Usuário:Iuri i10/Testes/Lady Gaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"LoveGame"
Single de Lady Gaga
do álbum The Fame
Lançamento 24 de março de 2009
Formato(s) CD single, download digital
Gravação Record Plant and Chalice Recording Studios(Hollywood, Los Angeles, Califórnia)[1]
Gênero(s) Electropop, dance-pop
Duração 3:38
Gravadora(s) Streamline, Konvict, Cherrytree, Interscope
Composição Stefani Germanotta, Nadir Khayat[2]
Produção RedOne
Cronologia de singles de Lady Gaga
"Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"
(2009)
"Chillin"
(2009)
Lista de faixas de The Fame
"Just Dance"
(1)
"Paparazzi"
(3)
Vídeo musical
"LoveGame"

"LoveGame" é uma canção da artista musical estadunidense Lady Gaga, contida em seu álbum de estreia, The Fame, lançado em 2008. Produzida por RedOne, a faixa foi lançada como terceiro single do álbum na América do Norte e na Europa e o quarto single na Austrália, Nova Zelândia e Suécia depois de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)". "LoveGame" também foi lançada como o quarto single no Reino Unido, depois de "Paparazzi".

A canção foi criticamente apreciado pela sua melodia cativante e a linha "I wanna take a ride on your disco stick". Gaga explicou que o termo "disco stick", é um eufemismo para pênis e foi inspirado em sua atração sexual com um desconhecido em uma boate. Musicalmente, a obra carrega a vibração de discotecas de Nova Iorque, e é sobre fama, amor e sexualidade, que foi o tema central do disco. "LoveGame" alcançou o top dez das paradas dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e outros países europeus, se tornando a terceira canção consecutiva de Gaga a alcançar o número um na Pop Songs da Billboard.

O vídeo musical inspirado em discotecas suburbanas de Nova Iorque, retrata a cantora dançando numa estação e em um estacionamento. O vídeo foi uma homenagem de Gaga ao estilo de vida de Nova Iorque, incluindo o seu glamour, fãs e moda. O vídeo tem várias características do vídeo "Bad" de Michael Jackson, que também ocorreu em uma estação de metrô. Na Austrália, foi proibido de ser exibido devido ao seu conteúdo sexual. "LoveGame" foi apresentada ao vivo várias vezes por Gaga, nas turnês The Fame Ball Tour e The Monster Ball Tour.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Download digital[3]
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "LoveGame"  Stefani Germanotta, Nadir Khayat 3:36

"Iuri i10/Testes/Lady Gaga"
.º episódio da 23ª temporada.ª temporada de The Simpsons
Informação geral
Direção Matthew Schofield
Escritor(es) Tim Long
Produção Al Jean
Código(s) de produção PABF14
Transmissão original 20 de maio de 2012
Convidados

Lady Gaga como ela mesma
Kevin Michael Richardson como condutor do Lady Gaga Express

Características
Couch gag A família está jogando Zii, cujo eles tem de se sentar no sofá, mas Homer falha continuamente. Com raiva ele joga seu controlador no chão e tenta sentar no sofá real, mas cai assim como no jogo.
Episódios da 23ª temporada.ª temporada
Cronologia
"Ned 'n Edna's Blend"
"Penny-Wiseguys"

"Lisa Goes Gaga" é o vigésimo segundo episódio da vigésima terceira temporada da série de televisão animada estadunidense The Simpsons. Foi escrito por Tim Long e dirigido por Matthew Schofield. A sua exibição ocorreu em 20 de maio de 2012 nos Estados Unidos pela Fox Broadcasting Company. No episódio, a cantora compatriota Lady Gaga, faz uma visita a Springfield, onde todos os seus habitantes estão em um estado de depressão. A personagem principal Lisa Simpson é a pessoa mais deprimida da cidade, o que levou Gaga a interromper sua viagem para ensinar a Lisa o significado da felicidade.

Lady Gaga co-estrelou no episódio, interpretando uma versão animada de si mesma. Fã da série, a artista foi chamada pelo produtor Al Jean, que escreveu um roteiro depois de James L. Brooks ter assistido a sua entrevista no programa 60 Minutes. A equipe de design concebeu dezoito trajes baseados na "personalidade excêntrica" da cantora, que satirizou várias de suas roupas e incluindo seu vestido de carne. As sessões de dublagem de "Lisa Goes Gaga" ocorreram em Los Angeles, Califórnia, durante quatro dias em agosto de 2011.

"Lisa Goes Gaga" recebeu opiniões mistas da mídia especializada, cujo elogiaram o desempenho da cantora, mas criticaram o conceito do episódio e a execução geral. Após sua transmissão original, o episódio foi assistido por 4,79 milhões de telespectadores e recebeu uma avaliação de 2,1/7 pela Nielsen Ratings, na chave demográfica para adultos com idades entre 18 e 49 anos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Lady Gaga passa por Springfield via trem a caminho de um concerto; quando sente que a cidade está com baixa auto-estima, ela decide então interromper a viagem para animar toda a cidade. No entanto, ninguém está mais depressiva que Lisa Simpson, cuja foi eleita a aluna menos popular por seus colegas. Ela tenta reverter a situação escrevendo, anonimamente, coisas positivas sobre si mesma no blog da escola sob o nome de "Truth Teller".

Quando Bart descobre seu segredo e o revela para escola, todos começam a debochar dela novamente – até que uma força psíquica diz a Lady Gaga que Lisa precisa de sua ajuda imediatamente. Após gritar com a cantora por tentar ajudar, Lisa percebe que seu desabafo favoreceu-a, pois ela finalmente expressou sua raiva ao invés de armazená-la dentro de si (referindo-se ao que ela disse a Homer e Marge, que tenta não chorar até saber que ambos estavam dormindo). A garota então alcança Gaga antes que parta da cidade, para pedir desculpas. Após ser perdoada pela artista, as duas realizam um dueto juntas. Com a ajuda da artista, Lisa e toda a cidade de Springfield percebeu que ser eles mesmos é melhor do que tentar parecer-se como qualquer outra pessoa. Assim que o trem de Gaga começa a ir embora, Moe corre até ela e pergunta se também pode ajudá-lo, porém ela recusa, afirmando não ser tão boa assim. Quando Moe se vira e atravessa um outro trilho, um segundo comboio o atinge.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

Muitos aspectos da carreira de Gaga são referenciados no episódio. "You're All My Little Monsters", um número musical criado especificamente para o episódio,[8] é uma paródia da relação da cantora com seus fãs, chamados de "Little Monsters".[9] Para Devon Maloney, colunista da revista Spin, a canção é uma versão animada de seu single "Born This Way" (2011) que retrata a "esquisitice" de Springfield.[10] Várias trajes usados anteriormente pela artista foram satirizados, tais como "Living Dress" e o maiô pirotécnico, ambos utilizados nas apresentações de sua segunda turnê The Monster Ball Tour (2009–11), assim como seu figurino entrajado no 53º Grammy Awards.[11][12] O vestido composto por chuletas, é uma paródia do vestido de carne da cantora, que ela usou nos MTV Video Music Awards de 2010.[8] Durante os créditos de "Lisa Goes Gaga", o personagem principal Homer Simpson executa uma versão de "Poker Face" (2009). No final do episódio, foi promovido um cartaz do curta-metragem estrelado por Maggie The Longest Daycare, cuja será exibido antes do filme de animação computadorizada Ice Age: Continental Drift (2012).[13]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

"Lisa Goes Gaga" foi exibido originalmente em 20 de maio de 2012 nos Estados Unidos, como parte do bloco "Animation Domination" da Fox, e foi assistido em 4,79 milhões de agregados familiares, e recebeu uma classificação de 2,1/7, na chave demográfica para adultos com idades entre 18 e 49 anos.[14] As classificações fazem deste episódio o quarto menos assistido de The Simpsons até à data, de acordo com a Nielsen Ratings.[14] "Lisa Goes Gaga" competiu a audiência simultaneamente com 60 Minutes da Columbia Broadcasting System (CBS), America's Got Talent da National Broadcasting Company (NBC), e os Billboard Music Awards de 2012 da American Broadcasting Company (ABC).[14] O total de audiência e de notação para o programa obteve um aumento significativo em relação a transmissão anterior, "Ned 'n Edna's Blend", que rendeu 4,07 milhões de telespectadores e uma notação de 1,9/6 no perfil demográfico de pessoas entre as idades de 18 a 49, e também é o episódio com a mais baixa avaliação até o momento, segundo o sistema.[15]

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Rowan Kaiser, do jornal The A.V. Club, concluiu que "Lisa Goes Gaga" "não foi tão doloroso de assistir"—embora achasse o conceito e execução geral "irritantes".[16] Em sua avaliação de B–, Kaiser afirmou que o episódio usa uma interpretação simples da cantora, e sentiu que a participação de Lady Gaga foi superior a aparições anteriores. Tantas vozes de celebridades nos Simpsons, aparecem no máximo por alguns minutos, no estilo de Extras: 'Uau, Chris Martin do Coldplay, o que você está fazendo aqui?' Ou eles dublam uns personagens sem talento o suficiente para ser memorável. Em vez disso, Gaga foi o foco de todo o episódio, ao ponto de que se você chamá-lo de um comercial de meia hora da Lady Gaga, provavelmente não estaria enganado. Felizmente para 'Lisa vai Gaga', a celebridade em seu coração é divertida o bastante que mesmo sendo uma propaganda dela, ainda não é um completo desperdício de tempo.[16] Um escritor de HLN declarou que The Simpsons conseguiu finalizar sua temporada "com muito estilo";[17] David Greenwald, da revista musical Billboard, partilhou da mesma opinião.[9] Becky Bain do Idolator, Tracy Gilchrist do portal SheWired, e Caroline Westbrook do jornal Metro fizeram elogios ao desempenho de Gaga:[18][19] afirmou que a cantora teve muitos momentos memoráveis ao longo do episódio.[20]

E mesmo, esse episódio sendo tão irritante em conceito e execução geral, até que não foi tão doloroso de assistir. Os trajes e a teatralidade da Lady Gaga em desenho ainda estavam interessantes. E mesmo que algumas das porções específicas de Gaga me fizeram rir, como o Homer cozinhando e comendo o vestido de carne de Gaga, ou o Bart vestindo a Maggie de “Baby Goo-goo.” Contra o meu melhor julgamento, eu estava moderadamente entretido.

Rowan Kaiser, The A.V. Club[16]

"A série fez bom uso de sua estrela convidada em vez de reduzir seu papel a uma pequena participação especial," comentou Teresa L., do portal TV Fanatic, que concluiu: "O episódio acabou se transformando em um mordaça de longa duração sobre as excentricidades de Gaga e uma recordação de todos os seus momentos mais 'chocantes'."[21] Jocelyn W., do site TV Equals, disse que "Lady Gaga ajudou The Simpsons a encerrar sua 23.ª temporada em uma nota memorável."[22]


Notas

Referências

  1. (2008) Créditos do álbum The Fame por Lady Gaga. Interscope Records.
  2. «"LoveGame" writing credits» (em inglês). BMI. Consultado em 19 de abril de 2010 
  3. «LoveGame – Lady Gaga». Amazon (em inglês). Amazon.com. 2 de fevereiro de 2009. Consultado em 29 de dezembro de 2008 
  4. «Australia release date» (em inglês). jbhifionline.com.au. Consultado em 5 de abril de 2009 
  5. «UK iTunes Remix EP» (em inglês). iTunes. Consultado em 23 de setembro de 2009 
  6. «LoveGame – US CD Single». Discogs (em inglês). 12 de maio de 2009. Consultado em 8 de novembro de 2009 
  7. «Lady Gaga – EU 'The Remixes' CD single» (em alemão). Hyangmusic.com. Consultado em 25 de maio de 2010 
  8. a b Gaby, Wilson (18 de maio de 2012). «Lady Gaga's 'The Simpsons' Style: Exclusive Interview With Executive Producer/Writer Al Jean». MTV (Viacom). Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. a b David, Greenwald (22 de maio de 2012). «Lady Gaga's 'Simpsons' Song: Watch». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "bill" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  10. Devon, Maloney (19 de maio de 2012). «Hear Lady Gaga's Cartoony, 90-Second 'Simpsons' Tune». Spin (em inglês). Spin Media. Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. John, Mitchell (18 de maio de 2012). «'Simpsons' Producer Reveals Details Of Anticipated Lady Gaga Episode». MTV (Viacom). Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. Jenny, Manning (19 de maio de 2012). «Lisa goes gaga for Gaga on The Simpsons». The Sun (em inglês). News International. Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. Dan, Snierson (22 de maio de 2012). «'The Simpsons': Exclusive details on the next big-screen adventure (it's short, silent, and in 3-D)!». Entertainment Weekly (em inglês). Time, Inc. Consultado em ‎8‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. a b c Kondolojy, Amanda (20 de maio de 2012). «TV Ratings Sunday: 'Billboard Music Awards' Leads ABC to Nightly Win, 'Celebrity Apprentice' Sees Finale Low» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 16‎ de ‎julho‎ de ‎2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. Bibel, Sarah (15 de maio de 2012). «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time', Family guy', 'Survivor' Adjusted Up; 'Surivor: Reunion', 'Dateline' Adjusted Down» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 4 de junho de 2013 
  16. a b c Kaiser, Rowan (20 de maio de 2012). «'Lisa Goes Gaga'» (em inglês). The A.V. Club. Consultado em 5 de junho de 2013 
  17. «Lisa Simpson now one of Lady Gaga's 'Monsters'!» (em inglês). HLN. 22 de maio de 2012. Consultado em 5 de junho de 2013 
  18. Becky, Bain (21 de maio de 2012). «Lady Gaga Sings A Song To Her Little Monsters On 'The Simpsons'» (em inglês). Idolator. Consultado em 5 de junho de 2013 
  19. Tracy, Gilchrist (21 de maio de 2012). «Gaga and Marge Simpson Make Out - Watch». SheWired (em inglês). Here Media. Consultado em acessodata=5 de junho de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  20. Caroline, Westbrook (21 de maio de 2012). «Lady Gaga puckers up to Marge as she appears on The Simpsons». Metro (em inglês). Associated Newspapers Ltd. Consultado em 5 de junho de 2013 
  21. Teresa, L. (21 de maio de 2012). «The Simpsons Review: Lady Blah-Blah». TV Fanatic (em inglês). Consultado em 5 de junho de 2013 
  22. W., Jocelyn (21 de maio de 2012). «The Simpsons "Lisa Goes Gaga" Review» (em inglês). TV Equals. Consultado em 5 de junho de 2013