The Sittaford Mystery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Sittaford Mystery
O Mistério de Sittaford
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance policial
Editora Dodd, Mead & Co.
Lançamento 1931
Páginas 308 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues,
Mascarenhas Barreto (1979)
Isabel Alves (2005)
Editora Livros do Brasil (1979)
Edições Asa (2005)
Lançamento 1979
Páginas 436 (1979)
224 (2005)
ISBN 9789724141411
Edição brasileira
Tradução Rocha Filho
Editora Editora Nova Fronteira
ISBN 000.85.209.1012-2
Cronologia
The Floating Admiral
Peril at End House

The Sittaford Mystery (O Mistério de Sittaford, no Brasil[1] e em Portugal[2], ou O Mistério Sittaford, no Brasil[3]) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1931.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Sittaford House é uma mansão localizada em um pequeno vilarejo da campanha inglesa. O dono da casa, Joseph Trevelyan, não resistiu à oferta de alugá-la durante o inverno para as senhoras Willett e Violet Willett, mãe e filha, e se mudou provisoriamente para a cidadezinha mais próxima. Ao redor da mansão existem seis casas menores, construídas e vendidas ou alugadas pelo Sr. Trevelyan.

As novas moradoras da mansão querem estabelecer boas relações com os vizinhos e convidam-nos frequentemente para tomar chá e jogar nas frias tardes do inverno inglês. Uma tarde decidem-se por um jogo onde o objetivo é comunicar-se com os espíritos (o jogo do copo, no Brasil; se ci sei batte un colpo, em Itália). Durante o jogo recebem a mensagem de que o Sr. Trevelyan foi assassinado naquele momento.

O seu melhor amigo, que mora numa das casas e participava do jogo, sai no meio de uma nevasca para saber se aconteceu mesmo alguma coisa e, chegando na cidadezinha, descobre que era verdade: seu amigo foi assassinado misteriosamente.

É, assim, acusado um sobrinho do Sr. Trevelyan, Jim Pearson. Mas a sua namorada, a modelo Emily Trefusis, aliada a um jovem jornalista chamado Charles Enderby, não se conforma. Vai até Sittaford investigar, para provar a inocência de Jim.

Referências

  1. Editora Nova Fronteira
  2. «O Mistério de Sittaford». LeYa Online. Consultado em 21 de setembro de 2023 
  3. L&PM Editores


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.