Appointment with Death

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura filme de 1988, baseado no livro de Agatha Christie, veja Appointment with Death (filme).
Appointment with Death
Morte Entre as Ruínas (PT)
Encontro com a Morte (BR)
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento 2 de maio de 1938
Páginas 256 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1938
Edição brasileira
Tradução Tereza Bulhões de Carvalho da Fonseca
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1990
Cronologia
Death on the Nile
Hercule Poirot's Christmas

Appointment with Death (Encontro com a Morte, no Brasil[1] / Morte Entre as Ruínas ou Encontro com a Morte, em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1938. É um caso do detetive belga Hercule Poirot.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A jovem médica Sarah King está passando suas férias em Jerusalém com um colega de profissão, o Doutor Gerard. Recentemente, conheceu um jovem chamado Raymond Boynton, durante uma viagem de metrô. Mas ele pareceu ter medo de continuar conversando com ela.

Isso aconteceu porque Raymond, assim como os seus irmãos Lennox, o mais velho, casado com Nadine; Carol, sua irmã mais próxima; e Jinny, a caçula; vivem em uma prisão mental graças ao controle de sua madrasta, a sádica viúva Mrs. Boynton, que impõe a sua vontade em absolutamente todos os momentos, negando aos enteados e à filha (Jinny, a mais nova) qualquer oportunidade de agir livremente, desde que eles eram crianças.

Incomodada, Sarah decide interferir, libertando Raymond e Carol, com os quais passou a ter um relacionamento amistoso, da tirania de sua madrasta. Mas não será tão fácil.

Enquanto isso, Raymond decide que precisa fazer algo ele mesmo e trama com a sua irmã Carol uma forma de eliminar sua madrasta. Mas Hercule Poirot, que está hospedado no mesmo hotel, ouve a conversa dos dois pela janela aberta e fica à espreita...

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O livro foi adaptado, por diversas vezes, a meios diferentes, como o teatro, rádio, cinema, televisão e banda desenhada.

Banda Desenhada[editar | editar código-fonte]

Em 4 de julho de 2013, a editora francesa Emmanuel Proust Éditions publicou uma adaptação do livro em banda desenhada, com argumento de Didier Quella-Guyot e ilustrações de Marek. Esta editora foi adquirida pela editora suíça Paquet em 2014.[2] Como tal, a Paquet republicou a adaptação, com direito a uma nova capa, a 7 de agosto de 2019. Esta adaptação foi publicada em Portugal com o título Hercule Poirot: Encontro com a Morte em novembro de 2021, pela editora Arte de Autor.[3]

Referências

  1. «Editora Nova Fronteira». Consultado em 16 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 25 de maio de 2006 
  2. Pereira de Sousa, Nuno (3 de setembro de 2021). «Paquet». Bandas Desenhadas. Consultado em 3 de setembro de 2021 
  3. Pereira de Sousa, Nuno (27 de novembro de 2021). «Hercule Poirot: Encontro com a Morte». Bandas Desenhadas. Consultado em 27 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.