Alexandru Vaida-Voevod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alexandru Vaida-Voevod
Nome nativo Alexandru Vaida-Voevod
Nascimento 27 de fevereiro de 1872
Bobâlna
Morte 19 de março de 1950 (78 anos)
Sibiu
Cidadania Roménia
Alma mater Universidade de Viena
Ocupação diplomata, médico, político
Religião Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma

Alexandru Vaida-Voevod (ou Vaida-Voievod) (Bobâlna, 27 de fevereiro de 1872Sibiu, 19 de março de 1950) foi um político romeno que apoiou e promoveu a união da Transilvânia, à época parte do Reino da Hungria na Áustria-Hungria, com o Reino da Romênia. Mais tarde, ocupou por três vezes o cargo de primeiro-ministro da Romênia.

Atividades anteriores à unificação[editar | editar código-fonte]

Nasceu em uma família greco-católica em Bobâlna (naquele tempo conhecida como Olpret), povoado da Transilvânia. Inicialmente apoiou o plano de federalizar os domínios dos Habsburgos, ao longo dos Estados Unidos da Grande Áustria, que era uma proposta de estudiosos ligados ao arqueduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria.

Em 1906, juntou-se ao grupo de nacionalistas romenos em Budapeste. Parlamentar eleito pelo Partido Nacionalista Romeno, tornou-se um importante opositor da política governamental húngara de forçar a assimilação de sua cultura pelos romenos, lutando pelo direito à autodeterminação da Transilvânia. Desapontado pela causa austríaca após o assassinato do arqueduque Francisco Fernando, passou a defender a união da Transilvânia com a Romênia. Ele e seu partido apresentaram um pedido de autodeterminação ao legislativo húngaro em outubro de 1918.

Em dezembro de 1918, após a derrota da Hungria na Primeira Guerra Mundial, Vaida-Voevod tomou parte do concílio da Transilvânia que proclamou a união com a Romênia. Foi um dos membros do grupo enviado para apresentar a decisão a Ferdinand I, rei da Romênia, em Bucareste.

Precedido por
Artur Văitoianu
Primeiro-ministro da Romênia
19191920
Sucedido por
Alexandru Averescu
Precedido por
Nicolae Iorga
Primeiro-ministro da Romênia
19321932
Sucedido por
Iuliu Maniu
Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19331933
Sucedido por
Ion Duca