Árvore de Suslin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, uma árvore Suslin é uma árvore de altura ω1 de tal forma que todos os ramos e a anticadeia[1] sejam no máximo contável[2][3]. A árvore é nomeada em homenagem Mikhail Yakovlevich Suslin[4]

Toda árvore de Suslin é uma árvore de Aronszajn

A existência de uma árvore de Suslin é independente de ZFC, e é equivalente a existência de uma Linha de Suslin (provador por Kurepa (1935)) ou a Álgebra de Suslin. O Princípio diamante, uma consequência de V=L, implica que existe uma árvore de Suslin, e Axioma de Martin MA(ℵ1) implica que não há nenhuma árvore de Suslin.

Mais comumente, para qualquer cardinal infini9to κ, uma κ-árvore de Suslin é uma arvore de altura κ tal que toda ramificação e anticorrente tem cardinalidade menor que κ. Em particular, uma arvore de Suslin é o mesmo que uma ω1-árvore de Suslin. Jensen (1972) mostrou que se V=L, então tem uma κ-árvore de Suslin para cada infinito cardinal sucessor κ. Se a Hipótese do continuum implica na existência de uma ℵ2-árvore de Suslin, é um problema aberto de longa data.

Veja também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Chains and Antichains - Combinatorics and Graph Theory I (2009)
  2. A influência dos subespaços discretos sobre os espaços topológicos por Leandro Fiorini Aurichi publicado pelo Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo (2009)
  3. Aplicacoes de Princıpios Combinatorios em Topologia Geral por Dimi Rocha Rangel publicado pelo Instituto de Matemáticada Universidade Federal da Bahia (2012)
  4. Souslin, M. (1920), "Problème 3", Fundamenta Mathematicae 1: 223.
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.