Gheorghe Argeşanu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Gheorghe Argeşanu» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gheorghe Argeşanu
Nascimento 28 de fevereiro de 1883
Caracal
Morte 26 de novembro de 1940 (57 anos)
Jilava
Sepultamento Cemitério Ghencea
Cidadania Romênia
Ocupação político

Gheorghe Argeşanu (Caracal, 28 de fevereiro de 1884 — Jilava, 26 ou 27 de novembro de 1940), foi um político e general romeno que foi primeiro-ministro por uma semana em 1939 (21 a 28 de setembro).

Nascido em Caracal, chegou à posição de líder no Exército Romeno durante a Primeira Guerra Mundial, chegando a Ministro da Defesa no segundo gabinete de Miron Cristea (março a outubro de 1938).

Foi escolhido como premier pelo rei Carol II após o assassinato de seu predecessor, Armand Călinescu, pelo movimento fascista Guarda de Ferro.

Sepultado no Cemitério Ghencea.


Precedido por
Armand Călinescu
Primeiro-ministro da Romênia
1939 – 1939
Sucedido por
Constantin Argetoianu


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.