Aracy de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Araci de Almeida)
Aracy de Almeida
Aracy de Almeida
Araci de Almeida em 1945
Informação geral
Nome completo Aracy Teles de Almeida
Também conhecido(a) como Dama da Central
Dama do Encantado
O Samba em Pessoa
Nascimento 19 de agosto de 1914
Local de nascimento Rio de Janeiro, DF
Origem Encantado, Rio de Janeiro
Morte 20 de junho de 1988 (73 anos)
Local de morte Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Gênero(s) Samba
Ocupação(ões)
Período em atividade 1933—1988
Gravadora(s)
Afiliação(ões) Noel Rosa

Aracy Teles de Almeida (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1914 — Rio de Janeiro, 20 de junho de 1988) foi uma cantora brasileira. Conhecida como o "Samba em Pessoa" ou "A Dama do Encantado", foi identificada como a primeira grande cantora de samba,[1] tendo também interpretado diversos outros estilos. Amiga e principal intérprete da obra de Noel Rosa, é considerada a responsável pelo renascimento da obra do compositor.[2]

Também foi jurada em diversos programas de televisão, notavelmente do programa Show de Calouros de Silvio Santos.[3][4]

Cantava samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise, além de ter em sua casa, quadros de pintores brasileiros como Aldemir Martins e Di Cavalcanti.[5] Os que conviviam com ela, na intimidade ou profissionalmente, a viam como uma mulher lida e esclarecida. Tratada por amigos pelo apelido de "Araca", Noel Rosa disse, em entrevista para A Pátria, em 4 de janeiro de 1936: "Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo".[5]

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Em 1961.

Aracy Teles de Almeida nasceu em 19 de agosto de 1914. Foi criada no subúrbio carioca, no bairro de Encantado, numa grande família protestante; o pai, Baltazar Teles de Almeida, era chefe de trens da Central do Brasil e a mãe, dona Hermogênea, dona de casa. Tinha apenas irmãos homens.

Estudou num colégio no bairro do Engenho de Dentro, onde foi colega do radialista Alziro Zarur, passando depois para o Colégio Nacional, no Méier. Aracy costumava cantar hinos religiosos na Igreja Batista e, escondida dos pais, cantava músicas de entidades em terreiros de candomblé e no bloco carnavalesco "Somos de pouco falar". "Mas isso não rendia dinheirim", como Aracy dizia.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Anos 1930 e 1940[editar | editar código-fonte]

Em 1933, levada por Custódio Mesquita, estreia na Rádio Educadora do Brasil com a música "Bom-dia, Meu Amor" (Joubert de Carvalho e Olegário Mariano) e grava em seu primeiro disco a marcha "Em Plena Folia" (Julieta de Oliveira) . Nessa mesma emissora conhece o compositor Noel Rosa, que a convida para "tomar umas cervejas cascatinhas na Taberna da Glória". Torna-se então interprete de alguns dos seus sambas e grava em álbum "Riso de Criança" (1934).[1]

Transferindo-se para a Victor, participou do coro de diversas gravações e lançou, ainda em 1935, como solista, "Triste cuíca" (Noel Rosa e Hervé Cordovil), "Cansei de pedir", "Amor de parceria" (ambas de Noel Rosa) e "Tenho uma Rival" (Valfrido Silva). A partir de então, tornou-se conhecida como intérprete de sambas e músicas carnavalescas, tendo sido apelidada por César Ladeira de "O Samba em Pessoa". Trabalhou na Rádio Philips com Sílvio Caldas, no Programa Casé, nas rádios Cajuti, Mayrink Veiga e Ipanema. Excursionou com Carmen Miranda pelo Rio Grande do Sul.

Em 1936 foi para a Rádio Tupi e gravou com sucesso duas músicas de Noel Rosa, "Palpite Infeliz" e "O X do Problema". Em 1937 atuou na Rádio Nacional e destacou-se com os sambas "Tenha Pena de Mim" (Ciro de Sousa e Babau), "Eu Sei Sofrer" (Noel Rosa e Vadico) e "Último Desejo", de Noel Rosa, que faleceu nesse ano.

Gravou, em 1938, "Século do Progresso" (Noel Rosa) e "Feitiço da Vila" (Noel Rosa e Vadico), e, em 1939, lançou em disco "Chorei quando o Dia Clareou" (Davi Nasser e Nelson Teixeira) e "Camisa Amarela" (Ari Barroso). Para o Carnaval de 1940, gravou a marcha "O Passarinho do Relógio" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) e, no ano seguinte, "O Passo do Canguru" (dos mesmos autores).

Em 1942, lançou o samba "Fez Bobagem" (Assis Valente), "Caramuru" (B. Toledo, Santos Rodrigues e Alfeu Pinto), "Tem Galinha no Bonde" e "A Mulher do Leiteiro" (ambas de Milton de Oliveira e Haroldo Lobo). Fez sucesso no Carnaval de 1948 com "Não me Diga Adeus" (Paquito, Luis Soberano e João Correia da Silva) e, em 1949, gravou "João Ninguém" (Noel Rosa) e "Filosofia" (Noel Rosa e André Filho).

1948 a 1952 - O período Vogue[editar | editar código-fonte]

Entre 1948 e 1952, trabalhou na boate carioca Vogue, sempre cantando o repertório de Noel Rosa; graças ao sucesso de suas interpretações nessa temporada, lançou pela Continental dois álbuns de 78 rpm com músicas desse compositor: o primeiro deles, lançado em setembro de 1950, continha Conversa de botequim (com Vadico), Feitiço da Vila (com Vadico), O X do problema, Palpite infeliz, Não tem tradução e Último desejo; no segundo, lançado em março de 1951, interpretou Pra que mentir (com Vadico), Silêncio de um minuto, Feitio de Oração (com Vadico), Três apitos, Com que roupa e O Orvalho Vem Caindo (com Kid Pepe).

Foi, ao lado de Carmen Miranda, a maior cantora de sambas dos anos 30. Depois de atuar com sucesso na boate Vogue em Copacabana na década de 40, entre 1950 e 1951, gravou dois álbuns dedicados a Noel Rosa, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do poeta da Vila.

Sérgio Porto, Billy Blanco e Aracy de Almeida.

Mudou-se para a cidade de São Paulo em 1950, e lá viveu durante 12 anos. Em 1955 trabalhou no filme Carnaval em lá maior, de Ademar Gonzaga, e lançou, pela Continental, um LP de dez polegadas só com músicas de Noel Rosa, no qual foi acompanhada pela orquestra de Vadico, cantando, entre outras, São Coisas Nossas, Fita Amarela e as composições inéditas Meu Barracão, Cor de Cinza, Voltaste e A Melhor do Planeta (com Almirante).

