Punk blues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Punk Blues
Origens estilísticas Protopunk
Punk rock
Blues
Blues-rock
Rock de garagem
Punk de garagem
Contexto cultural anos 1980 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos guitarra
baixo
bateria
vocal
Órgão Hammond
harmônica
Piano
Teclado
Formas derivadas Heavy metal - Hard rock - Boogie rock
Gêneros de fusão
Cowpunk
Formas regionais
Inglaterra
Estados Unidos

Punk blues (ou blues punk) se refere a um género de fusão musical do punk rock e o blues.[1] Os Musicos e bandas do Punk blues geralmente incorporam elementos dos estilos,[2] como protopunk e o Blues-rock. Suas origens estão fortemente ligadas ao som do Rock de garagem dos anos 1960 e 1970.

Punk blues em geral tende a ser um gênero de música underground em termos musicais, e é muito desconhecido no mundo da música, ou confundido com outros gêneros pela sua semelhança as suas origens musicais. Punk blues pode ser dito, que favorece a comum crueza, simplicidade e emoção dividida entre o punk-rock e o blues-rock[3] sobre a política e o modo de vida prevalece a sub-cultura do punk que, por sua vez, é um estilo muito mais agressivo.

Chet Weise, cantor/guitarrista do The Immortal Lee County Killers começou com o "Punk e o blues são ambos honestamente reações à vida. É o blues, é o nosso blues. É apenas um pouco mais agressivo e rápido."[4]

Origens[editar | editar código-fonte]

Antes do começo do movimento punk no final dos anos 1970, muitos dos precursores como MC5, The Stooges, The Who, The Sonics, Captain Beefheart, New York Dolls e Jayne County mostraram uma fascinação pelo Blues Americano. Allmusic afirma que blues punk baseia-se na influência do som do "rock de garagem da década de 1960, o grito primal do início de Captain Beefheart e, especialmente, no som cru e desesperado da banda Gun Club - Fire of Love LP de 1981.[1] Ainda de acordo com Allmusic.com, "blues punk … veio realmente à vida no início dos anos 1990 com bandas como o seminal Jon Spencer Blues Explosion, The Oblivians, The Gories e os Gibson Brothers… continuou em 2000 com ainda mais visibilidade graças ao popularidade do The White Stripes." nome ref ."[1] John Doe da banda punk de LA X afirma que o líder Jeffrey Lee Pierce e o frontman do The Gun Club inventou um estilo completamente novo de música, misturando punk e blues.[5]

Principais Bandas[editar | editar código-fonte]

Bandas relacionadas[editar | editar código-fonte]

Começando com o seu álbum de 1988 Prison Bound, a banda punk Social Distortion, começou a incorporar rockabilly, country blues e outras influências em suas músicas. Em Detroit, o rock de garagem que deu origem a bandas como The White Stripes continua a prosperar com músicos de blues punk e bandas que podem ser amarradas no estilo, como o The Detroit Cobras, Geraldine, Mystery Girls, The Sound Reigning, Soledad Brothers, The Von Bondies e inúmeros outros. Em Boston Mr. Airplane Man[6] e a banda de Ohio Pearlene e muitas outras bandas notáveis que tocam neste estilo.

Bandas de indie rock como The Gossip, The Kills[7] , Deadboy & the Elephantmen,[8] e Big John Bates foram associados pelas midias como um punk/blues.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências