Wikipédia:Artigos bons/arquivo/todos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Harém do Sultão destruído após o bombardeio.
Harém do Sultão destruído após o bombardeio.

A Guerra Anglo-Zanzibari foi um conflito militar travado entre Reino Unido e Zanzibar em 27 de agosto de 1896, que durou aproximadamente quarenta minutos, sendo a guerra mais curta na história. Sua causa imediata foi a morte do sultão pró-britânico Hamad bin Thuwaini e a subsequente sucessão do Sultão Khalid bin Barghash. As autoridades britânicas preferiam Hamud bin Muhammed, mais favorável a eles, como governante. Uma condição para a ascensão ao sultanado era que o candidato tivesse a permissão do cônsul britânico, e Khalid não havia cumprido esse requisito. Os britânicos consideraram este um casus belli e enviaram um ultimato para Khalid exigindo que ele ordenasse suas tropas a deixar o palácio. Em resposta, Barghash mobilizou sua guarda palaciana e montou uma barricada dentro da morada.

O ultimato expirou às 9h (fuso horário local), quando os britânicos reuniram três cruzadores, dois navios de guerra, 150 fuzileiros navais e marinheiros e 900 zanzibaris na área portuária. A Marinha Britânica esteve sob o comando do Contra-almirante Harry Rawson, enquanto seus zanzibaris foram comandados pelo General-de-brigada Lloyd Mathews do exército nacional. Do outro lado, cerca de 2800 zanzibaris defenderam o palácio. Os defensores possuíam várias peças de artilharia e metralhadoras que foram postas em frente ao palácio. O palácio foi bombardeado e uma pequena ação naval teve lugar com os britânicos afundando um iate real zanzibari e dois barcos menores, e alguns tiros foram disparados ineficazmente contra as tropas zanzibaris pró-britânicas. As forças do sultão totalizaram aproximadamente quinhentas baixas, enquanto apenas um marinheiro britânico foi ferido. Hamad escapou para Tanganica e os britânicos rapidamente colocaram Hamud no poder à frente de um governo fantoche. A guerra marcou o fim de Zanzibar como um estado soberano e o início de um período de forte influência britânica.



Bandeira do estado de São Paulo, Brasil.
Bandeira do estado de São Paulo, Brasil.

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (L), Paraná (SO) e Mato Grosso do Sul (O), além do oceano Atlântico (SE). Sua área total é de 248 209,426 km² e a população estimada em 2008 foi de 41 384 039 habitantes, conferindo ao território a primeira colocação entre as unidades federativas brasileiras mais populosas. A capital e maior cidade é a cidade de São Paulo, sede da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP ou Grande São Paulo). Outras cidades importantes fora da Grande São Paulo são Campinas, sede da Região Metropolitana de Campinas, São José dos Campos, no Vale do Paraíba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru, no Oeste Paulista, e Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista. e seu atual governador é Alberto Goldman. Ao todo são 645 municípios.

Apelidado de "locomotiva do Brasil", o estado é isoladamente responsável por 33,9% do PIB brasileiro, sendo o estado mais rico do país. Além do maior PIB, São Paulo também possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de imigrantes italianos, portugueses, ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.