Estátua de Santa Rita de Cássia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estátua de Santa Rita de Cássia
Estátua de Santa Rita de Cássia
 Brasil, Santa Cruz, Rio Grande do Norte
6° 14' 23" S 36° 1' 15" O
Status Completada
Inauguração 26 de junho de 2010 (11 anos)
Estilo arquitetônico Escultura
Período de construção 2007-2010
Uso Monumento
Altura
Antena 56 metros (14 o pedestal e 42 a estátua em si)
Características
Custo Cerca de R$ 6 milhões
Construção
Arquiteto Alexandre Azêdo de Lacerda
Engenheiro Argemiro Brito da Franca
Gestor Paróquia de Santa Rita de Cássia e Arquidiocese de Natal

A Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada nas proximidades da BR-226 no município de Santa Cruz no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A imagem tem um resplendor de 8 metros, com o corpo da Santa em concreto de 42 metros, sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 56 metros. A estátua é significativamente maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 m (incluindo o pedestal), maior que Estátua de São Francisco em Canindé no estado do Ceará, que mede 30,25 m e também maior que o Cristo de la Concordia, na Bolívia, que mede 40,44 (incluindo o pedestal).[1]

É a maior estátua católica do mundo cuja estrutura é suportada por uma parede de concreto com apenas 8 cm de espessura em toda a sua extensão. A construção foi iniciada em novembro de 2007 e custou mais de R$ 6 milhões.[2] A inauguração do monumento foi em 26 de junho de 2010.

Os fundadores da cidade construíram a primeira capela em homenagem à Santa Rita de Cássia em 1825 e desde então ela é padroeira da cidade. A estátua faz parte do Santuário de Santa Rita de Cássia, administrado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese de Natal. Com a construção desse ponto turístico a cidade começa a ser conhecida e assim atrai cada vez mais turistas. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam vir para a cidade em peregrinação.

Teleférico[editar | editar código-fonte]

Após a inauguração do Santuário, o Governo do Rio Grande do Norte projetou a construção de um teleférico ligando a Igreja Matriz de Santa Cruz ao Santuário de Santa Rita de Cássia. O valor da obra é orçado em 12,6 milhões de reais com iniciativas do poder executivo estadual e federal.

Panorama Santuário Santa Rita de Cássia, Santa Cruz-RN

Lista de Reitores do Santuário[editar | editar código-fonte]

Reitor Período de Atuação
Pe. Aerton Sales da Cunha 2007 - 2009
Pe. Valtair Lira Lucas 2010
Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto 2011 - atualidade

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]