Torcida Jovem do Botafogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Bandeirão da Jovem em 2008.
Mesmo diminuta, a TJB segue presente nas partidas do Botafogo em 2008.

A Torcida Jovem do Botafogo, popularmente conhecida como TJB, é uma torcida organizada ligada ao clube de futebol brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas. Fundada em 9 de setembro de 1969,[1] o Grêmio Recreativo Torcida Jovem do Botafogo é a mais antiga torcida organizada do Botafogo e uma das mais antigas do Brasil.[2]

É uma das principais torcidas organizada do clube, mas teve sua atuação diminuída em 2001, quando alguns de seus membros saíram e criaram a Fúria Jovem do Botafogo. Em 2003 a Botachopp e em 2006, ex-integrantes ainda criaram a torcida Loucos pelo Botafogo(22).

Saiu da arquibancada verde e atualmente localiza-se na arquibancada amarela do Maracanã. No Engenhão, fixou-se na Ala Oeste.

A divisão da torcida é feita por esquadrões. Seu símbolo é representado pelos dois braços cruzados em formato de "_`X´_" com a mão fechada e, somente o dedo médio de cada mão levantado (formando um gesto obsceno).

História[editar | editar código-fonte]

Em meados dos anos 60, a torcida do Botafogo não parava de crescer a aglomeração em volta da TOB era muito grande. Eram muitas bandeiras e uma multidão festiva que queria ficar sempre perto do líder, num verdadeiro sufoco. Nessa época, o pessoal da rua Miguel Lemos, Copacabana, teve a idéia de formar uma nova facção, o PODER JOVEM DO BOTAFOGO, que permaneceu com este nome por apenas três jogos para, depois, chamar-se, definitivamente, TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO, em 9 de Setembro de 1969.A nova torcida se estabeleceu nas arquibancadas atrás do gol, uma tradição que permanece até hoje.Os fundadores da T.J.B foram: Jorge Mau-mau, Jorge Wellington, George Cachaça, Leno, Jacques, Bené, Geraldo, Hamilton, Nilton, Antônio Carlos, Caio, Zé Carlos e Renatinho,Waldir, Grilo, Paulinho Careca (Bateria) entre outros. A Torcida Jovem se manteve assim até dezembro de 1976. Em janeiro do ano seguinte, a TJB absorveu a UNIFOGO, comandada por Fernando Mesquita, e fundou-se a JOVEM-UNIFOGO, que durou até 1980. Nas decádas de 80 e 90 era a maior e a mais temida torcida Jovem do Brasil tendo como destaque a sua 1ª eleição para Presidente realizada na Torcida em 1989, na qual disputaram Egas Muniz (Baloeiro) que venceu a Oposição de um grande Guerreiro, "Claudio Orelha" 378 votos contra 25. Egas Muniz (Baloeiro) permaneceu a frente da torcida por 2 anos, período este que foram dedicados a festa da torcida nas arquibancadas por onde a TJB passou. Nos anos 2000 até os dias de hoje a T.J.B já passou por altos e baixos,depois que Roberto Alves assumiu a torcida e passou a se envolver 90% em confusões, por este motivo chegou a quase ser extinta no período de 2001 até 2005 pelo surgimento da Fúria Jovem do Botafogo. No ano de 2006 o Botafogo sagrou-se Campeão Carioca e a T.J.B estendeu uma bandeira enorme no Relógio da Central do Rio de Janeiro. Em 2007 a T.J.B começou a reaparecer no cenário nacional e internacional fazendo caravanas para todo o Brasil e para a Argentina, assim aumentando o número de componentes. O ano de 2008 foi um ano importante para a Torcida Jovem do Botafogo, com a volta de alguns esquadrões como Juiz de Fora, Petrópolis, São Paulo e Brasília. Nesse mesmo ano a T.J.B comemorou 39 anos de existência. Em 2009 mais um feito importante, a volta de integrantes antigos e do famoso Esquadrão Baixada.

Aliadas[editar | editar código-fonte]

Amigas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página