Portal:Transporte/Artigo bom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigos bons


Yamato e o Musashi em Truk, 1943.

A Classe Yamato (大和型戦艦 Yamato-gata senkan?) eram navios de guerra da Marinha Imperial do Japão construídos e operados durante a Segunda Guerra Mundial. Pesando 73000 toneladas, os navios dessa classe eram os maiores, mais pesados e armados já construídos. A classe carregava a maior artilharia naval já equipada em um navio de batalha, nove canhões navais 40cm/45 Type 94 de 460mm, cada um capaz de atirar 1360kg de projéteis a mais de 42 km. Dois couraçados da classe, Yamato e Musashi, foram construídos e concluídos, enquanto um terceiro, Shinano, foi convertido em um porta-aviões durante sua construção.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter



Mapa das linhas e estações (em construção e em estudo) do Sistema Metroviário de Salvador e Linha de Freitas.

O Metrô de Salvador é um sistema de transporte metroviário que opera nos municípios brasileiros de Salvador e Lauro de Freitas, estado da Bahia. A operação é de responsabilidade da concessionária CCR Metrô Bahia, sociedade de propósito específico formada entre o Governo do Estado da Bahia e Grupo CCR que foi o vencedor a licitação. A fiscalização do serviço é de competência da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), empresa governamental estadual. A inauguração do sistema ocorreu em 11 de junho de 2014, em fase de testes. Já a operação comercial iniciou-se em 2 de janeiro de 2016 com a cobrança da tarifa; esta ficou fixada no mesmo valor vigente no sistema de transporte por ônibus da capital baiana (STCO) naquela data, 3,60 reais e sendo realizados reajustes anuais de acordo com questões contratuais. Atualmente, o sistema já está com todas as suas estações do projeto-base da CCR concluídas, entre as estações Lapa e Pirajá, da linha 1, ao longo de 12 quilômetros e oito estações e na Linha 2, entre as estações Acesso Norte e Aeroporto, ao longo de aproximadamente 19 km e 12 estações, além de um ônibus do tipo shuttle, que faz ligação direta entre a Estação Aeroporto e o Terminal de Passageiros Aeroportuário. O sistema funciona durante todos os dias das 5h à meia-noite. A integração tarifária com o STCO e ônibus metropolitanos permite trajetos do tipo ônibus–metrô, metrô–ônibus ou ônibus–metrô–ônibus.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter



Roald Amundsen

Roald Engelbregt Gravning Amundsen (Borge, 16 de julho de 1872Ártico, perto da Ilha do Urso, 18 de junho de 1928) foi um explorador norueguês das regiões polares, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul a 14 de dezembro de 1911 utilizando trenós puxados por cães.

Amundsen nasceu em uma família de proprietários de navio e capitães. Inspirado na leitura das aventuras do explorador inglês John Franklin, que provou a existência da passagem Noroeste, ele se decidiu por uma vida de exploração ao desconhecido. Com 16 anos Amundsen estudava as regiões polares, tendo como referência a travessia da Groenlândia por Fridtjof Nansen. Embora tivesse frequentado o curso de Medicina, Amundsen decidiu seguir uma vida ligada ao mar e à exploração. Em 1897, com 25 anos, fez parte da tripulação do Belgica, como primeiro oficial, na Expedição Antártica Belga, de Adrien de Gerlache. Anos mais tarde, em 1903, parte para uma expedição que iria atravessar a passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, na região norte do Canadá, a bordo do Gjøa.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter



Rota da via Egnácia.

Via Egnácia (em grego: Ἐγνατία Ὁδός; romaniz.:Egnatía Odós; em albanês: Rruga Egnatia; em macedônio/macedónio: Виа Игнација) foi uma estrada construída pelos romanos por volta do século II a.C., na península Balcânica. Atravessava as províncias romanas do Ilírico, Macedônia e Trácia, territórios que hoje fazem parte dos estados contemporâneos da Albânia, Macedônia, Grécia e Turquia europeia. A partir de Dirráquio (atual Durrës), no mar Adriático, a estrada seguia um caminho difícil ao longo do rio Genuso (Shkumbin), acompanhando as montanhas Candávias (Jablanica), e daí para as terras altas ao redor do lago de Ócrida. Em seguida, virava para o sul, atravessando grandes montanhas até chegar ao litoral norte do mar Egeu em Salonica. De lá, percorria a Trácia até Bizâncio (depois Constantinopla, hoje Istambul), cobrindo uma distância total de cerca de 1 120 quilômetros (746 milhas romanas).

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter