Tufo vulcânico
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
Tufo é designação comum dada a um vasto conjunto de rochas caracterizadas pela sua baixa densidade, reduzida consistência intergranular que se traduz na presença de grãos (ou partículas de qualquer natureza) facilmente desagregáveis.
Tipos de tufo
[editar | editar código-fonte]Os tufos podem ser de dois tipos: tufo calcário e tufo vulcânico.
Tufo calcário
[editar | editar código-fonte]O tufo calcário é uma rocha esbranquiçada originada a partir de sedimentos em água doce ou água subterrânea percolante, cujo depósito de carbonato de cálcio incorpora plantas e conchas ao longo do tempo. O travertino é um tipo mais compacto do tufo calcário.
Tufo vulcânico
[editar | editar código-fonte]Os tufos vulcanicos são rochas piroclásticas originadas da consolidação de detritos vulcânicos. Seus componentes possuem diâmetro inferior a 4 mm. A maioria possui de 0,062 a 2 mm. Quanto à composição dos fragmentos, podem ser de três tipos:
- Tufo vulcânico cristalino — O tufo vulcânico cristalino possui em sua composição mais de 75% de cristais vulcânicos e fragmentos de cristais ejetados.
- Tufo vulcânico lítico — No tufo vulcânico lítico predominam fragmentos de rochas cristalinas geradas do resfriamento rápido dos materiais vulcânicos.
- Tufo vulcânico vítreo — Mais de 75% da composição do tufo vulcânico vítreo é constituída por cinza vulcânica endurecida.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Guerra, A.T.: Dicionário geológico-morfológico. Fundação IBGE. Rio de Janeiro, Brasil, 1969.
- Suguio, K: Dicionário de Geologia Sedimentar e áreas afins. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, Brasil, 1998, ISBN 85-286-0673-2.