Anos 1960[editar | editar código-fonte]

Três anos depois, lançou pela Polydor o LP Samba em pessoa. Em 1962 a RCA, reaproveitando velhas matrizes, editou o disco Chave de ouro. Em 1964, gravou com a dupla Tonico e Tinoco, o cateretê Tô chegando agora (Mário Vieira) e apresentou-se com Sérgio Porto e Billy Blanco na boate Zum-Zum no Rio de Janeiro.

Em 1965, fez vários shows no Rio de Janeiro: "Samba pede passagem", no Teatro Opinião; "Conversa de botequim", dirigido por Miele e Ronaldo Boscoli, no Crepúsculo; e um espetáculo na boate Le Club, com o cantor Murilo de Almeida. No ano seguinte, a Elenco lançava o disco Samba é Aracy de Almeida. Com o cômico Pagano Sobrinho, fez "É proibido colocar cartazes", um programa de calouros da TV Record, de São Paulo, em 1968. No ano seguinte, a dupla apresentou-se na boate paulistana Canto Terzo.

Ainda em 1969, fez parte do show "Que maravilha!", apresentado no Teatro Cacilda Becker em São Paulo e dirigido por Fernando Faro. Além de Aracy, participaram Jorge Ben, Toquinho e Paulinho da Viola.[6]

Carreira na Televisão[editar | editar código-fonte]

Depois disso, com a entrada da bossa nova, os intérpretes de samba já não eram tão solicitados. Aracy trabalhou em vários programas de TV: Programa do Bolinha; na TV Tupi, com Mário Montalvão; na TV Globo, com a Buzina do Chacrinha; no Programa Silvio Santos; programas na TVE; Programa da Pepita Rodrigues, na TV Manchete; Programa do Perlingeiro, na TV Excelsior; no Almoço com as estrelas, com Aérton Perlingeiro, entre outros.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi sempre bastante discreta com relação a sua vida pessoal e não teve filhos. Entre 1938 e 1942, foi casada com José Fontana, mais conhecido como Rey e que era então goleiro do Vasco da Gama.[7]

Desde o final dos anos 1950, esteve em um relacionamento com o coronel-médico reformado Henrique Leopoldo Pfefferkorn, conhecido por seus amigos como Capita.[8]

Doença e morte[editar | editar código-fonte]

Em 1988, Aracy teve um edema pulmonar. No início, ficou internada em São Paulo, retornando ao Rio de Janeiro para o hospital da SEMEG, na Tijuca. Silvio Santos a ajudou financeiramente na época em que esteve doente e lhe telefonava todos os dias, às 18 horas, para saber como ela estava.

Depois de dois meses em coma, voltou à lucidez por dois dias, e, num súbito aumento de pressão arterial, faleceu no dia 20 de junho, aos 73 anos. Seu corpo foi velado no Teatro João Caetano, visto que seu último show com Albino Pinheiro havia sido lá. O Cemitério Parque Jardim da Saudade doou o túmulo para ela; porém, já havia uma gaveta num cemitério em São Paulo, mas Adelaide não quis levá-la para lá. O Corpo de Bombeiros percorreu parte do Rio de Janeiro com a sua urna como homenagem, passando pelos lugares importantes frequentados por Aracy (Copacabana, Glória, Lapa, Vila Isabel, Méier e Encantado).

Atriz[editar | editar código-fonte]

Resumo cronológico[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de desbocada, ainda menina, cantou sambas e marchas nas Escolas de Samba.
  • Em 1933, apresentado a Custódio Mesquita a conduziu ao seu programa na Rádio Educadora, ano que conheceu Noel Rosa, nascendo ali uma grande amizade, apesar de nunca haver nenhuma relação amorosa, Noel mesmo assim compôs para ela a canção Riso de Crianças, que Aracy grava em 1935. A partir de então, passou a compor músicas exclusivas para ela.
  • Devido a sua estatura, baixa, magra, não frequentou o Cassino da Urca e nem foi capa de revista.
  • Com a morte de Noel Rosa em 1937, passa a compor marchinhas carnavalescas.
  • Em 1946, estreou no cinema com o filme Segura Esta Mulher
  • Na década de 50, trocou o Rio de Janeiro por São Paulo e foi contratada pela Rádio Record.
  • Na década de 70, atuou na televisão como apresentadora e jurada, na Buzina do Chacrinha e depois no Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos.
  • Faleceu em 20 de junho de 1988, de embolia pulmonar, aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Fonte:[1][9][10]

Gravações em 78rpm / Rádio[editar | editar código-fonte]

