São José (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o clube esportivo da zona norte de Porto Alegre, veja Esporte Clube São José.
São José
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 212 hectares
População total 28,957 moradores (2 000)
13,878 homens
15,079 mulheres hab.
Densidade 137 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 0,9% (de 1991 a 2000)
Domicílios 8.156
Rendimento médio mensal 3,60 salários mínimos

São José é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

O bairro São José tem sua origem no antigo arraial de São José, loteamento implementado em 1875 por José Inácio Barcelos, que organizou uma ampla divulgação de seus terrenos para melhor comercializá-los. No local foi construída uma capela em homenagem a São José, cuja primeira missa foi realizada no dia 11 de abril de 1880. Além deste loteamento, se desenvolveu no bairro um núcleo populacional sem uma maior ordenação, o Morro da Cruz, conhecido antigamente como Chácara José Murialdo. Neste local instalaram-se pessoas de vários pontos do estado, como São Francisco de Paula, Bagé, Butiá, e também do estado vizinho de Santa Catarina.

Nos anos 80, 35% da população do bairro ainda não possuía água encanada e serviço de coleta de lixo, e 20% da população era analfabeta.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a igreja de São José é responsável pela procissão da paixão de Cristo, tradição que atrai anualmente milhares de pessoas[2][3].

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Rua Dona Firmina, da esquina da Avenida Bento Gonçalves até a junção com a Rua 26 de Dezembro; desta, por uma linha reta, seca e imaginária, até encontrar a Rua Ângelo Barcelos, junto ao Arroio do Moinho e ao longo deste curso de água, sempre em direção norte-sul até encontrar a Rua Aquidaben; desta até a Rua São Guilherme; desta até a Avenida Bento Gonçalves, em direção centro, até encontrar a Rua Dona Firmina.

Seus bairros vizinhos são: Partenon, Coronel Aparício Borges, Vila João Pessoa e Agronomia.

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FONSECA, Cláudia. Um morro porto-alegrense. In: BISSON, Carlos Augusto (org). Sobre Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 1993.
  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2ª edição. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
  • SANHUDO, Ary Veiga. Porto Alegre: Crônicas da minha cidade. Porto Alegre: Editora Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1975.
  • Dados do censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]