Marco Cláudio Marcelo (sobrinho de Augusto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Marcelo como Hermes, obra de Cleômenes no Museu do Louvre

Marco Cláudio Marcelo (42 a.C.23 a.C.) foi sobrinho e genro de Augusto.

Era filho de Octávia a Menor, irmã de Octávio,[1] e de Caio Cláudio Marcelo, descendente do cônsul de 222 a.C. Marco Cláudio Marcelo. Desde muito jovem acompanhava o imperador nos atos públicos e foi designado o seu primeiro sucessor, diante de outros aspirantes, como Marco Vipsânio Agripa, Druso e os filhos de Agripa, Caio César e Lúcio César.

Em 25 a.C. [carece de fontes?] casou-se com Júlia, a Velha, a única filha de Octávio, que teve com a sua primeira mulher, Escribônia.[1] Elegido edil curul em 23 a.C., ofereceu uns grandiosos jogos públicos em Roma, mas pouco depois enfermou e não pôde recuperar-se. Talvez sofreu uma intoxicação ou um envenenamento. As suspeitas de ser um assassinato apontavam para Lívia Drusila, a segunda esposa de Octávio, que ambicionava a sucessão para a sua estirpe.

Imediatamente depois da sua morte, Agripa voltou da Ásia, onde estava agindo como legado de Augusto,[carece de fontes?] casou-se com a viúva Júlia,[1] e converteu-se numa espécie de associado do imperador e guardião da sucessão.

O teatro de Marcelo, edificado pelo seu tio, leva tal nome na sua honra.


Referências

  1. a b c Suetônio, Vida dos Doze Césares, Vida de Augusto 63.1 [em linha]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pierre Grimal, (coord.) (1980), Historia Universal Siglo XXI. Vol. 7, La formación del imperio romano. ISBN ISBN 84-323-0168-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Marco Cláudio Marcelo (sobrinho de Augusto)