Cristo Redentor (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristo Redentor
—  Bairro do Brasil  —
Cristo redentor porto alegre.JPG
Município Porto Alegre
Área
 - Total 148 hectares
População
 - Total 16,103 hab (2 000)
7,218 homens
8,885 mulheres
    • Densidade 109 hab/ha/km2 
Taxa de crescimento (+) 0,7% (de 1991 a 2000)
Domicílios 5.956
Rendimento médio mensal 10,61 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Cristo Redentor é um bairro localizado na zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico1 [editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes da área foram colonos italianos vindo de Caxias do Sul, entre eles Giacomo Bernardi, que adquiriu 300 mil metros quadrados de terras, onde foi instalada a Fazenda Moderna, local onde hoje se situa o bairro. Dedicavam-se à instalação de tambos de leite e ao cultivo de hortifrutigranjeiros. Em 1929, os terrenos de Eugênio Rubbo e Francisco Zanenga foram loteados pela empresa Irmãos Bernardi e Cia.

Na década de 1930, começaram a desaparecer os tambos de leite e teve início o loteamento das vilas IAPI e Jardim Lindoia. A primeira escola do bairro foi a Escola Estadual Dom Diogo de Sousa, fundada em 1939.

Na década de 1940, o bairro tomou uma configuração industrial, com a instalação das empresas Wallig, Renner e Mattarazzo.

Com o crescimento econômico da cidade, o Cristo Redentor passou a receber moradores de outros bairros, bem como do interior do estado.

A história e o nome do bairro estão ligados à criação da Igreja Cristo Redentor, em 1933, onde havia a imagem de Cristo Redentor com os braços abertos, e que coincidiu com a inauguração da estátua do Corcovado. Por esta razão, o bairro também foi batizado com mesmo nome.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o bairro Cristo Redentor constitui um núcleo comercial e de serviços ativo e diversificado, independente do centro de Porto Alegre. Serve de centro de atendimento, sobretudo hospitalar, pois em sua área localizam-se o Hospital Conceição2 3 e Hospital Cristo Redentor4 5 . Conta, também, com uma ampla rede de ensino fundamental, médio e superior.

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Da Rua Antônio Joaquim Mesquita, da esquina da Avenida Assis Brasil, e em toda a sua extensão e seu prolongamento, até encontrar a Rua Sapé; desta e seu prolongamento até encontrar a Rua Alberto Silva; desta, até a Avenida Assis Brasil; desta, até a Rua Aliança; segue pela Rua Montreal e Rua Paulo Bento Lobato até encontrar a Rua Jaú; desta, segue pela Rua Visconde de Ouro Preto até a Rua Edmundo Bastian; desta, até a Rua Comendador Duval; desta, até a Rua Fernando Abott; desta, até a Rua Ennes Bandeira; desta, até a Avenida Assis Brasil esquina com a Rua Joaquim Mesquita.

Seus bairros vizinhos são: Passo d'Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Lindoia, Vila Ipiranga e Jardim Itu-Sabará.

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Arco Verde
  • Praça Cristo Redentor
Educação
Saúde

Três hospitais do Grupo Hospitalar Conceição:

Outros

Referências

Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]