Guarujá (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarujá
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 126 hectares
População total 2,589 hab (2 000)
1,212 homens
1,377 mulheres hab.
Densidade 20 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 2,2% (de 1991 a 2000)
Domicílios 746
Rendimento médio mensal 12,62 salários mínimos

Guarujá é um bairro da zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Guarujá nasceu com o lançamento do loteamento do "Balneário Guarujá" em 1938, pela empresa "Balneário Guarujá Ltda.". Além de prever uma área de parque para as margens do Guaíba, a subdivisão das terras colocou os lotes inseridos em meio a ruas sinuosas e avenidas duplas, tais como a Avenida Araranguá e a Guarujá, em cujo canteiro central corre o arroio homônimo.

Avenida Guarujá. Ao fundo, a Igreja Santa Rita de Cássia.

A história do bairro está intimamente ligada à Igreja Santa Rita de Cássia, cuja construção, finalizada em 1952, foi muito incentivada em especial pelo capitão de reserva Herculano Azambuja, um dos primeiros moradores do Guarujá. Juntamente com a paróquia, veio a anual Festa de Santa Rita, que mobiliza a comunidade desde 1968, nos domingos que antecedem o dia 22 de maio. Desde 2004, tal festa consta no Calendário de Eventos Oficiais de Porto Alegre.[1]

Em 2 de dezembro de 2001, inaugurou-se a Praça Zeno Simon, uma área verde de 30 mil à beira do Guaíba, que contém quadras esportivas, pistas para bicicletas e churrasqueiras cobertas. Ela foi nomeada em homenagem ao engenheiro e ambientalista Zeno Simon (falecido em 1996), que trabalhou para a Corsan e atuou na AGAPAN.[2] Em 2014, a praça recebeu melhorias em seus equipamentos como parte de uma contrapartida de uma construtora.[3]

Arroio Guarujá[editar | editar código-fonte]

No bairro corre Arroio Guarujá, que forma uma das vinte e sete bacias hidrográficas de Porto Alegre. O arroio teve grande parte de sua extensão canalizada, inclusive sua foz na área da Praça Zeno Simon. Em abril de 2010, o DEP retirou cerca de 414 toneladas de material de suas águas, entre areia, entulho e vegetação.[4]

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Casa de Antonio Amabile (1951).

Assim como muitos dos bairros da Zona Sul, o Guarujá, com a abertura de vias ligando o bairro ao Centro, passou progressivamente de local de veraneio para zona residencial. Além disso, as más condições de balneabilidade do Guaíba, devido a sua poluição, fizeram com que as alternativas de lazer da população se restringissem às áreas verdes do bairro, urbanizadas durante as obras para uma melhor drenagem.

A deficiência do comércio, outro problema do bairro, obriga seus moradores a recorrerem a serviços como o bancário em bairros vizinhos. Em 2003, construiu-se um posto de saúde no Guarujá.[5]

Apesar de ter em seu princípio uma arquitetura baseada em chalés de madeira para veraneio, desde 1952 existe no bairro uma casa com formas chinesas, construída pelo radialista e compositor Antônio Francisco Amábile (1906-1953)[6], o conhecido Piratini, fundador da Casa do Artista Rio Grandense[7].

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Prof.ª Ângela Locatelli
  • Praça Jaci
  • Praça Zeno Simon
Educação
  • Escola Estadual Ensino Fundamental Professores Langendonck[8]
Outros
  • CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
  • CTG Roda de Chimarrão;
  • Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia[9]
  • Sede Campestre da FUSERGS (Fundação dos Servidores do SESI no Rio Grande do Sul)[10]

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Avenida Guaíba, da Rua Murá até encontrar a embocadura da Estrada do Matadouro; seguindo por esta em direção oeste/leste até encontrar a Estrada da Serraria; desta, até encontrar a Rua Murá; desta, até encontrar a Avenida Guaíba, junto à margem do rio.

Referências

Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.