Constantin Coandă

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Constantin Coandă» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Constantin Coandă
Nascimento 4 de março de 1857
Craiova
Morte 30 de setembro de 1932 (75 anos)
Bucareste
Cidadania Roménia
Filho(s) Henri Coandă
Ocupação diplomata, político

Constantin Coandă, (Craiova, 18571932), foi um general e político romeno. Atingiu o posto de general do Exército Romeno e mais tarde tornou-se professor de matemática da Escola Nacional de Pontes e Estradas de Bucareste. Dentre seus sete filhos destaca-se Henri Coandă, o inventor do primeiro avião a jato.

Na época da Primeira Guerra Mundial, foi primeiro-ministro da Romênia, entre 24 de outubro e 29 de novembro de 1918 e Ministro dos Negócios Estrangeiros. Participou da assinatura do Tratado de Neuilly entre os Aliados e a Bulgária.

Durante seu mandato como presidente do Senado, representando o Partido do Povo de Alexandru Averescu, foi gravemente atingido, em 8 de dezembro de 1920, por uma bomba preparada pelo comunista Max Goldstein.

Precedido por
Alexandru Marghiloman
Primeiro-ministro da Romênia
19181918
Sucedido por
Ion I. C. Brătianu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.