Salústio (filósofo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salústio
Nacionalidade Império Romano
Ocupação Filósofo

Salústio (em grego antigo: Σαλούστιος) foi um escritor do século IV, amigo do imperador romano Juliano (r. 361–363). Escreveu um tratado Sobre os Deuses do Cosmos, uma espécie de catecismo helenista do século IV. O trabalho de Salústio deve muito ao de Jâmblico, que sintetizou o platonismo, o pitagorismo, a Teurgia e também os próprios escritos filosóficos de Juliano.[1] O tratado é bastante conciso e geralmente, livre da teorização metafísica longa dos textos neoplatônicos mais detalhados. Seu objetivo é, em parte, "aparar as investidas polêmicas cristãs " em face o Cristianismo crescente".[2]

A identidade exata de Salústio é uma questão incerta. Por alguns, ele é identificado como Flávio Salústio (um nativo da Espanha, prefeito pretoriano da Gália a partir de 361 até 363 e cônsul a partir de 363),[3] [4] por outros como Salúcio (morto após 367,[5] um nativo da Gália um prefeito pretoriano do Oriente em 361).

Referências

  1. Nock 1926, p. XCVII
  2. Nock 1926, p. CII
  3. Sallustius Page (em inglês). Página visitada em 20-12-2013.
  4. Jona Lendering. Julianus Apostata (em inglês). Página visitada em 20-12-2013.
  5. Bunson, Matthew. Saturninus Secundus, Salutius [ligação inativa] (em inglês). Encyclopedia Of The Roman Empire. Cópia arquivada em 23 de janeiro de 2008.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource-logo.svg Sallust On the Gods and the World no Wikisource em inglês.