Death on the Nile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o livro de Agatha Christie. Para o filme com Peter Ustinov e Mia Farrow, veja Death on the Nile (1978). Para o remake com Gal Gadot e Kenneth Brannagh, veja Death on the Nile (2022).
Death on the Nile
O Barco da Morte ou Morte no Nilo (PT)
Morte no Nilo (BR)
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Reino Unido
Gênero romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento 1 de novembro de 1937
Páginas 288 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Hígia Junqueira Smith
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1947
Edição brasileira
Tradução Newton Goldman
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1983
Cronologia
Dumb Witness
Appointment with Death
Fachada do Grande Templo em Abū Sunbul, Egito.

Death on the Nile (Morte no Nilo no Brasil / Barco da Morte ou Morte no Nilo em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1937. É um dos casos mais famosos do detetive Hercule Poirot e conta também com a participação do Coronel Race.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Linnet Ridgeway é uma jovem que tem simplesmente tudo: amor, riqueza e uma beleza encantadora. Após se casar com Simon Doyle, o ex-namorado da melhor amiga, vai passar sua lua-de-mel no Egito.

Jacqueline de Bellefort era a melhor amiga de Linnet. Logo que Linnet casa-se com seu ex, fica muito enfurecida, assim seguindo-os pela sua lua-de-mel e se fazendo presente em todos os momentos, deixando sua ex-amiga e seu ex-noivo inconformados.

Além deles, se encaminha ao Egito, por diferentes razões, um diverso e vasto grupo de indivíduos: a amável Mrs Allerton e seu filho Tim, primo de uma amiga de Linnet(Joanna Southwood); a problemática idosa norte-americana Marie Van Schuyler, com sua jovem prima e dama de companhia Cornelia Robson e sua enfermeira Miss Bowers; a escritora de romances eróticos Salome Otterbourne e sua filha, a introvertida Rosalie; Mr. Ferguson, um jovem de ideais comunistas; Signor Richetti, um arqueólogo italiano; o administrador das finanças de Linnet e velho amigo do falecido pai desta, Andrew Pennington; a empregada de Linnet, Louise Bourget; um médico chamado Dr. Bessner; um jovem viajante solitário chamado Fanthorp; e por fim, Hercule Poirot, o famoso detetive, que está de férias. Mas quando um dos lados do triângulo amoroso é assassinado, cabe a Poirot descobrir quem cometeu o crime.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.