Alexandru Vaida-Voevod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Alexandru Vaida-Voevod» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vaida-Voevod.jpg

Alexandru Vaida-Voevod (ou Vaida-Voievod) (Bobâlna, 27 de fevereiro de 1872Sibiu, 19 de março de 1950), foi um político romeno que apoiou e promoveu a união da Transilvânia, à época parte do Reino da Hungria na Áustria-Hungria, com o Reino da Romênia. Mais tarde, ocupou por três vezes o cargo de primeiro-ministro da Romênia.

Atividades anteriores à unificação[editar | editar código-fonte]

Nasceu em uma família greco-católica em Bobâlna (naquele tempo conhecida como Olpret), povoado da Transilvânia. Inicialmente apoiou o plano de federalizar os domínios dos Habsburgos, ao longo dos Estados Unidos da Grande Áustria, que era uma proposta de estudiosos ligados ao arqueduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria.

Em 1906, juntou-se ao grupo de nacionalistas romenos em Budapeste. Parlamentar eleito pelo Partido Nacionalista Romeno, tornou-se um importante opositor da política governamental húngara de forçar a assimilação de sua cultura pelos romenos, lutando pelo direito à autodeterminação da Transilvânia. Desapontado pela causa austríaca após o assassinato do arqueduque Francisco Fernando, passou a defender a união da Transilvânia com a Romênia. Ele e seu partido apresentaram um pedido de autodeterminação ao legislativo húngaro em outubro de 1918.

Em dezembro de 1918, após a derrota da Hungria na Primeira Guerra Mundial, Vaida-Voevod tomou parte do concílio da Transilvânia que proclamou a união com a Romênia. Foi um dos membros do grupo enviado para apresentar a decisão a Ferdinand I, rei da Romênia, em Bucareste.

Precedido por
Artur Văitoianu
Primeiro-ministro da Romênia
19191920
Sucedido por
Alexandru Averescu
Precedido por
Nicolae Iorga
Primeiro-ministro da Romênia
19321932
Sucedido por
Iuliu Maniu
Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19331933
Sucedido por
Ion Duca
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.