Indíce Musica Composição Interprete Acompanhada por Gênero Gravadora Lançamento
1 Em Plena Folia Julieta de Oliveira Aracy de Almeida Pixinguinha e sua Orquestra Marcha Columbia 22258-A 1934
2 Golpe Errado Jaci Aracy de Almeida Pixinguinha e sua Orquestra Marcha Columbia 22259-A 1934
3 Riso de Criança Noel Rosa Aracy de Almeida Pixinguinha e sua Orquestra Samba Columbia 8107-A 1934
4 Saudade do Meu Papai Walfrido Silva/Roberto Martins Aracy de Almeida Pixinguinha e sua Orquestra Marcha Columbia 8107-B 1934
5 Triste Cuíca Noel Rosa/Hervé Cordovil Aracy de Almeida Benedito Lacerda e seu Regional Samba Victor 33927-A 1935
6 Tenho uma Rival Walfrido Silva Aracy de Almeida Benedito Lacerda e seu Regional Samba Victor 33927-B 1935
7 Pedindo a São João Herivelto Martins/Darci de Oliveira Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 33937-A 1935
8 Santo Antonio, São Pedro e São João Herivelto Martins/Alcebíades Barcelos “Bide” Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Marcha Victor 33937-B 1935
9 Tic-Tac Roberto Martins/Waldemar Silva Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Marcha Victor 33949-A 1935
10 Cansei de Pedir Noel Rosa Aracy de Almeida Grupo do Canhoto Samba Victor 33949-B 1935
11 Não Deves Sorrir pra Mim Roberto Martins Aracy de Almeida Grupo do Canhoto Samba Victor 33963-A 1935
12 Samba o Meu Samba J. Aimberê Aracy de Almeida Grupo do Canhoto Samba Victor 33963-B 1935
13 Chave de Ouro Roberto Martins/Alcebíades Barcelos “Bide” Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 33973-A 1935
14 Amor de Parceria Noel Rosa Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba-Choro Victor 33973-B 1935
15 Ao Menos um Olhar Walfrido Silva/Germano Augusto Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 33981-A 1935
16 Eu por Você Kid Pepe Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 33981-B 1935
17 Tens de Compreender Antônio Nássara Aracy de Almeida Grupo do Canhoto Samba Victor 33997-A 1935
18 Não Te Dou Perdão Germano Augusto/José Fernandes Aracy de Almeida Grupo do Canhoto Samba Victor 33997-B 1935
19 Palpite Infeliz Noel Rosa Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34007-A 1936
20 Que Baixo Noel Rosa/Antônio Nássara Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34007-B 1936
21 Manda Embora Essa Tristeza Capiba Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Frevo-Canção Victor 34019-A 1936
22 Já Faz um Ano Nelson Ferreira Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Frevo-Canção Victor 34019-B 1936
23 Ingratidão José Maria de Abreu/Carlos Rego Barros de Souza Aracy de Almeida Samba Victor 34027-A 1936
24 Ótima Ocasião Luiz Vassalo Aracy de Almeida Marcha Victor 34027-B 1936
25 E Você Me Abandonou José Maria de Abreu / Carlos Rego Barros de Souza Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34040-A 1936
26 Se o Morro Não Descer Herivelto Martins / Darci de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34040-B 1936
27 Pombo Correio José Maria de Abreu /Carlos Rego Barros de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34090-A 1936
28 ABC do Amor Ciro de Souza/ Moreira da Silva Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34090-B 1936
29 “X” do Problema Noel Rosa Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34099-A 1936
30 Meu Coração Roberto Martins/Waldemar Silva Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34099-B 1936
31 Ele Vem Chorando Roberto Martins/Alcebíades Barcelos “Bide” Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34106-A 1936
32 Contentamento Buci Moreira/Raul Marques Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34106-B 1936
33 Não Quero Mais Angenor de Oliveira/Carlos Moreira de Castro/Zé da Zilda* Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34125-A 1936
34 Não Há Razão Kid Pepe/Zé Pretinho Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34125-B 1936
35 Ai, Ai, Ai... Floriano Ribeiro de Pinho Aracy de Almeida Os Reis do Ritmo Samba Victor 34134-A 1937
36 Lua Indiscreta Antônio Nássara/Cristóvão de AlencarCristóvão de Alencar Aracy de Almeida Os Reis do Ritmo Marcha Victor 34134-B 1937
37 Mandei Carimbar Kid Pepe/Germano Augusto Aracy de Almeida Os Reis do Ritmo Batucada Victor 34138-A 1937
38 Minha Pombinha Kid Pepe/Germano Augusto Aracy de Almeida Os Reis do Ritmo Marcha Victor 34138-B 1937
39 Eu e Você Raul Marques/Ernani Silva Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34146-A 1937
40 Helena Raul Marques/Ernani Silva Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34146-B 1937
41 So Pode Ser Você Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34152-A 1937
42 Pensando em Ti Antônio Nássara/Castro Barbosa Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34152-B 1937
43 Eu Sei Sofrer Noel Rosa Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34176-A 1937
44 O Maior Castigo Que Eu Te Dou Noel Rosa Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34176-B 1937
45 Bate, Bate Coração Roberto Martins/Mário Lago Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Marcha Victor 34190-A 1937
46 Tem Tempo Roberto Martins/Waldemar Silva Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34190-B 1937
47 Opinião de Mulher Benedito Lacerda/Herivelto Martins Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34204-A 1937
48 Tens Que Mudar de Proceder Benedito Lacerda/Kid Pepe Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34204-B 1937
49 Você Me Paga o Que Fez Antônio Nássara Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34214-A 1937
50 Passe pra Dentro Gadé/Walfrido Silva Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Choro Victor 34214-B 1937
51 Tenha Pena de Mim Waldemiro José da Rocha “Babaú”/Ciro de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34229-A 1937
52 Marido da Orgia Ciro de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34229-B 1937
53 Dono do Meu Afeto Antônio Nássara/Eratóstenes Frazão Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34242-A 1937
54 Nunca Pensei Antônio Nássara/Rubens Soares Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34242-B 1937
55 O Que Tem Iaiá Germano Augusto/Kid Pepe Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Batucada Victor 34258-A 1937
56 A Inveja Matou Caim Antônio Almeida/Kid Pepe Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Batucada Victor 34258-B 1937
57 Morreu o Meu Primeiro Amor Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34266-A 1938
58 Quebrei a Jura Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34266-B 1938
59 Vaca Amarela Lamartine Babo/Carlos Neto Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Marcha Victor 34286-A 1938
60 Esquina da Sorte Lamartine Babo/ Hervé Cordovil Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Marcha Victor 34286-B 1938
61 Veneza Americana Nelson Ferreira/Ziul Matos Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Frevo-Canção Victor 34291-A 1938
62 Nada Faz Mal Nelson Ferreira Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Frevo-Canção Victor 34291-B 1938
63 Não Sei Se É Assis Valente/Leandro Medeiros Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34295-A 1938
64 A Folia Já Chegou Assis Valente Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34295-B 1938
65 Último Desejo Noel Rosa Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba-Canção Victor 34296-A 1938
66 Século do Progresso Noel Rosa Aracy de Almeida Boêmios da Cidade Samba Victor 34296-B 1938
67 Qual o Quê Antônio Almeida Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34309-A 1938
68 Se Alguém Sofreu Jacob [Jacob Pick Bittencourt] Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34309-B 1938
69 Paft, Paft [Paft-Paft] Gadé Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34321-A 1938
70 Dizem por Aí Waldemar de Abreu “Dunga” Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34321-B 1938
71 O Que Foi Que Eu Fiz Ciro de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34332-A 1938
72 Quem Mandou Coração Roberto Martins/Jorge Faraj Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34332-B 1938
73 Meu Mulato Ciro de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34342-A 1938
74 Dê um Sorriso José Maria de Abreu/Carlos Rego Barros de Souza Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34342-B 1938
75 Só Falta Pancada Roberto Cunha/Antônio Nássara Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34356-A 1938
76 Venceu o Amor Jaime Florence/Manezinho Araújo Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34356-B 1938
77 Vais Te Cansar Francisco Malfitano/Eratóstenes Frazão Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34368-A 1938
78 Rapaz Folgado Noel Rosa Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34368-B 1938
79 Moreno Faceiro Pedro Caetano Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34379-A 1938
80 Quem Foi Que Jurou Peterpan / Claudionor Cruz Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34379-B 1938
81 Orgia e Nada Mais Haroldo Lobo / Alcebíades Barcelos “Bide” Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34389-A 1938
82 Miau... Miau... Haroldo Lobo / Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Marcha Victor 34389-B 1938
83 Caramuru Antônio Nássara / Sá Roris Aracy de Almeida Orquestra Victor Brasileira Marcha Victor 34402-A 1939
84 Eu Vim lhe Procurar Paquito / Florêncio Santos / Nelson Trigueiro Aracy de Almeida Orquestra Victor Brasileira Samba Victor 34402-B 1939
