Verdict

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Verdict
Autoria Agatha Christie
Enredo
Gênero Melodrama
Personagens Karl Hendryk

Anya
Lisa Koletzky
Helen Rollander

Outras informações
Dados da estreia 25 de Fevereiro de 1958
Local da estreia Grand Theatre, Wolverhampton
Idioma original Inglês

Verdict (em português Veredicto) é uma peça de teatro escrita em 1958 pela autora britânica Agatha Christie. Trata-se de obra original, não é baseada em uma história ou um romance, e embora haja um assassinato na história, é mais melodramática do que o típico mistério de assassinato que acontece no palco.

Foi produzido pela primeira vez por Peter Saunders e dirigido por Charles Hickman, com decoração de Joan Jefferson Farjeon. A peça estreou no Grand Theatre de Wolverhampton em 25 de Fevereiro de 1958, antes de passar para o Strand Theatre de Londres em 22 de maio de 1958. Ela teve 250 apresentações. Em 1987, a peça foi encenada no principal palco de Teatro do Oriente em Farmingdale, em Nova York , e em maio de 2009, estreou com um elenco internacional Abbaye de Neumunster em Luxemburgo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A peça conta a história de Karl Hendryk, um professor brilhante que juntamente com sua esposa e sua prima, fogem da perseguição em seu país. Na peça não é mencionado explicitamente que eles são alemães perseguidos pelos nazistas - e Agatha Christie, provavelmente deliberadamente dado os nomes personagens que não são, evidentemente, rastreável a qualquer origem nacional. O professor está feliz por estar abrigado em uma universidade britânica, onde é respeitado por alunos e professores da mesma forma. Sua esposa, Anya, passa por um sofrimento constante de uma doença progressivamente debilitante, e se arrepende amargamente de ter sido forçado a deixar sua casa e seus amigos, mas está satisfeita com todos os aspectos de sua vida na Inglaterra. Sua prima e amiga, Lisa Koletzky, mudou-se com eles para cuidar de Anya e cuidar da casa do professor. Karl e Lisa criam sentimentos um pelo outro, e a situação é ainda mais perturbada quando uma aluna jovem e rica, Helen Rollander, começa a ter aulas particulares com o professor.