Artsul Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artsul
Nome Artsul Futebol Clube
Alcunhas Tricolor da Dutra
Torcedor(a)/Adepto(a) Tricolor
Mascote Águia
Principal rival Nova Iguaçu
Fundação 19 de junho de 2001 (22 anos)
Estádio Nivaldo Pereira
Capacidade 2 184[1]
Localização Nova Iguaçu, Brasil
Presidente Nivaldo Pereira[2]
Treinador(a) Emanoel Sacramento
Patrocinador(a) Skafe Cosméticos
Material (d)esportivo Icone Sports
Competição Campeonato Carioca - Série A2
Website artsulfc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Artsul Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 19 de junho de 2001.[3] Em 2023, o Artsul disputou o Campeonato Carioca Série A2.

História[editar | editar código-fonte]

Equipe vice-campeã Estadual de Juniores da Série B em 2009.

Clube-empresa formado em 19 de junho de 2001, possui um moderno centro de treinamento localizado na Baixada Fluminense, às margens da Rodovia Presidente Dutra, junto à concreteira Artsul. Sua sede fica no Bairro de Austin. Suas cores são azul, verde e branco. É presidido por Nivaldo Pereira, empresário da Indústria da Construção Civil, que dá nome à praça de esportes da agremiação.

Revelou o jogador Alemão, que jogou o Campeonato Brasileiro de 2004 pelo Coritiba e que faleceu em acidente automobilístico em 2007. Também revelou o jogador Geovane Maranhão que posteriormente atuou pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Estréia em 2002 na Terceira Divisão de Profissionais sagrando-se vice-campeão. No ano seguinte se licencia das competições. Volta em 2004 na Terceira Divisão chegando à semi-final.

Em 2005 acaba eliminado na primeira fase do certame. Contudo, em 2006 é convidado a jogar a Segunda Divisão conseguindo um inédito quarto lugar que porém não lhe garante a promoção à Primeira.

Em 2007, a campanha é apenas regular, mas o clube consegue garantir sua permanência na Segunda Divisão.

Em 2008, o Artsul se licencia e fica fora das competições profissionais.

Em 2009, retorna para as competições de âmbito profissional. Sagra-se vice-campeão estadual da Segunda Divisão de Juniores, ao ser derrotado na final pelo Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube por 2 a 0, no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin.

Em 30 de Agosto de 2010 , Sua primeira Escolinha de Futebol foi criada , contando com uma boa grama sintetica com um bom espaço para formação de jogadores ( 5 a 15 anos ) quando completam 15 anos são chamados para integrar o time sub 16 .

No Comando de sua Escolinha o presidente Nivaldo Pereira convocou Luiz Antonio Amorim Peixoto como Coordenador Técnico . E em 2015 foi Eleita a Melhor Escolinha de Futebol da Região Iguaçuana . Em 2016 Sagrou-se CAMPEÃ da Taça Cidade de Nova Iguaçu em sua primeira participação nessa Competição e fazendo também o Artilheiro da Competição ( André Luiz Cardoso Peixoto ) .

Seu núcleo fica na Rua Regina Cléa , no Bairro Rodilândia , próximo ao Colégio Estadual São Judas Tadeu.

Em 2015 o Artsul consegue seu primeiro acesso para a Série B do Carioca de 2016, após a vitória sobre o Heliópolis em casa no Estádio Nivaldo Pereira, pelo placar de 2 a 0.

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
1° Turno - Carioca Série B1 1 2015

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Municipais[editar | editar código-fonte]

Juniores[editar | editar código-fonte]

  • Vice-Campeão Estadual da Segunda Divisão: 2010

Juvenil[editar | editar código-fonte]

  • Campeão da Taça Rio: 2012

Juniores[editar | editar código-fonte]

  • Campeão da copa das Nações Danone : 2013

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CBF. «Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF) 
  2. Agência Spotlight. «Empresário preso na Lava Jato por negócios com organização criminosa de Cabral tem time de futebol no Rio de Janeiro» 
  3. VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro Seu maior artilheiro entre todas as categorias trata-se do lateral esquerdo Aurélio Ricardo com 138 gols em 142 partidas disputadas. Rio de Janeiro: Editora Cátedra