85 Paz e Harmonia Waldemar de Abreu “Dunga”/Dias da Cruz Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34416-A 1939
86 Goodbye, Amor Roberto Martins/Oscar Lavado Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34416-B 1939
87 Mundo Mal Dividido Nelson Teixeira/Francisco Modesto/Rubens Soares Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34432-A 1939
88 Chorei Quando o Dia Clareou Nelson Teixeira/David Nasser Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34432-B 1939
89 Camisa Amarela Ary Barroso Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34445-A 1939
90 Meu Amor Foi-se Embora Germano Augusto/Francisco Modesto Aracy de Almeida Conjunto Regional RCA-Victor Samba Victor 34445-B 1938
91 Pedro Viola Laurindo deAlmeida Aracy de Almeida Regional Samba-Canção Victor 34456-A 1939
92 Já Jurei Rubens Soares/Antônio Nássara Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34456-B 1939
93 Eu Dei Valdemiro Rocha “Babaú” Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34469-A 1939
94 Assim Não Posso Viver Nelson Teixeira/Francisco Santos Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34469-B 1939
95 Juro... Juro... Waldemar Silva/Paulo Pinheiro Aracy de Almeida Samba Victor 34483-A 1939
96 Pão com Banana Cicero Nunes/J. Portela Aracy de Almeida Samba-Choro Victor 34483-B 1939
97 Venha à América do Sul Jimmy McHugh/versão: Osvaldo Santiago Aracy de Almeida Regional Rumba Victor 34503-A 1939
98 Fale Mal... Mas Fale de Mim Ataulfo Alves/Marino Pinto Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34503-B 1939
99 Prá Mim Meu Amor Mentiu Germano Augusto/Ari de Almeida Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34518-A 1939
100 Pra Que Tanto Orgulho Kid Pepe/João da Baiana Aracy de Almeida Regional Batucada Victor 34518-B 1939
101 O Passarinho do Relógio [Kuko] Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Marcha Victor 34532-A 1939
102 Miserê Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Samba Victor 34532-B 1939
103 Papagaio Sá Roris/J. Piedade Aracy de Almeida Orchestra Marcha Victor 34539-A 1940
104 Todo Mundo Reclama Nelson Teixeira/David Nasser Aracy de Almeida Samba Victor 34539-B 1940
105 Mamãe Baiana Joracy Camargo/Xerem Aracy de Almeida Regional Canção Victor 34586-A 1940
106 Minha Saudade Laurindo deAlmeida Aracy de Almeida Regional Canção Victor 34586-B 1940
107 Positivamento Não Ataulfo Alves/Marino Pinto Aracy de Almeida Orchestra Samba Victor 34605-A 1940
108 Continua Ataulfo Alves/Marino Pinto Aracy de Almeida Orchestra Samba Victor 34605-B 1940
109 Oh! Dona Ignez Wilson Batista/Marino Pinto Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34609-A 1940
110 Brigamos Outra Vez Wilson Batista/Marino Pinto Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34609-B 1940
111 Menina Fricote Marília Batista/Henrique Batista Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34647-A 1940
112 Bem Sei Rubens Soares/Francisco Santos Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34647-B 1940
113 Com Razão ou Sem Razão Ari de Almeida/David NasserHeitor dos Prazeres Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34658-A 1940
114 Saudosa Favela Heitor dos Prazeres Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34658-B 1940
115 Tudo Foi Surpresa Peterpan/Valzinho Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34675-A 1940
116 Mandei Você Embora Juraci Araújo/Gomes Filho Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34675-B 1940
117 Passo do Canguru Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orchestra Marcha Victor 34692-A 1940
118 A Dança dos Índios Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orchestra Marcha Victor 34692-B 1940
119 Furação Haroldo Lobo/Antônio Nássara Aracy de Almeida Orchestra Marcha Victor 34709-A 1940
120 Hoje Vou Almoçar com Você Haroldo Lobo/Cristóvão de Alencar Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34709-B 1940
121 Um Banquinho Para Dois Ciro de Souza Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34750-A 1941
122 Mania de Grandeza Ciro de Souza Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34750-B 1941
123 Eu Não Sou Daqui Ataulfo Alves/Wilson Batista Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34757-A 1941
124 Eu Vou Lá no Candomble Antonio Almeida Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34757-B 1941
125 Ganha-Se Pouco Mas É Divertido Wilson Batista/Ciro de Souza Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Choro Victor 34780-A 1941
126 Falta de Sorte Geraldo Pereira/Marino Pinto Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34780-B 1941
127 Gênio Mau Rubens Soares/Wilson Batista Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34787-A 1941
128 Sinto Muito, Amor Waldemar de Abreu “Dunga”/Haroldo Lobo Aracy de Almeida Os Diabos do Céu Samba Victor 34787-B 1941
129 Telefone Depois das Dez Haroldo Lobo/Cristóvão de Alencar Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34829-A 1941
130 Não É Vantagem Ary Barroso Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34829-B 1941
131 A Mulher do Leiteiro Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Marcha Victor 34845-A 1941
132 Serenata dos Galos Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Marcha Victor 34845-B 1941
133 Eu Sou do Ritmo José Gagliardi/de Louro Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Marcha Victor 34864-A 1942
134 Anoiteceu José Gagliardi/de Louro Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Samba Victor 34864-B 1942
135 Tem Galinha no Bonde Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Marcha Victor 34867-A 1942
136 Oito em Pé Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Passos e sua Orquestra Marcha Victor 34867-B 1942
137 Fez Bobagem Assis Valente Aracy de Almeida Regional Luiz Americano Samba Victor 34882-A 1942
138 Amanhã Eu Dou Assis Valente Aracy de Almeida Regional Luiz Americano Samba Victor 34882-B 1942
139 Vai Trabalhar Ciro de Souza Aracy de Almeida Regional Luiz Americano Samba Victor 34897-A 1942
140 Engomadinho Pedro Caetano/Claudionor Cruz Aracy de Almeida Regional Luiz Americano Choro Victor 34897-B 1942
141 Ela Me Passou prá Trás J. Batista/Germano Augusto [composed by Wilson Batista] Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34936-A 1942
142 Coberto de Ouro Valdemar Gomes/Afonso Teixeira Aracy de Almeida Regional Samba Victor 34936-B 1942
143 Mamãe, Lá Vem o Bonde Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.226-A 1942
144 Que Passo é Esse, Adolfo? Haroldo Lobo/Roberto Roberti Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.226-B 1942
145 Samba da Gávea Osvaldo Lobo/João Batista de Oliveira [composed by Wilson Batista] Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.240-A 1942
146 Coitadinha de Mim Jorge Faraj/João Batista de Oliveira [composed by Wilson Batista] Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.240-B 1942
147 O Sorriso do Cobrador Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.245-A 1943
148 Hula-Hula Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.245-B 1943
149 Viva o Leite! Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.268-A 1943
150 Chegou o Caminhão da Carne Haroldo Lobo/Milton de Oliveira/J. Batista [composed by Wilson Batista] Aracy de Almeida Orquestra Fon-Fon Marcha Odeon 12.268-B 1943
151 Maestro Caixa de Fósforo Germano Augusto/Gabriel Meira Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.289-A 1943
152 Cinquenta por Cento Sílvio Caldas/Marino Pinto Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.289-B 1943
153 Nega Pelada, Me Deixa Roberto Roberti/Arlindo Marques Jr. Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.305-A 1943
154 Remorso Waldemar de Abreu “Dunga” Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.305-B 1943
155 Não Convém Valzinho/Jorge de Castro Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.300-A 1943
156 Muito Obrigado Henrique de Almeida/Jorge de Castro Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.300-B 1943
157 O Juca do Pandeiro Wilson Batista/Augusto Garcez Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.332-A 1943
158 Diagnóstico Wilson Batista/Germano Augusto Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.332-B 1943
159 A Vida É uma Mentira Caco Velho/Heitor de Barros Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.360-A 1943
160 Ingrato Malaquias Francisco Malfitano Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.360-B 1943
161 Quero um Samba Wilson Batista/Valdemar Gomes Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.392-A 1943
162 Gosto Mais do Salgueiro Wilson Batista/Germano Augusto Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.392-B 1943
163 Quem Disse Que Eu Não Caso? Peterpan/Afonso Teixeira Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.405-A 1944
164 Ninguém Ensaiou Haroldo Lobo/Benedito Lacerda Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.405-B 1944
165 Tudo Passa Newton Teixeira/Sá Roris Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.437-A 1944
166 Onde É Que Vais Morar Kid Pepe/Téo Magalhães Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Batucada Odeon 12.437-B 1944
167 Jacaré Te Abraça Assis Valente Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.443-A 1944
168 Cocktail de Quarenta e Quatro Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.443-B 1944
169 Olha Ela Aí, Valdemar Gil Lima/Ary Cordovil Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.456-A 1944
