Museu da Franco-Maçonaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu da Franco-Maçonaria
musée de la franc-maçonnerie
Museu da Franco-Maçonaria
Tipo museu
Inauguração 1889 (135 anos)
Visitantes 18 006
Administração
Diretor(a) Pierre Mollier
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 48° 52' 29" N 2° 20' 35" E
Mapa
Localidade Hôtel du Grand Orient de France
Localização 9.º arrondissement de Paris - França

O Musée de la Franc-Maçonnerie (Museu da Franco-Maçonaria em Português) é um museu da Maçonaria localizado no 9º Distrito, no número 16, na Rua Cadet, Paris, França. É aberto diariamente, excepto aos domingos, e uma taxa de admissão é cobrado.

O museu foi criado em 1889 pelo Grande Oriente de França, como um gabinete de curiosidades no Hotel Cadet.

A Espada Maçonica de Lafayette, um dos símbolos da Maçonaria.

Foi saqueado na Ocupação Alemã na França durante a Segunda Guerra Mundial mas reabriu em 1973, e em 2000, tornou-se num museu oficial da França. Nesse mesmo ano, muitos de seus documentos históricos foram devolvidos a partir de Moscovo, onde haviam sido guardados pelo KGB, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Actualmente, o museu apresenta a história da Maçonaria francesa através de seus símbolos, notas, documentos e objetos. Ele contém cerca de 10.000 itens exibidos no espaço de exposição permanente (800 ), cerca de 23.000 volumes em seus arquivos (400 m²), e mais 400 m² dedicados a exposições temporárias. Entre os itens historicamente importantes em sua colecção, são eles o avental maçônico de Voltaire (1778), a espada maçônica de Lafayette, uma primeira edição de James Anderson, das Constituições dos Franco-Maçons (1723), gravuras satíricas de William Hogarth (1697-1764), uma estatueta de porcelana de Meißen (1740), entre muitos outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu da Franco-Maçonaria