Ponto de interrogação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ?)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Novembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O ponto de interrogação é um sinal de pontuação representado pelo sinal gráfico "?". Ele tem a função de induzir o leitor a entoar a frase em que ele é colocado como uma pergunta ou uma dúvida.

Ele é usado por todas as formas de escritas de origem romana. Sem pontos de interrogação, uma frase não pode ser entendida como pergunta, transformado-se em afirmação.

Denotada um sinal de dúvida, de procura por uma resposta.

Origem[editar | editar código-fonte]

Quaestio.svg

Uma hipótese para a origem do ponto de interrogação apontaria para o uso da palavra quaestio ("questão" em latim) colocada ao fim de uma frase para indicar uma pergunta. Para economizar espaço, ela teria sido abreviada duas vezes. Primeiro para qo e depois para um q minúsculo posto sobre um o, transformando-se no embrião do atual ponto de interrogação[1].

Outras línguas[editar | editar código-fonte]

Ponto de interrogação usado em castelhano.
Castelhano

O sinal pode variar de uma linguagem para a outra. A língua castelhana, por exemplo, usa dois sinais de interrogação, um no começo da oração e outro no fim, sendo o primeiro grafado de ponta-cabeça: " ¿Qué te pasa? ". É assim utilizado pois auxilia na linguagem oral, pois o leitor pode se orientar e saber com que tipo de frase se deparou, diferenciando a entonação. Isto é ainda mais importante quando a pergunta é longa ou vem embutida dentro de outra frase.

Referências

  1. Brewer, E. C. Dictionary of Phrase and Fable, 1870 (rev. 1894), s.v. 'Punctuation'.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ponto de interrogação
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.