170 Não Tenho Juizo Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.456-B 1944
171 O Galo Onde Canta, Janta Roberto Cunha/Isidoro de Freitas Aracy de Almeida Conjunto Luiz Americano Samba Odeon 12.485-A 1944
172 Na Parede da Igrejinha Ary Barroso Aracy de Almeida Conjunto Luiz Americano Samba Odeon 12.485-B 1944
173 Mundo às Avessas Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.528-A 1944
174 Sambei 24 Horas Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.528-B 1944
175 Tem Cabrito na Horta Benedito Lacerda/Haroldo Lobo Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.532-A 1945
176 Sabotagem no Morro Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.532-B 1945
177 Tudo Acabado Heitor dos Prazeres Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.547-A 1945
178 Por Causa de uma Mulher Carvalhinho/Romeu Gentil Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Batucada Odeon 12.547-B 1945
179 Ele Disse Adeus Marino Pinto/Claudionor Cruz Aracy de Almeida Conjunto Luiz Americano Samba Odeon 12.575-A 1945
180 João Cegonha Rubens Soares/David Nasser Aracy de Almeida Conjunto Luiz Americano Samba Odeon 12.575-B 1945
181 Parabéns Para Você Wilson Batista/Roberto Martins Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.602-A 1945
182 Ele Não Sabe Dançar Alcebíades Nogueira/Cristóvão de Alencar Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.602-B 1945
183 Entra, Não Demora... Aloisio Silva Araújo Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Marcha Odeon 12.622-A 1945
184 Flauta, Cavaquinho e Violão Custódio Mesquita/Orestes Barbosa Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Samba-Choro Odeon 12.622-B 1945
185 A Minha Vida Amado Regis Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Samba Odeon 12.633-A 1945
186 As Águas Rolaram Alcebíades Nogueira/Cristóvão de Alencar Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Samba Odeon 12.633-B 1945
187 Não Sou Manoel Roberto Martins/Wilson Batista Aracy de Almeida Rogério Guimarães, Abel Ferreira, Raul de Barros & Solon Marcha Odeon 12.637-A 1945
188 O Alberto Bronquiou Haroldo Lobo/Wilson Batista Aracy de Almeida Rogério Guimarães, Abel Ferreira, Raul de Barros & Solon Samba Odeon 12.637-B 1945
189 Harakiri Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Marcha Odeon 12.648-A 1945
190 Em um Café do Estácio Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.648-B 1945
191 Entra Vasco Arnaldo Paes/Ari Monteiro Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Marcha Odeon 12.659-A 1946
192 Sou Eu Que Dou as Ordens Heitor dos Prazeres Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.659-B 1946
193 Quando o Rei Momo Me Chamar Newton Teixeira/Cristóvão de Alencar Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.668-A 1946
194 Bate o Sino, Juvenal Haroldo Lobo/Grande Otelo Aracy de Almeida Conjunto Claudionor Cruz Samba Odeon 12.668-B 1946
195 Franqueza Newton Teixeira/Valdemar Gomes Aracy de Almeida Lauro Araújo e seu Ritmo Samba Odeon 12.686-A 1946
196 Saia do Caminho Custódio Mesquita/Evaldo Ruy Aracy de Almeida Lauro Araújo e seu Ritmo Samba Odeon 12.686-B 1946
197 Memórias de Torcedor Wilson Batista/Geraldo Gomes Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Samba Odeon 12.694-A 1946
198 Pretensão É Vaidade Carvalhinho/Humberto de Carvalho/Afonso Teixeira Aracy de Almeida Conjunto Rogério Guimarães Samba Odeon 12.694-B 1946
199 As Três da Manhã Herivelto Martins Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.700-A 1946
200 Nunca Vi Dançar Assim Ari Monteiro Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Odeon 12.700-B 1946
201 Trabalha, Mulher Herivelto Martins/Benedito Lacerda Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.742-A 1947
202 Louco, Ela É o Seu Mundo Henrique de Almeida/Wilson Batista Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.742-B 1947
203 É Pão ou Não É? Ary Barroso Aracy de Almeida Raul de Barros (trombone) e seu Conjunto Marcha Odeon 12.755-A 1947
204 Deixa o Mundo Falar Ary Barroso Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.755-B 1947
205 Câmbio Negro Miguel Lima/Gil Lima Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Marcha Odeon 12.759-A 1947
206 Levaram o Claudionor no Tintureiro Haroldo Lobo/Jorge de Castro Aracy de Almeida Conjunto Regional Odeon Samba Odeon 12.759-B 1947
207 Cidade do Interior Marino Pinto/Mário Rossi Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.767-A 1947
208 Mulato Calado Marina Batista/Benjamin Batista [composed by Wilson Batista] Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.767-B 1947
209 Santa Terezinha Roberto Martins/Ari Monteiro Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Marcha Odeon 12.780-A 1947
210 Carta Esquecida Mario Amorim Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.780-B 1947
211 Escandalosa Moacir Silva/Djalma Esteves Aracy de Almeida Trio Madrigal & Vocalistas Tropicais Rumba Odeon 12.793-A 1947
212 Quem Foi? Nestor de Holanda/Jorge Tavares Aracy de Almeida Vocalistas Tropicais Samba-Canção Odeon 12.793-B 1947
213 Pela Décima Vez Noel Rosa Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.804-A 1947
214 Resignação Peterpan/Afonso Teixeira Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.804-B 1947
215 Na Sombra do Boi Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.826-A 1948
216 Não Me Diga Adeus Luiz Soberano/J. G. da Silva/ Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Samba Odeon 12.826-B 1948
217 Comprei um Buda Haroldo Lobo/Benedito Lacerda Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.835-A 1948
218 Bairros de Pequim Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Regional do Benedito Lacerda Marcha Odeon 12.835-B 1948
219 Um Lar e Você... Evaldo Ruy/Lúcio Alves Aracy de Almeida Orquestra Odeon Fox-Canção Odeon 12.847-A 1948
220 Distância Fernando Lobo Aracy de Almeida Orquestra Odeon Samba-Canção Odeon 12.847-B 1948
221 A Sanfona do Mané Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Orquestra Odeon Marcha Odeon 12.850-A 1948
222 Casório da Maria Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Orquestra Odeon Vira Odeon 12.850-B 1948
223 Quando Foi, Porque Foi Fernando Lobo Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba-Canção Odeon 12.867-A 1948
224 Mal Agradecida Wilson Batista/Buci Moreira Aracy de Almeida Conjunto Geraldo Medeiros Samba Odeon 12.867-B 1948
225 Nasci Para Bailar, Nasci Para Sambar Joel de Almeida/Tasiro/Fernando Lobo Aracy de Almeida Fats Elpídio e seu Ritmo Samba Odeon 12.876-A 1948
226 Quando Esse Nêgo Chega Haroldo Barbosa Aracy de Almeida Fats Elpídio e seu Ritmo Samba Odeon 12.876-B 1948
227 Na Beira da Praia Luiz Soberano/Felisberto Martins Aracy de Almeida Raul de Barros (trombone) e seu Conjunto Samba Odeon 12.889-A 1948
228 Cala a Boca Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Raul de Barros (trombone) e seu Conjunto Samba Odeon 12.889-B 1948
229 O Passo da Girafa Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Guari e sua Orquestra Marcha Odeon 12.901-A 1949
230 O Circo Vem Aí Haroldo Lobo/Milton de Oliveira/Carvalhinho Aracy de Almeida Guari e sua Orquestra Marcha Odeon 12.901-B 1949
231 Balada (partido Evaldo Ruy/Haroldo Lobo/Fernando Lobo Aracy de Almeida Conjunto Odeon Lto Odeon 12.904-A 1949
232 Francamente, Claudionor Evaldo Ruy/Haroldo Lobo/Fernando Lobo Aracy de Almeida Conjunto Odeon Samba Odeon 12.904-B 1949
233 Até o Amargo Fim Newton Teixeira/David Nasser Aracy de Almeida Guari, Garoto & Ritmo Odeon Samba-Canção Odeon 12.930-A 1949
234 Estranho Newton Teixeira/David Nasser Aracy de Almeida Guari, Garoto & Ritmo Odeon Samba-Canção Odeon 12.930-B 1949
235 Passa Mañana Denis Brean/Blota Jr. Aracy de Almeida Fats Elpídio e seus Muchachos Guaracha Odeon 12.937-A 1949
236 Desde Ontem Fernando Lobo Aracy de Almeida Fats Elpídio e seus Muchachos Bolero Odeon 12.937-B 1949
237 Chutaram o Pinto Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Fats Elpídio e seus Muchachos Marcha Odeon 12.953-A 1949
238 João Ninguém Noel Rosa Aracy de Almeida Fats Elpídio e seus Muchachos Samba Odeon 12.953-B 1949
239 Chorou Madureira [Paulo da Portela] Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Raul de Barros (trombone) e seu Conjunto Samba Odeon 12.971-A 1950
240 Minha Intenção Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Raul de Barros (trombone) e seu Conjunto Samba Odeon 12.971-B 1950
241 Hoje Vale Tudo Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Orchestra Marcha Odeon 12.983-A 1950
242 Lanterna de Aladim Haroldo Lobo/David Nasser Aracy de Almeida Orchestra Marcha Odeon 12.983-B 1950
243 Falta do Que Fazer Peterpan/Ari Monteiro Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.262-A 1950
244 Toca a Rumba Peterpan/Ari Monteiro Aracy de Almeida Conjunto Continental Rumba Continental 16.262-B 1950
245 Palpite Infeliz Noel Rosa Aracy de Almeida Quarteto Continental Samba Continental 16.317-A 1950
246 Conversa de Botequim Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Quarteto Continental Samba Continental 16.317-B 1950
247 Feitiço da Vila Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Francisco Sergio e sua Orquestra Samba Continental 16.318-A 1950
248 Último Desejo Noel Rosa Aracy de Almeida Francisco Sérgio e sua Orquestra Samba Continental 16.318-B 1950
249 Não Tem Tradução Noel Rosa Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.319-A 1950
250 O “X” do Problema Noel Rosa Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.319-B 1950
251 A Dor do Amor João de Barro Aracy de Almeida Trio Madrigal, Trio Melodia & Orchestra Samba Continental 16.345-A 1951
252 Tem Pena de Mim Hervé Cordovil Aracy de Almeida Trio Madrigal, Trio Melodia & Orchestra Samba Continental 16.345-B 1951
253 Não Direi a Ninguém Polera/David Nasser Aracy de Almeida Quinteto Continental Samba Continental 16.357-A 1951
254 Basta Dizer Que Sim Fernando Lobo/Paulo Soledade Aracy de Almeida Quinteto Continental Bolero Continental 16.357-B 1951
255 O “X” do Problema Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
256 No Baile da Flor de Lis Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
257 Quando o Samba Acabou Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
258 Meu Barracão Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
259 Voltaste Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
260 Rua do Sol Hervé Cordovil/Manezinho Araújo Aracy de Almeida Trio Melodia & Conjunto Waldir Azevedo Baião Continental 16.377-A 1951
261 Baião Sacudido Humberto Teixeira/Luiz Bandeira Aracy de Almeida Trio Melodia & Conjunto Waldir Azevedo Baião Continental 16.377-B 1951
262 João Ninguém Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
263 Feitio de Oração Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
264 Mais um Samba Popular Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
265 Vitória Noel Rosa/Romualdo Peixoto “Nonô” Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
266 Prá Que Mentir Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.391-A 1951
267 Silêncio de um Minuto Noel Rosa Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.391-B 1951
268 Feitio de Oração Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.392-A 1951
269 Três Apitos Noel Rosa/Osvaldo Gogliano “Vadico” Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.392-B 1951
270 Com Que Roupa Noel Rosa Aracy de Almeida Trio Madrigal, Trio Melodia, and Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.393-A 1951
271 O Orvalho Vem Caindo Noel Rosa/Kid Pepe Aracy de Almeida Trio Madrigal, Trio Melodia, and Vero [Radamés Gnattali] e sua Orquestra Samba Continental 16.393-B 1951
272 Você É um Colosso Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
273 Cansei de Pedir Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
274 Riso de Criança Noel Rosa Aracy de Almeida Orchestra Samba Programa "No Tempo de Noel Rosa" 1951
275 Não se Aprende na Escola Haroldo Barbosa Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e seu Conjunto Samba Continental 16.411-A 1951
276 Baião das Alagoas Humberto Teixeira Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] e seu Conjunto Baião Continental 16.411-B 1951
277 Chegou Vila Isabel Fernando Lobo/Manezinho Araújo Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.501-A 1952
278 Querer Bem Antônio Maria/Fernando Lobo Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.501-B 1952
279 João Ninguém Noel Rosa Aracy de Almeida Fats Elpídio e seus Muchachos Samba Odeon 13.206-A 1952
280 Quem Telefona J. Piedade/W. Goulart Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] & seu Conjunto Samba Continental 16.538-A 1952
281 Já Vai Evaldo Ruy/Duba Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] & seu Conjunto Samba Continental 16.538-B 1952
282 As Lágrimas Podem Secar Ted Aracy de Almeida Bittencourt & seu Conjunto Samba Continental 16.638-A 1952
283 Boite Francisco Alves/René Bittencourt Aracy de Almeida Bittencourt & seu Conjunto Samba-Canção Continental 16.638-B 1952
284 Devagar José Goncalves/Jarbas Reis Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.667-A 1953
285 Estou Ficando Doida Romeu Gentil/Paquito Aracy de Almeida Conjunto Continental Marcha Continental 16.667-B 1953
286 Saudade, Resto de Amor Norival Reis/Adelino Moreira Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.695-A 1953
287 Por Que É Que Você Chora? Ary Cordovil/Buci Moreira Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.695-B 1953
288 Se Eu Morresse Amanhã Antônio Maria Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] & seu Conjunto Samba Continental 16.731-A 1953
289 Perdida Paulo Soledade/Marino Pinto Aracy de Almeida Vero [Radamés Gnattali] & seu Conjunto Samba Continental 16.731-B 1953
290 Pezinho pra Cá, Pezinho pra Lá João de Barro Aracy de Almeida Trio Madrigal & Trio Melodia Corta-Jaca Continental 16.774-A 1953
291 Chegou o Guloso Norival Reis/Rutinaldo Aracy de Almeida Trio Madrigal & Trio Melodia Baião Continental 16.774-B 1953
292 Então Mudou Ary Cordovil/Fernando Lobo Aracy de Almeida Bittencourt & seu Conjunto Samba Continental 16.795-A 1953
293 Não Vá Embora Antônio Maria Aracy de Almeida Bittencourt & seu Conjunto Samba Continental 16.795-B 1953
294 Quando Tu Passas por Mim Vinicius de Moraes/Antônio Maria Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.820-A 1953
295 Recado Denis Brean/Rogaciano Leite Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.820-B 1953
296 Eu Fiz Você Sofrer Mário Blanco/Ary Cordovil/ Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.889-A 1954
297 Eu Vou Chorar Julio Nagib/Hélio Sindô Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.889-B 1954
298 Que Será de Mim? Haroldo Lobo/Milton de Oliveira Aracy de Almeida Conjunto Continental Samba Continental 16.890-A 1954
299 Não Acredito Mais Hervé Cordovil/Polera Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 16.890-B 1954
300 A Tua Vida É um Segredo Lamartine Babo Aracy de Almeida Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara Samba Continental 16.934-A 1954
301 Dobrado de Amor a São Paulo Vinicius de Moraes/Antônio Maria Aracy de Almeida Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara Dobrado Continental 16.934-B 1954
302 Quem Vem prà Beira do Mar Dorival Caymmi Aracy de Almeida Poly & seu Conjunto Toada Continental 16.982-A 1954
303 Telefone Mudo Mariza Pinto Coelho Aracy de Almeida Poly & seu Conjunto Samba-Canção Continental 16.982-B 1954
304 Isto É Papel, João? David Raw/Carlos Galindo Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Marcha Continental 17.048-A 1955
305 Vou-me Embora Bené Nunes/B. Silveira Aracy de Almeida Conjunto Abel Ferreira Samba Continental 17.048-B 1955
306 Cafuné Denis Brean/Gilberto Milfont Aracy de Almeida Orchestra Samba-Toada Continental 17.200-A 1955
307 Conselho Inútil Miguel Gustavo Aracy de Almeida Orchestra Samba Continental 17.200-B 1955
308 Zé Povinho Victor Simon/Dias da Cruz Aracy de Almeida Orchestra Samba Continental 17.220-A 1955
309 Já Fui Areia & Orchestra Victor Simon/David Raw Aracy de Almeida Samba Continental 17.220-B 1955
310 Ingratidão Mário Vieira Aracy de Almeida Tonico & Tinoco Cateretê Continental 17.251-A 1955
311 Tô Chegando Agora Mário Vieira/Juraci Rago Aracy de Almeida Tonico & Tinoco Cateretê Continental 17.251-B 1955
312 Mais Vale um Gosto Mirabeau/Don Madrid/Urgel de Castro Aracy de Almeida Antonio Sergi e sua Orquestra Marcha Continental 17.386-A 1957
313 Oh! Senhor Mirabeau/Don Madrid Aracy de Almeida Antonio Sergi e sua Orquestra Samba Continental 17.386-B 1957
314 Conversa de Samba Denis Brean/Osvaldo Guilherme Aracy de Almeida Conjunto Samba Continental 17.437-A 1957
315 Bom Dia, Tristeza Vinicius de Moraes/Adoniran Barbosa Aracy de Almeida Conjunto Samba Continental 17.437-B 1957
316 Teleco-Teco Murilo Caldas/Marino Pinto Aracy de Almeida Turma da Vila Samba Polydor 260-A 1958
317 Minha Cabrocha Lamartine Babo Aracy de Almeida Turma da Vila Samba Polydor 260-B 1958
318 Eu Vou prá Vila Noel Rosa Aracy de Almeida Turma da Vila Samba Polydor 269-A 1958
319 Tristezas Não Pagam Dívidas Ismael Silva Aracy de Almeida Carlos José & Turma da Vila Samba Polydor 269-B 1958
320 Vitória Noel Rosa/Romualdo Peixoto “Nonô” Aracy de Almeida Turma da Vila Samba Polydor 272-A 1958
321 Adeus Noel Rosa/Ismael Silva Aracy de Almeida Turma da Vila Samba Polydor 272-B 1958
322 Vai Ver Que É Carvalhinho Aracy de Almeida racy de Almeida w/ Orchestra & Chorus Marcha Polydor 287-A 1958
323 A Mulata É Que É Mulher Miguel Gustavo/Otolindo Lopes Aracy de Almeida racy de Almeida w/ Orchestra & Chorus Marcha Polydor 287-B 1958
324 No Morro da Casa Verde Adoniran Barbosa Aracy de Almeida Conjunto Samba Polydor 307-A 1959
325 Você Vê Aí!... Erasmo Silva Aracy de Almeida Conjunto Samba Polydor 307-B 1959
326 E Daí? Miguel Gustavo Aracy de Almeida Pernambuco e sua Orquestra Samba Polydor 332-A 1959
327 Amiga Jorge Duarte Aracy de Almeida Pernambuco e sua Orquestra Samba Polydor 332-B 1959
328 E Daí? Miguel Gustavo Aracy de Almeida Samba Sinter 627-A 1959
329 Chorando Pedia Vinicius de Moraes Aracy de Almeida Orchestra dir. by Carlos Monteiro de Souza Samba Sinter 627-B 1959
330 Dói, Dói, Dói... João Melo Aracy de Almeida Orchestra dir. by Carlos Monteiro de Souza Samba Philips P61006h-A 1960
331 P’ra Que? Alcebíades Nogueira/Colombo Aracy de Almeida Samba Philips P61006h-B 1960
332 Brotinho Bossa-Nova João Roberto Kelly Aracy de Almeida Orchestra dir. by Carlos Monteiro de Souza Samba Philips P61019h-A 1960
333 Mulher de Boêmio Alcebíades Nogueira/Ari Monteiro Aracy de Almeida Orchestra dir. by Carlos Monteiro de Souza Samba Philips P61019h-B 1960
334 Saci Pererê Henrique de Almeida/Rubi Aracy de Almeida Marcha Momo Mo-03-A 1960
335 Chuva Fina David Raw/Antoninho Lopes Aracy de Almeida Marcha Momo Mo-03-B 1960
336 Devagar Vera Falção/Jorge de Castro/Marcléo Aracy de Almeida Batucada Mocambo 15.548-B 1964

LPs Originais[editar | editar código-fonte]

Indice Album Ano Gravadora
1 Aracy de Almeida Apresenta Sambas de Noel Rosa 1954 Continental LPP-06
2 Canções de Noel Rosa com Aracy de Almeida 1955 Continental LPP-10
3 Sucessos de Aracy de Almeida 1956 Continental LPP-40
4 O Samba em Pessôa 1958 Polydor LPNG 4.014
5 Aracy de Almeida 1959 Polydor 45 EPN 5.024
6 Sambas Inéditos de Noel Rosa 1959 Sinter EP 45.1006
7 Aracy de Almeida: Samba 1960 Philips P 630.410 L
8 Samba Pede Passagem 1966 Polydor 4.121
9 Sérgio Porto - Aracy de Almeida - Billy Blanco no Zum-Zum 1966 Elenco ME-34
10 Samba É Aracy de Almeida 1966 Elenco ME-35
11 Aracy de Almeida 1968 Continental CS 50.105
12 Noel Rosa/Aracy de Almeida 1975 Continental MN 00295
13 Aracy de Almeida ao Vivo e à Vontade 1988 Continental
14 Os Ídolos do Rádio Vol. XIII: Aracy de Almeida 1988 Collector’s

Compilações[editar | editar código-fonte]

