós mesmos. A canção foi organizada tendo como "back vocals" um coro gospel. A canção mistura música pop com gospel, o que inspiraria mais tarde cantores como George Michael e a cantora Madonna a fazer algo parecido no seu hit Like a Prayer. Inclusive Siedah foi vocalista de Madonna durante a Re-Invention Tour, em 2004.

A canção foi o encerramento do funeral de Jackson, a versão instrumental tocava enquanto uma luz no palco indicava sua ausência. No filme This Is It, Jackson também performa a canção.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Existem duas versões do vídeo. Uma apresentada no filme Moonwalker, que é uma versão estendida ao vivo, e a outra versão apresenta momentos históricos e personalidades importantes da história mundial, como Martin Luther King e John Lennon.

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

"Man in the Mirror" teve uma das mais célebres interpretações já feitas por Michael Jackson. Primeiro ele a performou em 1988 no Grammy Awards, alcançando uma grande repercussão. Também foi executada na segunda parte do Bad World Tour, entre eles, para o filme Moonwalker e no Estádio de Wembley (que foi recentemente remasterizado para o DVD e CD ao vivo, parte da coletânea Bad 25). Mas foi na Dangerous World Tour que Michael faz o maior desempenho da música em uma versão estendida. Após cantar toda a canção, ele sai voando sobre o público, que vai ao delírio. A música ainda foi executada na segunda parte da Bad World Tour. Jackson ainda executou a canção no Royal Concert Brunei em 1996 e pela última vez no concerto beneficente United We Stand em 2001, mas esse desempenho não passou na televisão devido a contrato de Jackson com outra emissora. Ele iria performar esta mesma última canção no turnê This Is It.

Versões cover[editar | editar código-fonte]

  • Man in the Mirror foi regravada em 2004 pela compositora Siedah Garret num estilo mais dance para seu álbum Siedah.
  • Grandes nomes da música como U2 e Whitney Houston já performaram a canção ao vivo.
  • É uma das músicas mais performadas no programa American Idol.
  • Em 2006, a canção foi regravada por Redd Angel, onde alcançou o número um das paradas britânicas.
  • Em 1990, uma versão instrumental para violão foi gravada por Tuck Andress.
  • A canção foi o Grand Finale em 2009 no Prêmio Nobel da Paz Concert.
  • Em 2011, a canadense Celine Dion resolveu em seu novo show em Las Vegas fazer uma homenagem aos dois anos da Morte de Michael, e entre as músicas se encontram no meio a canção "Man In The Mirror", uma das melhores já regravada!
  • O cantor e ator Nathan Foley, integrante da formação original de Hi-5 (Austrália), perfomou-o em voz e violão através de seu canal no youtube.
  • Jacob Lusk interpretou a música ao lado de Siedah Garret no Top 9 do American Idol em 2011, sendo uma belíssima apresentação.
  • Kevin McHale, Damian McGinty Jr., Darren Criss, Harry Shum Jr. Cory Monteith e Chord Overstreet regravaram a musica para a série musical Glee.

Single[editar | editar código-fonte]

CD-Maxi (única versão "Single" lançada da música)
  1. Man In The Mirror" (7" Version) – 4:55
  2. Man In The Mirror" (Album Mix) – 5:17
  3. Man In The Mirror" (Instrumental) – 4:55

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Michael Jackson é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.