The A.B.C. Murders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The A.B.C. Murders
Os Crimes ABC
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Reino Unido
Gênero romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento 6 de janeiro de 1936
Páginas 256 (1ª edição, capa dura)
ISBN 9781579126247
Edição portuguesa
Tradução Mascarenhas Barreto
Editora Livros do Brasil
Páginas 416
Edição brasileira
Tradução Rocha Filho
Editora Nova Fronteira
ISBN 000.85.209.0754-7
Cronologia
Death in the Clouds
Murder in Mesopotamia

The A. B. C. Murders (Os Crimes ABC, no Brasil[1] e em Portugal[carece de fontes?]) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1936. É mais uma obra marcada pela presença de Hercule Poirot, de seu amigo capitão Hastings e do Inspetor Japp da Scotland Yard.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Arthur Hastings retorna à Inglaterra e reencontra Hercule Poirot após mais um período na Argentina. Pouco depois do reencontro, Poirot mostra a Hastings uma carta que havia recebido, remetida por "ABC", anônimo que anuncia pretender cometer um crime em Andover, em 21 daquele mês. Perturbado com a carta, Poirot toma as providências necessárias, mas todos ao seu redor acreditam se tratar de alguma brincadeira sombria.

Porém, na data marcada por ABC, uma mulher chamada Alice Ascher é assassinada em Andover, dentro de seu estabelecimento comercial. Perto do corpo, um guia de trens de título "ABC", popular na Inglaterra, é encontrado. Esse crime acaba dando início a uma série de assassinatos em ordem alfabética dos nomes das vítimas e dos respectivos locais, seguido por outro na cidade de Bexhill, também com um guia de trens ABC perto do corpo da nova vítima.

É montada então uma operação policial de grande porte para solucionar o caso, que oferece grandes complicações e questionamentos, tais como o motivo do assassino e como este se relaciona com a ordem alfabética dos crimes e a identidade do perpetrador. Mas somente Hercule Poirot parece ser um adversário a altura para a mente diabólica por trás desse caso.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.