Campeonato Fluminense de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Campeonato Fluminense de Futebol foi a competição de clubes do Estado do Rio de Janeiro, iniciado no período em que ainda não havia ocorrido a fusão deste com o Estado da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro).

Até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Naquele ano, com a inauguração de Brasília (a nova capital federal), a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do novo estado da Guanabara.

Apenas em 1975, os estados foram fundidos formando o atual estado do Rio de Janeiro. As entidades desportivas de ambos, no entanto, só se fundiram em 1978. Vale ressaltar que o atual Campeonato Carioca de futebol deveria mais propriamente ser chamado de Campeonato Fluminense de Futebol.

A fundação da LSF e os primeiros campeonatos fluminenses[editar | editar código-fonte]

A primeira entidade de futebol estadual do Rio de Janeiro foi a Liga Sportiva Fluminense, fundada em 1915 na capital Niterói. Em 1918 a LSF torna-se a representante oficial do estado do Rio perante a então Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, vencendo a disputa com a rival Associação Fluminense de Desportos Terrestre - AFDT, e passa a montar as seleções fluminenses para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções. No mesmo ano em que se torna a entidade oficial do estado, a AFDT é extinta e a LSF filia as ligas de Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo, junto com Niterói, as então maiores forças do estado.

No entanto, a LSF sofreu com a falta de reconhecimento de seu campeonato, disputado quase que exclusivamente por clubes da então capital estadual (as exceções foram alguns clubes de São Gonçalo e Petrópolis). As dificuldades com transportes, aliados à exigência da LSF de que todos os jogos fossem realizados na capital afastaram os times do interior do campeonato, e a competição estadual da LSF é tratada em várias fontes como sendo um campeonato de Niterói.

Outro problema enfrentado era que a entidade estadual também organizava diretamente as seleções de Niterói nos amistosos intermunicipais com as seleções dos demais municípios, gerando antipatia no interior do estado, e utilizava preferencialmente jogadores niteroienses para formar a seleção estadual que disputava o campeonato brasileiro.

Essa série de fatores, enxergados como favorecimento ao futebol da capital, causaria um crescente desagrado entre os filiados da LSF, e que resultaria na fundação de uma nova entidade em 1925.

Os campeões de 1915 a 1924: