Take Ionescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Take Ionescu
Nascimento 13 de outubro de 1858 (no calendário juliano)
Ploiești
Morte 2 de junho de 1922
Roma
Sepultamento Sinaia Monastery
Cidadania Romênia
Alma mater
Ocupação jornalista, diplomata, advogado, político
Causa da morte febre tifoide

Take or Tache Ionescu, (nascido Dumitru Ghiţă Ioan e também conhecido como Demetriu G. Ionnescu) (Ploieşti, 25 de outubro [ jul. 13 de outubro] de 1858Roma, 2 de junho de 1922), foi um jornalista, advogado, diplomata e político centrista romeno. Tendo iniciado sua carreira política como um membro radical do Partido Liberal Nacional — PNL, ingressou no Partido Conservador em 1891, destacando-se como um conservador social e dando apoio para várias doutrinas progressistas e nacionalistas.

Ionescu é geralmente visto como tendo personificado a ascensão das políticas da classe média no Reino da Romênia do início do século XX e, por todo o período, promoveu um projeto de alianças balcânicas enquanto tomava medidas para incorporar as regiões da Transilvânia, Banato e Bukovina, então pertencentes à Áustria-Hungria.

Liderando sua própria facção dentro do Partido Conservador, entrou em choque com suas lideranças em 1907-1908, preferindo criar e liderar seu próprio Partido Democrático Conservador.

Precedido por
Alexandru Averescu
Primeiro-ministro da Romênia
19211922
Sucedido por
Ion I. C. Brătianu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.