Saltar para o conteúdo

Death metal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'CUZÃO DO CARALHO!!!'
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 189.84.193.2 (bl)
Linha 1: Linha 1:
{{Tabela_de_gêneros |
CUZÃO DO CARALHO!!!
| name = Death metal
| color = crimson
| bgcolor = white
| stylistic_origins = [[Thrash metal]], [[Black metal]]|
| cultural_origins = Início da [[década de 80]] nos [[Estados Unidos da América|EUA]], principalmente na [[Flórida]]
| instruments = [[Bateria (instrumento musical)|Bateria]], [[Baixo]], [[Guitarra]], [[Vocal]]|
| popularity =
| derivatives =
| subgenrelist = Metal (música)
| subgenres = [[Brutal death metal]], [[Death metal melódico]], [[Death metal técnico]]
| fusiongenres = [[Blackened death metal]], [[Death metal progressivo]], [[Death/Doom metal]], [[Grindcore]], [[Deathcore]]|
| regional_scenes = [[Flórida]], [[Nova Iorque]], [[Brasil]], [[Suécia]], especialmente [[Gotemburgo]]
| other_topics = [[Lista de bandas de death metal|Bandas]], [[Niilismo]], [[Violência]], [[Morte]]
}}

O '''death metal''' é uma das diversas ramificações do [[heavy metal]]. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como [[Estados Unidos da América|EUA]], [[Brasil]] e [[Suécia]], na [[década de 1980]]. O estilo tem raízes no [[thrash metal]], porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas [[niilismo|niilistas]], sobre [[violência]], [[morte]] e sobre a fragilidade da vida humana.

==Características do estilo==

* O [[vocal gutural]] é uma das características mais notáveis das bandas de death metal. Os vocais normalmente são guturais graves (podendo ter algumas variações para guturais agudos).
* A [[Bateria (instrumento musical)|bateria]] é mais cadenciada e faz uso intensivo da técnica de "Blast Beat" (técnicas herdadas do Jazz e Fusion) que emite um som semelhante ao de uma "metralhadora".
* As letras das bandas do estilo possuem temas mórbidos relacionados com a morte, violência, filmes de terror, [[filosofia]], batalhas épicas,e até mesmo algumas sobre o [[Satanismo]], etc.


:''NOTA: O death metal às vezes é confundido com outras formas de metal extremo como o [[black metal]] por ambos possuírem algumas características em comum, como o vocal gutural e sua extrema agressividade. ''Porém são estilos ideológicamente bastante diferentes.

== Precursores ==

Os primóridos do gênero se encontram nas primeiras bandas que fundiram o peso do [[Heavy metal]] com a velocidade e crueza do [[Hardcore (punk) | Punk Hardcore]]: o [[Venom]], do lado '''Metal''', e o [[Discharge]] e a banda da [[Inglaterra]] [[GBH]] (abreviação de Grievous Bodily Harm), do lado '''Punk Rock'''.

Cabe dizer que essas mesmas bandas influenciaram o advento do [[thrash metal]] nos [[Estados Unidos]]. Deste gênero, a mais importante para o death metal, de longe, é o [[Death]]. Sua influência é assombrosa na segunda geração do death metal, principalmente naquelas do cenário de Tampa Bay, [[Flórida]] ([[Death (banda)|Death]], [[Morbid Angel]], [[Deicide]], [[Monstrosity]], [[Cynic]] e [[Obituary]], entre outros).

== Origem do termo ==

A origem do termo '''Death metal''' é controversa - assim como qual seria a primeira banda do gênero.

Consta que a primeira aparição do termo foi numa entrevista com o [[Venom]]. Quando perguntados sobre que tipo de música eles tocavam, os membros do grupo responderam: "Nós somos [[black metal]], [[death metal]], [[speed metal]]...". Uma outra aparição pioneira do termo foi a coletânea ''Death Metal'' (1984), lançada pela gravadora alemã ''Noise''. Ela incluía canções do [[Helloween]], [[Hellhammer]] e [[Running Wild]]. Por último, a última música do disco ''[[Seven Churches]]'' ([[1985]]), do [[Possessed]], tinha o título de "Death Metal". Apesar disso, a banda se auto-intitulava [[speed metal]] na época.

