Palácio de Latrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Palácio de Latrão (em italiano Palazzo del Laterano) é um antigo palácio cuja história remonta ao Império Romano e que hoje faz parte do Complexo Laterano, situando-se em frente à Basílica de São João de Latrão, a catedral do Bispo de Roma.

O palácio é propriedade da Santa Sé que tem soberania sobre o local, apesar de situado fora dos muros do Estado da Cidade do Vaticano, em decorrência do Tratado e da Concordata de Latrão (ou Lateranense) de 11 de Fevereiro de 1929, assinado com a Itália, com o aditamento de 18 de Fevereiro de 1984.

Durante o Império Romano, no local havia uma propriedade da família Laterani, que ali construiu um palácio, derivando daí o nome atual. Os Laterani serviram como administradores para diversos imperadores; Sexto Laterano foi o primeiro plebeu a ser designado cônsul. Um dos Laterani, também designado cônsul, Pláucio Laterano, ficou famoso por ter sido acusado por Nero de conspiração contra o Imperador: acusação que resultou em confisco e distribuição de suas propriedades por volta do ano 60. Juvenal menciona o palácio, e fala que era dotado de alguma magnificência, regiæ ædes Lateranorum.

Gravura de Giuseppe Vasi

Algum resquício das construções originais ainda resiste nos muros da cidade exteriormente à Porta São João e um largo corredor, decorado com pinturas, foram descobertos no século XVIII junto à Basílica, atrás da Capela Lancellotti. Outros traços, menos significantes, apareceram durante escavações feitas em 1880, quando obras de ampliação estavam em andamento.

No ano de 161 Marco Aurélio construiu ali um palácio. Em 226, Septímio Severo devolveu uma parte das propriedades dos Laterani. Não se sabe se incluiu o palácio. Sabe-se que o Palácio Laterano encontrava-se em posse do imperador Constantino, O Grande enquanto casado com sua segunda esposa, Fausta, irmã de Magêncio. Ficou conhecido na época como "Domus Faustae", ou "Casa de Fausta," e, posteriormente foi doado por Constantino ao bispo de Roma.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
absbottom
Roma

Monumentos: Aquedutos · Catacumbas · Estradas consulares · Fontes · Igrejas · Obeliscos · Pontes · Praças · Templos · Galeria de imagens
História: Fundação de RomaRoma AntigaRepúblicaImpério
Arquitectura · Cultura · História militar · Instituições políticas