Take Ionescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Take Ionescu» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Take 1.jpg

Take or Tache Ionescu, (nascido Dumitru Ghiţă Ioan e também conhecido como Demetriu G. Ionnescu) (Ploieşti, 25 de outubro [ jul. 13 de outubro] de 1858Roma, 2 de junho de 1922), foi um jornalista, advogado, diplomata e político centrista romeno. Tendo iniciado sua carreira política como um membro radical do Partido Liberal Nacional — PNL, ingressou no Partido Conservador em 1891, destacando-se como um conservador social e dando apoio para várias doutrinas progressistas e nacionalistas.

Ionescu é geralmente visto como tendo personificado a ascensão das políticas da classe média no Reino da Romênia do início do século XX e, por todo o período, promoveu um projeto de alianças balcânicas enquanto tomava medidas para incorporar as regiões da Transilvânia, Banato e Bukovina, então pertencentes à Áustria-Hungria.

Liderando sua própria facção dentro do Partido Conservador, entrou em choque com suas lideranças em 1907-1908, preferindo criar e liderar seu próprio Partido Democrático Conservador.

Precedido por
Alexandru Averescu
Primeiro-ministro da Romênia
19211922
Sucedido por
Ion I. C. Brătianu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.