Em relação às bandas, na [[Europa]] o [[Bathory]], o [[Sodom]] e [[Celtic Frost]] tomaram o termo para si. Nos [[Estados Unidos]] surgiam o [[Mantas]] (futuro [[Death (banda)|Death]]) e o [[Master]]. A última tinha gravado um disco para a gravadora ''Combat'' em [[1985]]; porém nunca foi lançado. Apesar disso, as demonstrações do [[Master]] foram bastante influentes no [[underground]] americano, assim como o ''Deathstrike'', projeto paralelo do líder da primeira banda.

== História do death metal ==
=== O início ===

Por volta de [[1983]], bandas como [[Death (banda)|Death]], [[Possessed]] e [[Master]] começaram a se formar. Alguns acham que o death metal feito nesta época tinha influências muito profundas do thrash metal e preferem chamar o estilo musical dos álbuns lançados neste período de pós-thrash. A descrição mais apropriada para o gênero musical destas bandas seria o de um thrash metal mais agressivo, os primeiros exemplos deste gênero são: o álbum ''[[Seven Churches]]'' de do [[Possessed]] (considerado por muitos o primeiro álbum de death metal da história) e diversas demonstrações do [[Death (banda)|Death]], que na época ainda se chamava [[Mantas]]. Uma das mais importantes destas demos foi a ''[[Death by Metal]]'', que muitos acreditam que foi de onde surgiu o nome da banda [[Death (banda)|Death]] e do estilo musical death metal.

A partir de [[1988]] a sonoridade destas bandas evoluiu para o death metal, consolidando um novo estilo musical bem diferente do thrash metal.

== Sub-gêneros ==

O '''Death metal''' possui diversos sub-gêneros. Os principais sub-gêneros do estão listados abaixo:<br />
*'''[[Black-death metal]]''': Com uma temática preponderantemente "satânica", este sub-gênero mistura elementos da sonoridade '''Death metal''' com o [[Black metal]]. Isso pode incluir: alternância entre [[vocal gutural]] e "rasgado"; maior ênfase na técnica musical (diferente da crueza padrão do [[Black metal]]); e a inclusão ocasional de [[riff]]s mais "melódicos".
::'''Algumas bandas:''' [[Behemoth]], [[Dissection]], [[Blasphemy]], [[Vital Remains]], [[Zyklon]], [[Belphegor]], [[Crionics]],[[Sammath Naur]].
<br />
*'''[[Brutal Death metal]]''': Este estilo foi muito influenciado pela banda [[Suffocation]]. É caracterizado por um [[vocal gutural|vocal extremamente gutural]], com letras relacionadas a decomposição e mutilação, cantadas de forma lenta seguindo os [[riff]]s da guitarra e com bruscas mudanças de tempo.
::'''Algumas bandas: ''' [[Cannibal Corpse]], [[Devourment]], [[Disgorge]], [[Mortician]], [[Hate Eternal]], [[Krisiun]], [[Azarath]], [[Lost Soul]].
<br />
*'''[[Death metal melódico]]''': Este estilo apresenta mais melodia e harmonias nas guitarras. Apresenta, musicalmente, um resgate do [[NWOBHM]] ou uma incorparação dos [[riffs]] mais "melódicos" do [[Doom-death metal]], acelerando-os. Este subgênero é associado diretamente à cena de [[Gotemburgo]] na [[Suécia]] de onde surgiram as maiores bandas do estilo.
::'''Algumas bandas:''' [[At the Gates]], [[Dark Tranquillity]], [[Cryhavoc]], [[Arch Enemy]], [[In Flames]], [[Eucharist]] e [[Scar Symmetry]].
<br />
*'''Death metal progressivo''': Incorpora as características de mudança de tempos e ritmos do [[metal progressivo]], porém com [[vocal gutural]] e instrumental mais distorcido e agressivo.
::'''Algumas bandas:''' [[Edge of Sanity]], [[Opeth]] e [[Pan-Thy-Monium]].
<br />
*'''Death metal técnico''': Também chamado de "fusion death metal", este é um estilo partilhado por poucas bandas porém muito influente. O foco é a complexidade musical e a técnica instrumental. Às vezes mostra forte influência do [[Jazz]].
::'''Algumas bandas:''' [[Atheist]], [[Cryptopsy]], [[Cynic]], [[Nocturnus]], [[Death (banda)|Death]], [[Necrophagist]], [[Nile]], [[Pestilence]],[[Decapitated]], [[Capharnaum]].
<br />
*'''[[Doom-death metal]]''': É um gênero que, em princípio, misturava o [[Doom metal]] "clássico" do [[Candlemass]] e [[Trouble]] com o [[Heavy metal|Metal]] extremo do [[Death (banda)|Death]] e [[Morbid Angel]]. Essa mistura incorpora os andamentos lentos, o clima melancólico e os [[riffs]] inspirados em [[Black Sabbath]], do [[Doom metal|Doom]], juntando-os à velocidade, os vocais [[Vocal gutural|guturais]] e os [[riffs]] [[Música atonal|atonais]] do '''Death Metal'''.
::'''Algumas bandas:''' as pioneiras desse estilo, mais puxadas para o '''Death Metal''', foram [[Asphyx]] e [[Autopsy]]; elas foram seguidas por [[Anathema]], [[My Dying Bride]], [[Amorphis]] e [[Paradise Lost]], que por sua vez eram mais puxadas para o [[Doom metal]].
<br /> <!--Cuidado com excesso de nomes de bandas, está chamando muita atenção para o vandalismo-->

