O Gigante de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Iron Giant
O Gigante de Ferro (PT/BR)
Pôster promocional.
 Estados Unidos
1999 • cor • 86 min 
Direção Brad Bird
Produção Pete Townshend
Des McAnuff
Allison Abbate
John Walker
Roteiro Tim McCanlies
Baseado em Ted Hughes
Elenco Jennifer Aniston
Harry Connick, Jr.
Vin Diesel
Eli Marienthal
Christopher McDonald
John Mahoney
Gênero Ficção Científica Drama
Idioma inglês
Música Michael Kamen
Cinematografia Steven Wilzbach
Edição Darren T. Holmes
Estúdio Warner Bros. Animation
Distribuição Warner Bros.
Lançamento 6 de agosto de 1999
Orçamento US$ 70 milhões
Receita US$ 103 milhões
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Iron Giant (br/pt: O Gigante de Ferro) é um filme de animação de 1999, baseado no romance The Iron Man de Ted Hughes. O filme foi dirigido por Brad Bird, estrelando as vozes de Jennifer Aniston, Harry Connick, Jr., Vin Diesel, Eli Marienthal, Christopher McDonald e John Mahoney. O filme conta a história de um solitário garoto chamado Hogarth que foi criado por sua mãe viúva, descobrindo um gigante de aço que veio do espaço. Hogarth, com a ajuda de um beatnik chamado Dean, tem de impedir que o Exército dos Estados Unidos e um agente federal encontre e destrua o Gigante. The Iron Giant se passa durante o pico da Guerra Fria, 1957.

As fases de desenvolvimento começaram em 1994, apesar do projeto finalmente começar a progredir quando Bird assumiu a direção, contratando Tom McCanlies para escrever o roteiro em 1996. O roteiro foi aprovado por Hughes, e a produção enfrentou uma série de dificuldades (com Bird até pedindo a ajuda de estudantes da CalArts). Após seu lançamento no verão de 1999, The Iron Giant foi aclamado pela crítica. Foi indicado a vários prêmios, mais notavelmente o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática e o Nebula Award.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Nos anos 50, um garoto de Maine, Hogarth Hughes é filho de Annie Hughes, uma mãe solteira que trabalha numa lanchonete onde ela e seu filho passam a maior parte do tempo. Ela tem pouco tempo para se dedicar a Hogarth, então se mostra um tanto preocupada com ele, já que este parece não possuir amigos e se sente sozinho e triste, até que em uma de suas aventuras, acaba fazendo amizade com um robô gigante desconhecido, mas o que ele não imaginava, era que esse robo é de um outro planeta.

Até um tempo, sua mãe não toma conhecimento dessa descoberta. O único que conhece bem o robô e entende a situação é Dean McCoppin, um charmoso rapaz que é dono de uma espécie de depósito de reciclagem, que Hogarth conhecera certo dia na lanchonete e com quem também fez amizade. Logo, Annie se dá conta da existência do robô e da amizade dele com seu filho, e tenta alertar as autoridades a investigar o caso. o General Rogard é quem fica a par da situação, e com ele também trabalha Kent Mansley, um arrogante detetive que nutre certo interesse romântico por Annie, e para se aproximar dela, e ao mesmo tempo adquirir informações sobre o gigante de ferro (já que tem a obsessão em destruir este), tenta impor autoridade sobre o menino Hogarth. Agora, cabe a este e a Dean, defender seu amigo e provar que ele tem bom coração e pode acima de tudo, ser um grande herói.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]