Alexandru Averescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Alexandru Averescu» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Averescu.png

Alexandru Averescu, (Ozyornoye, 3 de abril [ jul. 9 de março] de 1859Bucareste, 2 de outubro de 1938), foi um marechal e político populista romeno. Foi comandante das Forças Armadas da Romênia durante a Primeira Guerra Mundial e ocupou o cargo de primeiro-ministro em três períodos alternados. Destacou-se inicialmente durante a revolta dos camponeses romenos de 1907, a qual ajudou a reprimir violentamente. Aclamado por defender seu país durante a guerra, usou sua popularidade para fundar e liderar o Partido do Povo, que ele levou ao poder em 1920-1921, com apoio do rei Ferdinand I e do Partido Liberal Nacional (PNL).

Seu controverso primeiro mandato ficou marcado por uma crise política e a oscilação do apoio do líder do PNL, Ion I. C. Brătianu. Houve edição de leis sobre reforma agrária e repressão às atividades comunistas, sendo enfim derrubado pela oposição.

Precedido por
Ion I. C. Brătianu
Primeiro-ministro da Romênia
19181918
Sucedido por
Alexandru Marghiloman
Precedido por
Alexandru Vaida-Voevod
Primeiro-ministro da Romênia
19201921
Sucedido por
Take Ionescu
Precedido por
Ion I. C. Brătianu
Primeiro-ministro da Romênia
19261927
Sucedido por
Barbu Ştirbey
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandru Averescu