=={{Ver também}}==
* [[Anexo:Lista de bandas de death metal|Lista de bandas de death metal]]
* [[Black metal]]
* [[Grindcore]]
* [[Speed metal]]
* [[Thrash metal]]

==Referências==
*''Choosing Death: The Improbable History of Death Metal and Grindcore'', Feral House Books, Los Angeles ISBN 1-932595-04-X

{{Metal}}
{{Death metal}}
[[Categoria:Metal]]
[[Categoria:Death metal]]

[[ar:ديث ميتال]]
[[bar:Death Metal]]
[[bg:Дет метъл]]
[[bs:Death metal]]
[[cs:Death metal]]
[[da:Dødsmetal]]
[[de:Death Metal]]
[[en:Death metal]]
[[eo:Mortmetalo]]
[[es:Death metal]]
[[et:Death metal]]
[[fi:Death metal]]
[[fr:Death metal]]
[[gd:Meatailt Bàis]]
[[he:דת' מטאל]]
[[hr:Death metal]]
[[hu:Death metal]]
[[id:Death metal]]
[[it:Death metal]]
[[ja:デスメタル]]
[[lt:Death metal]]
[[lv:Death metal]]
[[mk:Дет метал]]
[[ms:Death metal]]
[[nl:Death metal]]
[[nn:Death metal]]
[[no:Death metal]]
[[pl:Death metal]]
[[ro:Death metal]]
[[ru:Дэт-метал]]
[[sco:Daith Metal]]
[[simple:Death metal]]
[[sk:Death metal]]
[[sl:Death metal]]
[[sv:Death metal]]
[[tr:Death metal]]
[[uk:Дез-метал]]
[[uz:Death metal]]
[[zh:死亡金屬音樂]]

Revisão das 04h18min de 31 de maio de 2008

Predefinição:Tabela de gêneros

O death metal é uma das diversas ramificações do heavy metal. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como EUA, Brasil e Suécia, na década de 1980. O estilo tem raízes no thrash metal, porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana.

Características do estilo

  • O vocal gutural é uma das características mais notáveis das bandas de death metal. Os vocais normalmente são guturais graves (podendo ter algumas variações para guturais agudos).
  • A bateria é mais cadenciada e faz uso intensivo da técnica de "Blast Beat" (técnicas herdadas do Jazz e Fusion) que emite um som semelhante ao de uma "metralhadora".
  • As letras das bandas do estilo possuem temas mórbidos relacionados com a morte, violência, filmes de terror, filosofia, batalhas épicas,e até mesmo algumas sobre o Satanismo, etc.


NOTA: O death metal às vezes é confundido com outras formas de metal extremo como o black metal por ambos possuírem algumas características em comum, como o vocal gutural e sua extrema agressividade. Porém são estilos ideológicamente bastante diferentes.

Precursores

Os primóridos do gênero se encontram nas primeiras bandas que fundiram o peso do Heavy metal com a velocidade e crueza do Punk Hardcore: o Venom, do lado Metal, e o Discharge e a banda da Inglaterra GBH (abreviação de Grievous Bodily Harm), do lado Punk Rock.

Cabe dizer que essas mesmas bandas influenciaram o advento do thrash metal nos Estados Unidos. Deste gênero, a mais importante para o death metal, de longe, é o Death. Sua influência é assombrosa na segunda geração do death metal, principalmente naquelas do cenário de Tampa Bay, Flórida (Death, Morbid Angel, Deicide, Monstrosity, Cynic e Obituary, entre outros).

