Umbraculum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão durante a Sede Vacante - com um umbracullum.
Umbraculum na procissão dos santos de Junho, em Braga, Portugal

O Umbraculum (do latim umbra "sombra" no sol, guarda-sol) também chamado Umbela Basilical ou Conopeu Basilical - em italiano Ombrellino - é um insígnia e peça histórica dos Papas,[1] outrora usado diariamente, para fornecer sombra para o papa. É utilizada na Igreja contemporânea em todas as basílicas de todo o mundo. Quando o papa eleva uma igreja ao grau de Basílica, o umbraculum é obrigatoriamente usado, como a principal insígnia. É uma espécie de guarda-sol que alterna listas em ouro e vermelho, as tradicionais cores do pontificado. Não se trata de peça decorativa, mas de uso nas procissões.

Esta insígnia é usada - sempre semi-fechada ("semichiusa") - junto a outras duas: o Tintinábulo, que possuí um pequeno sino - antigamente utilizados para anunciar a chegada do Papa a uma Basílica, que muitas vezes era em montaria - e a Virga Rubra, uma espécie de vara vermelha arrematada por ornatos de prata. Acredita-se que o controverso Papa Alexandre VI tenha sido o primeiro papa a utilizar o umbracullum como um símbolo do poder do papado,[1] embora os papas já utilizassem antes umbelas e objetos semelhantes. Um membro da Cavalaria Papal, muitas vezes seguia atrás de um papa com o umbracullum na mão.

O umbraculum faz parte do escudo de armas da Sede Vacante, ou seja, o período entre o falecimento ou renúncia de um Papa e a eleição do seu sucessor. Foi usado primeiramente dessa forma como um emblema em moedas cunhadas em 1521.[1] O brasão de armas do Camerlengo é ornamentado com um par de chaves de ouro e prata cobertos por um umbraculum.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Umbraculum

Referências

  1. a b c Galbreath, Donald Lindsay (1972). Papal Heraldry . Galbreath, Donald Lindsay (1972). Papal Heraldry. ISBN 0-900455-22-5.
  • Noonan, Jr., James-Charles (1996). The Church Visible: The Ceremonial Life and Protocol of the Roman Catholic Church . Noonan, Jr., James-Charles (1996). ISBN 0-670-86745-4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.