Marathon (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Marathon (video game). Ajude e colabore com a tradução.


Marathon
Desenvolvedora Bungie1
Publicadora(s) Bungie
Designer Alex Seropian, Jason Jones
Motor Aleph One2
Plataforma(s) Mac OS, Apple Pippin
Série Trilogia Marathon
Conversões/
relançamentos
Windows, Mac OS X, iOS e Linux através do projeto Aleph One
Data(s) de lançamento
  • AN 21 de dezembro de 1994
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Um jogador, multijogador
Número de jogadores 1 a 8
Classificação Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Mídia disquete 3½", CD-ROM
Controles mouse, gamepad, Teclado
Idioma Inglês
Último
Último
Marathon 2: Durandal
Próximo
Próximo

Marathon é um jogo de tiro em primeira pessoa com um tema de ficção científica desenvolvido e publicado pela Bungie e lançado em dezembro de 1994 para o Apple Macintosh. O jogo foi a segunda investida da empresa no emergente gênero de jogos com uma perspectiva em primeira pessoa, sendo Pathways into Darkness a primeira, lançado em 1993. Marathon foi lançado em um tempo em que outros jogos de tiro em primeiro pessoa primordiais, como Doom, estavam gozando de grande popularidade entre os usuários de PC, e foi amplamente visto como equivalente de Doom para Macintosh (o qual não seria portado para a plataforma Macintosh até 1995). O jogo se passa vários séculos no futuro e espaço sideral, e coloca o jogador no papel de um agente de segurança tentando reprimir uma invasão alienígena a bordo da espaçonave colonial chamada Marathon.

Embora Marathon possua muitas similaridades com Doom e contemporâneos, o jogo é conhecido pelo seu intrincado enredo que é também um elemento essencial de sua jogabilidade, enquanto que a maioria dos jogos semelhantes da época dedicavam uma atenção mínima ao enredo e eram voltados mais à ação rápida. Marathon também possui um modo multijogador deathmatch através do qual até oito jogadores em máquinas separadas, em uma mesma rede de computador, individualmente ou em equipes. Esta funcionalidade fez com que o jogo ganhasse o Macworld Game Hall Of Fame Award de melhor jogo multijogador de 1995.

Marathon é o primeiro jogo de uma coletânea conhecida como Marathon Trilogy, o qual em adição ao Marathon inclui duas sequências, Marathon 2: Durandal e Marathon Infinity, lançados respectivamente em 1995 e 1996. Em 1996, a empresa Bungie completou o Super Marathon.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Marathon foi um dos únicos dos jogos de tiro em primeiro pessoa de sua época a possuir uma rica trama de ficção científica. A trama do jogo é revelada para o jogador, por meio de diversos terminais de computador encontrados no decorrer do jogo. Estes terminais transmites informações como relatos da tripulação, acontecimentos históricos, informações sobre a história, mas sua principal função é permitir que o jogador se comunique com as três inteligências artificiais, que fornecem ao jogador informações sobre a missão atual, em determinado momento do jogo é possível se teletransportar para o próximo nível através dos portais.

O jogo se passa no espaço no ano de 2794. O jogador controla um agente de segurança sem nome dentro da UESC Marathon, uma nave espacial colonial construída para a exploração de Deimos, uma das duas luas de Marte. Marathon atingiu o sistema solar de Tau Ceti, onde um dos seus planetas sustenta a possibilidade de uma colonização, Tau Ceti IV. O jogo se inicia quando o jogador inicia seu trajeto no ônibus espacial Mirata quando uma nave alienígena aparece e ataca. O jogador sobrevive se ejetando segundos antes da explosão de Mirata e, horas depois, chega a uma das baias de encaixe da nave Marathon. Há três AIs a bordo da Marathon, cada uma comanda alguns aspectos de operações da nave. Todos elas estão sob ataque informacional pelos alienígenas. Quando o jogo começa, apenas uma das três AIs, Leela, ainda está totalmente funcional.

Legado[editar | editar código-fonte]

Marathon ainda é jogado por um grande número de jogadores veteranos do Mac e tem uma pequena, mas forte comunidade de entusiastas que ainda criam conteúdos personalizados para o jogo. Apesar destes aperfeiçoamentos e elogios de alguns revisores que os classificaram, Marathon não é frequentemente citado ou bem conhecido entre as comunidades de jogos para PCs. Em sua primeira sequência, Marathon 2 foi comercializado para Windows 95, mas não teve um impacto considerável para os jogadores de P. Em 1997 foi lançada a Trilogia Marathon onde os três jogos da série foram incluídos.

Em 1996, a Bungie completou um portal do Marathon para o console de videogame Pippin. O portal foi lançado como parte do Super Marathon uma compilação de Marathon e Marathon 2: Durandal. Super Marathon é o primeiro de console lançado pela Bungie, anterior aos jogos Oni e Halo.

Em 7 de julho de 2011, um portal do Marathon para iPad foi lançado gratuitamente no iTunes App Store.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bungie - Data (em inglês), visitado em 06 de junho de 2013.
  2. Aleph One - Informações Gerais (em inglês), visitado em 06 de junho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.