Activision

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Activision, Inc.
Tipo Subsidiária da Activision Blizzard
Cotação NASDAQ: ATVI
Indústria Indústria de jogos eletrônicos
Fundação 1979
Sede Santa Mônica, Califórnia
 Estados Unidos
Pessoas-chave Bobby Kotick, Presidente e CEO
Thomas Tippl, CFO
Ronald Doornink, Assessor Sênior e Diretor
Empregados 4 000 (2007)
Produtos Call of Duty (série)
Crash Bandicoot (série)
Guitar Hero (série)
Pitfall! (série)
Spider-Man (série)
Spyro the Dragon (série)
Tony Hawk (série)
True Crime (Série)
Gun(jogo eletrônico)
Certificação US0049302021
Parentesco França Vivendi
Lucro Aumento USD $2.9 bilhões (2008)[1]

Activision é uma desenvolvedora e distibuidora norte-americana de jogos eletrônicos, cuja maior parte pertence ao conglomerado francês Vivendi SA. Foi fundada em 1 de outubro de 1979[2] e foi a primeira desenvolvedora e distribuidora independente de jogos eletrônicos para consoles de videogame. Os seus primeiros produtos foram cartuchos para o console Atari 2600. A Activision é agora uma das maiores third-parties de jogos eletrônicos do mundo e foi também a maior publicadora de jogos de 2007 nos Estados Unidos.[3] No dia 18 de Janeiro de 2008, a Activision anunciou que ela foi a maior publicadora dos Estados Unidos em 2007, segundo o NPD Group.[4]

No dia 2 de dezembro de 2007, foi anunciado que a Activision seria adquirida pela Vivendi, com a Vivendi contribuindo com a sua divisão de jogos e lucro, em troca de uma grande parte no novo grupo. A fusão realizou-se no dia 9 de julho de 2008, com a companhia recentemente formada conhecida como Activision Blizzard.[5] A Activision ainda existirá como uma subsidiária pertencente à Activision Blizzard, e ela ainda desenvolverá e publicará jogos como Call of Duty, e Guitar Hero, junto com um pouco dos possuídos pela Vivendi.

História[editar | editar código-fonte]

Entre as dezenas de lançamentos, destacam-se clássicos como River Raid, Enduro e Pitfall. Em meados dos anos 80 e início dos anos 90 produziu títulos para a SEGA. A partir de 1995, concentrou-se em jogos para PC, aproveitando a interatividade dos recursos multimídia disponíveis no então recém-lançado Windows 95. Desde a segunda metade dos anos 90, a Activision desenvolveu ou publicou títulos de grande sucesso, como Spider Man, Call Of Duty e a série de jogos Tony Hawk's e Guitar Hero.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

A Activision é a segunda third-party mais rica do ocidente, apenas atrás da EA. Seu jogo que recentemente está fazendo sucesso para computador e consoles é o Call of Duty: Black Ops 2, jogo de guerra, que bateu vários recordes tanto quanto em vendas, quanto em jogadores online simultaneamente. Atualmente, ela detem uma grande guerra contra a produtora Infinity Ward, no qual os criadores de Call of Duty 4 e Call of Duty: Modern Warfare 3 foram despedidos, e queriam os direitos autorais.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, os jogos produzidos são lançados e traduzidos (apenas a capa) pela EA. A empresa não os lança diretamente no país devido a alta demanda no comércio irregular (a pirataria) e também pelas altas taxas de impostos. Em consequência disso, a empresa tem de importar os seus produtos através de outras empresas ou importadoras. Talvez com a união da Activision e a Vivendi, os jogos poderão ser distribuidos pela própria Vivendi.

Referências

  1. Activision 2008 Annual Report (em inglês) Activision (13 de junho de 2008).
  2. Investor Relations (em inglês) Activision Blizzard. Visitado em 14 de junho de 2009.
  3. David Jenkins (24 de junho de 2007). Activision Beats EA As Top Third Party Publisher In U.S. (em inglês) Gamasutra. Visitado em 14 de junho de 2009.
  4. David Radd (18 de janeiro de 2008). NPD Results Crown Activision No. 1 (em inglês) GameDaily. Visitado em 14 de junho de 2009.
  5. Vivendi/Activision see games deal synergies 50-100 mln usd/yr in 2008 UPDATE (em inglês) Forbes.com (3 de dezembro de 2007). Visitado em 14 de junho de 2009. Cópia arquivada em 2009-03-08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]