Estádio Caio Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Caio Martins
Nomes
Nome Estádio Mestre Ziza
Antigos nomes Estádio Caio Martins
Características
Local Niterói, RJ, Brasil
Gramado Grama natural ()
Capacidade 12 000 pessoas[1]
Construção
Data 1941
Inauguração
Data 20 de Julho
Recordes
Jogo inaugural Vasco 3 x 1 Canto do Rio
Primeiro gol Armandinho (de cabeça) (Vasco da Gama)
Outras informações
Proprietário SUDERJ
Administrador Canto do Rio Football Club
Mandante Botafogo

O Estádio Caio Martins ou Estádio Mestre Ziza é um estádio de futebol brasileiro pertencente ao governo do estado do Rio de Janeiro localizado em Niterói. Entretanto, o estádio encontra-se sob concessão ao Botafogo de Futebol e Regatas, que fez seu primeiro jogo lá como mandante contra o Madureira E.C., em 20 de setembro de 1981, partida encerrada em 0 a 0. O estádio faz parte do Complexo Esportivo Caio Martins, que possui ginásios para vários esportes.

O estádio foi construído em 1941 pois o governador do Rio de Janeiro Ernani do Amaral Peixoto desejava jogos do Campeonato Carioca em Niterói. Sua inauguração foi em 20 de julho do mesmo ano. Na primeira partida, o CR Vasco da Gama venceu por 3 a 1 o Canto do Rio FC.

Seu nome original, Caio Martins, homenagea o escoteiro Caio Vianna Martins, que ficou conhecido por, com quinze anos de idade, após um grave acidente ferroviário, em Minas Gerais, envolvendo vários mortos e feridos, ter recusado ajuda médica e aconselhado o socorro de outras vítimas. Sua frase: Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um escoteiro caminha com as próprias pernas, foi determinante para seu óbito. Saiu caminhando e desfaleceu quando chegou em Barbacena. Morreu horas mais tarde, em consequência de uma intensa hemorragia interna.

No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado, Zizinho, era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins.

O estádio sofrera, no início de 2003, uma grande reforma. Chegou a ter capacidade para 15 000 pessoas, divididas entre arquibancadas de concreto e tubulares, cadeiras vips e camarotes. Foi apelidado de "Caldeirão" pela torcida. As arquibancadas do caldeirão também foram reformuladas. Após a obra, uma das arquibancadas foi transformada em cadeira vip e mais duas arquibancadas tubulares foram acrescentadas para comportar mais torcedores. Além disso, um dos mais modernos painéis eletrônicos do estado do Rio de Janeiro fora instalado no estádio.

Entretanto, em 2005, as obras foram desfeitas pois a diretoria do clube acreditava que o clube estava "apequenando-se" ao jogar num estádio acanhado. A última partida oficial do Botafogo nesse estádio ocorreu em 12 de dezembro de 2004, válida pelo Campeonato Brasileiro, onde perdeu para o Corinthians por 2 a 1. Hoje, o local recebe escolinhas e alguns jogos das categorias de base do clube, além de ser um dos locais alternativos de treinamento da equipe profissional. Atualmente, sua capacidade é de 12 000 pessoas.

Apesar da concessão ser válida até o ano de 2027, o clube acertou com o Governo do Estado a devolução do espaço em troca do terreno de Marechal Hermes onde treina parte das categorias de base.[1][2]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas