Lagarto (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagarto
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Amazing Spider-Man v1 #6 (Nov. 1963)
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Características do personagem
Alter ego Dr. Curtis "Curt" Connors
Espécie Humano
Afiliações Sexteto Sinistro
Parceria Homem-Aranha (na sua forma humana)
Inimigos Homem-Aranha (como Lagarto)
Habilidades Força, agilidade, resistência e reflexos sobrehumanos;
Habilidade para controlar répteis;
Regeneração espontânea;
Garras, unhas e dentes afiados;
Escamas semelhantes aos de répteis
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Lagarto (Lizard em inglês) é um personagem das Histórias em Quadrinhos presente nas histórias do Homem-Aranha. A personalidade humana do monstro é o professor Curt Connors.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Dr. Curt Connors, reservista do Exército dos Estados Unidos da América, foi mandado para a Guerra do Vietnã, onde perdeu o braço direito. Inspirado na capacidade de regeneração dos répteis, ele tornou-se um cientista e dedicou-se a estudar uma fórmula química que o fizesse recuperar o membro perdido. A sua pesquisa conduziu-o a um soro de répteis, que ele injetou em si mesmo, porém com o efeito colateral de tê-lo transformado em uma criatura meio humana, meio réptil: o Lagarto. Além da capacidade de regenerar órgãos ou membros perdidos, o Lagarto tem uma força descomunal, várias vezes superior à média humana, além da rapidez e agilidade características dos répteis, fora a capacidade de escalada em superfícies rugosas. Ele também tem o poder de controlar todos os répteis perto de si, mas não costuma usá-lo com muita frequência.

O Lagarto deseja destruir todos os mamíferos da face da Terra. Para tanto constrói vários equipamentos e máquinas, mas sempre é detido pelo Homem-Aranha. O primeiro confronto entre os dois se deu nos pântanos da Flórida, quando o fotógrafo Peter Parker foi enviado aquele local para investigar as aparições de um monstro.[2] Depois o cientista mudou-se para Nova Iorque, passando a trabalhar no laboratório de pesquisas da Universidade Empire State, onde Peter Parker foi estudante.

O Homem-Aranha nutre um sentimento de compaixão, piedade e amizade pelo Dr. Connors, o que o leva a conter-se quando enfrenta o monstruoso alter-ego do cientista. Numa ótima história em duas partes, desenhada por John Buscema em 1969 (republicada no Brasil em A Teia do Aranha #9), o herói se viu numa situação em que tem que se defender, e ao mesmo tempo proteger, o vilão dos ataques do Tocha Humana (membro do Quarteto Fantástico e conhecido dos primeiros leitores do aracnídeo por nutrir com ele um misto de amizade e rivalidade adolescente das mais interessantes). A família do Dr. Connors (esposa Martha e filho Billy), também costuma ficar no fogo cruzado da luta entre os dois.

O Lagarto oscila entre uma mente irracional e o cérebro brilhante do Dr. Connors. Quando prevalece a mente agressiva do Lagarto, ele tenta se livrar da sua personalidade humana, e quando a razão do Dr. Connors se sobressai, ele tenta se livrar do Lagarto. Várias vezes ele e o Homem-Aranha pensaram ter conseguido uma cura, porém o Lagarto sempre acaba voltando.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Dylan Baker interpreta o Dr. Connors em Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3, sendo um coadjuvante - Connors é professor de Parker na faculdade, no terceiro filme investigando a Simbiose Negra. Assim como nos quadrinhos, não tem o braço direito. Nesta continuidade, Connors não se transforma em Lagarto.

Em O Espetacular Homem Aranha , Rhys Ifans interpreta o Dr. Curts Connors,é amigo de Richard Parker (pai de Peter, desaparecido), trabalha na Oscorp e se torna o Lagarto ao injetar um soro experimental em si mesmo. O Lagarto acerta o capitão Stacy no estomago e acaba tempo depois o matando.

Notas e Referências


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.