Mary Jane Watson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mary Jane
Mary Jane Watson por Adam Hughes.jpg

Arte por Adam Hughes.
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Amazing Spider-Man #25 (1964).
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Nome completo Mary Jane Watson
Espécie Humana
Personagem de Homem-Aranha
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mary Jane Watson é uma personagem da HQ Homem-Aranha, da Marvel Comics. Filha mais nova de Philip Watson e Madeline Watson (separados), irmã de Gayle Watson e sobrinha de Anna Watson. Anna apresentou Mary Jane à vizinha e amiga May Parker, cujo sobrinho, Peter, é o Homem-Aranha. Mary Jane Parker é atriz, modelo e dançarina.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Mary Jane é retratada como uma moça moderna, de personalidade forte, e de aparência absolutamente estonteante, que desperta ao mesmo tempo atração e repúdia em Peter Parker, o Homem-Aranha. Ela é adepta a um comportamento “curtir a vida”, gosta de sair, se divertir e namorar, ainda que, declare várias vezes não desejar um relacionamento sério.

Por diversas vezes, Mary Jane usa de indiretas e jogos de sedução para com Peter, que acaba propondo casamento à moça por duas vezes, às quais ela recusa dizendo que seu sentimento para com o herói é somente de amizade. Ela inclusive só muda esta posição quando do envolvimento maior de Peter em sua vida pessoal e familiar, e o risco iminente que ele tivera face à morte.

O relacionamento entre os dois personagens é sempre bastante conturbado, tanto na vida pessoal de Peter, quanto em suas aventuras como o herói Homem-Aranha o que faz parte importante do estilo da série, que se propõe a trazer elementos “Novelísticos”, segundo o próprio Editor Chefe da Marvel Comics Joe Quesada.[1]

Há quem julgue Mary Jane como uma “Anti-Heroína”, já que ela foge dos padrões normais de uma "mocinha", e no contraponto, há quem considere que sua concepção pelos autores da série é de extrema genialidade, já que sua personalidade se mostra moderna até nos dias de hoje, quarenta e cinco anos após sua primeira aparição.

Demora na Aparição[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Mary Jane nos quadrinhos do Homem-Aranha aconteceu na edição de número 25 da série, porém, não foi revelado seu rosto, ou atributos físicos. Somente seis meses depois, na edição de número 42, finalmente o rosto e as feições da personagem seriam revelados. Um dos que contaram a razão da demora para a moça ser apresentada a Peter foi John Romita (senior), numa entrevista a alguns anos:

Desde que o romance entre Betty Brant (antiga secretária de JJ Jameson) se tornou inviável devido ao fato da moça culpar o Homem Aranha pela morte de um irmão, acontecimento que o herói não conseguiu explicar (na verdade o verdadeiro culpado foi o vilão Doutor Octopus), os artistas que elaboravam as histórias na época (Stan Lee e Steve Ditko) decidiram introduzir Mary Jane como o novo interesse romântico da série. Todavia, não houve consenso sobre a aparência da nova personagem: Lee a queria desenhada bonita enquanto Ditko, fiel a proposta de realismo das histórias, preferia que a moça fosse feia. A indefinição durou vários meses, fazendo com que nas histórias MJ aparecesse sempre com o rosto encoberto. Somente com a saída de Ditko e a sua substituição por Romita é que Lee enfim conseguiu impor sua vontade e a moça apareceu no traço magnífico do novo desenhista como uma belíssima ruiva. Ela é a atual namorada de Peter Parker.

Ironicamente, essa indecisão acabou por abrir espaço para outra personagem, a loura Gwen Stacy, que entrou em meio aos flertes de Peter com a sua vizinha MJ e, após varias brigas já na faculdade, passariam a namorar. Com a saída de Dikto, o novo roteirista Gerry Connway acabou por decidir pela morte da loura e reacender o velho romance de MJ, numa tenebrosa porém clássica história em que o vilão foi o Duende Verde. Sem as duas possíveis rivais pela frente, MJ enfim cumpriu seu destino e acabou se casando com o herói aracnídeo. O que aliás só foi possível efetuar o casamento quando os roteiristas dos anos 80 mudaram a personagem, transformando-a de uma adolescente inconsenquente para uma garota com problemas familiares, conforme foi mostrado posteriormente no filme Homem-Aranha (2002).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Nos filmes baseados na série MJ foi interpretada por Kirsten Dunst em Homem Aranha Homem Aranha 2 e Homem Aranha 3 . E na nova franquia The Amazing Spider-Man, foi confirmado que MJ será interpretada pela atriz Shailene Woodley porem suas cenas foram cortadas e agora boatos dizem que Sarah Gadon interpretará MJ.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.