Origem do termo

A origem do termo Death metal é controversa - assim como qual seria a primeira banda do gênero.

Consta que a primeira aparição do termo foi numa entrevista com o Venom. Quando perguntados sobre que tipo de música eles tocavam, os membros do grupo responderam: "Nós somos black metal, death metal, speed metal...". Uma outra aparição pioneira do termo foi a coletânea Death Metal (1984), lançada pela gravadora alemã Noise. Ela incluía canções do Helloween, Hellhammer e Running Wild. Por último, a última música do disco Seven Churches (1985), do Possessed, tinha o título de "Death Metal". Apesar disso, a banda se auto-intitulava speed metal na época.

Em relação às bandas, na Europa o Bathory, o Sodom e Celtic Frost tomaram o termo para si. Nos Estados Unidos surgiam o Mantas (futuro Death) e o Master. A última tinha gravado um disco para a gravadora Combat em 1985; porém nunca foi lançado. Apesar disso, as demonstrações do Master foram bastante influentes no underground americano, assim como o Deathstrike, projeto paralelo do líder da primeira banda.

História do death metal

O início

Por volta de 1983, bandas como Death, Possessed e Master começaram a se formar. Alguns acham que o death metal feito nesta época tinha influências muito profundas do thrash metal e preferem chamar o estilo musical dos álbuns lançados neste período de pós-thrash. A descrição mais apropriada para o gênero musical destas bandas seria o de um thrash metal mais agressivo, os primeiros exemplos deste gênero são: o álbum Seven Churches de do Possessed (considerado por muitos o primeiro álbum de death metal da história) e diversas demonstrações do Death, que na época ainda se chamava Mantas. Uma das mais importantes destas demos foi a Death by Metal, que muitos acreditam que foi de onde surgiu o nome da banda Death e do estilo musical death metal.

A partir de 1988 a sonoridade destas bandas evoluiu para o death metal, consolidando um novo estilo musical bem diferente do thrash metal.

Sub-gêneros

O Death metal possui diversos sub-gêneros. Os principais sub-gêneros do estão listados abaixo:

  • Black-death metal: Com uma temática preponderantemente "satânica", este sub-gênero mistura elementos da sonoridade Death metal com o Black metal. Isso pode incluir: alternância entre vocal gutural e "rasgado"; maior ênfase na técnica musical (diferente da crueza padrão do Black metal); e a inclusão ocasional de riffs mais "melódicos".
Algumas bandas: Behemoth, Dissection, Blasphemy, Vital Remains, Zyklon, Belphegor, Crionics,Sammath Naur.


Algumas bandas: Cannibal Corpse, Devourment, Disgorge, Mortician, Hate Eternal, Krisiun, Azarath, Lost Soul.


  • Death metal melódico: Este estilo apresenta mais melodia e harmonias nas guitarras. Apresenta, musicalmente, um resgate do NWOBHM ou uma incorparação dos riffs mais "melódicos" do Doom-death metal, acelerando-os. Este subgênero é associado diretamente à cena de Gotemburgo na Suécia de onde surgiram as maiores bandas do estilo.
Algumas bandas: At the Gates, Dark Tranquillity, Cryhavoc, Arch Enemy, In Flames, Eucharist e Scar Symmetry.


  • Death metal progressivo: Incorpora as características de mudança de tempos e ritmos do metal progressivo, porém com vocal gutural e instrumental mais distorcido e agressivo.
Algumas bandas: Edge of Sanity, Opeth e Pan-Thy-Monium.


  • Death metal técnico: Também chamado de "fusion death metal", este é um estilo partilhado por poucas bandas porém muito influente. O foco é a complexidade musical e a técnica instrumental. Às vezes mostra forte influência do Jazz.
Algumas bandas: Atheist, Cryptopsy, Cynic, Nocturnus, Death, Necrophagist, Nile, Pestilence,Decapitated, Capharnaum.


Algumas bandas: as pioneiras desse estilo, mais puxadas para o Death Metal, foram Asphyx e Autopsy; elas foram seguidas por Anathema, My Dying Bride, Amorphis e Paradise Lost, que por sua vez eram mais puxadas para o Doom metal.


Ver também

Referências

  • Choosing Death: The Improbable History of Death Metal and Grindcore, Feral House Books, Los Angeles ISBN 1-932595-04-X