Vintilă Brătianu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Vintilă Brătianu» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vintila Bratianu - Foto01.jpg

Vintilă Brătianu (Bucareste, 16 de setembro de 1867Bucareste, 22 de dezembro de 1930), foi um político romeno que ocupou o cargo de primeiro-ministro entre 24 de novembro de 1927 e 2 de novembro de 1928.

Vintilă e seus irmãos Ion e Dinu foram os líderes do Partido Liberal Nacional da Romênia.

Foi um consultor em negócios internacionais para o governo liberal liderado por seu irmão Ion. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi Ministro para Munições e depois da guerra serviu no gabinete por seis anos, começando em 1922 como Ministro das Finanças.

Depois da morte de seu irmão Ion, assegurou o cargo de primeiro-ministro da Romênia até ser forçado a renunciar em 1928 para permitir o funcionamento do novo governo do Partido Nacional dos Camponeses, de Iuliu Maniu.

Precedido por
Ion I. C. Brătianu
Primeiro-ministro da Romênia
19271928
Sucedido por
Iuliu Maniu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.