Indice Album Ano Artista Gravadora
1 A Dama do Encantado 1968 Continental LPK-20.018
2 Chave de Ouro 1968 RCA Camden CALB-5132
3 Aracy de Almeida 1969 Imperial IMP 30.165
4 Ídolos da MPB, Vol. 12—Noel Rosa 1975 Continental 1.19.405.012
5 Araci de Almeida Interpreta Noel Rosa 1983 Phonodisc 34.405.233
6 O Samba em Pessoa 1986 RCA/Moto Discos 803.345
7 Filigranas Musicais Volume III

Aracy de Almeida e Patrício Teixeira

1987 RCA Ariola MG-10003-87
8 Aracy 1988 Continental LP-1.07.405.38
9 As Lágrimas Podem Secar 1989 Revivendo LB-035

CDs[editar | editar código-fonte]

Indice Album Ano Gravadora
1 Orlando Silva, Carmen Barbosa e Aracy de Almeida 1990 Revivendo RVCD-012
2 Mestres da MPB: Noel Rosa & Araci de Almeida 1993 Continental/Warner
3 Noel Rosa por Aracy de Almeida e Mario Reis 1993 Revivendo RVCD-027
4 Aracy de Almeida & Cyro Monteiro: Sambistas de Fato 1994 Revivendo RVCD-053
5 Mestres da MPB: Aracy de Almeida Vol. 2 1995 Continental/Warner 063010776-2
6 A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes 2001 Sesc SP JCB

Tributos[editar | editar código-fonte]

Indice Album Artista Ano Gravadora
1 A Dama do Encantado[11] Olivia Byington 1997 MP,B 398420455-2

Maiores sucessos (ordem cronológica)[editar | editar código-fonte]

  • 1935 - Palpite Infeliz
  • 1936 - O X do Problema
  • 1936 - Não Quero Mais
  • 1936 - Manda Embora Essa Tristeza
  • 1936 - Só Pode Ser Você
  • 1936 - Já Faz Um Ano
  • 1936 - Palpite Infeliz
  • 1937 - Qual o Quê (com Os Diabos do Céu)
  • 1937 - Eu Sei Sofrer
  • 1938 - Último Desejo
  • 1938 - Vaca Amarela (com Lamartine Babo)
  • 1938 - Veneza Americana
  • 1938 - Rapaz Folgado
  • 1938 - Feitiço da Vila
  • 1938 - Tenha Pena de Mim
  • 1939 - Camisa Amarela
  • 1939 - Pedro Viola
  • 1939 - Chorei Quando o Dia Clareou
  • 1939 - Passarinho do Relógio (Cuco)
  • 1940 - Miserê
  • 1941 - Gênio Mau
  • 1942 - A Mulher do Leiteiro
  • 1942 - Fez Bobagem
  • 1942 - Engomadinho
  • 1944 - Tudo Passa
  • 1944 - Ninguém Ensaiou
  • 1944 - Gosto Mais do Salgueiro
  • 1945 - Escandalosa
  • 1946 - Saia do Caminho
  • 1946 - Louco (Ela e Seu Mundo)
  • 1947 - Quem Foi
  • 1947 - Pela Décima Vez
  • 1948 - Bairros de Pequim
  • 1948 - Não Me Diga Adeus
  • 1949 - João Ninguém
  • 1949 - Filosofia
  • 1950 - Não Tem Tradução
  • 1951 - Com Que Roupa
  • 1951 - O Orvalho Vem Caindo (com Kid Pepe)
  • 1951 - Feitio de Oração (com Vadico)
  • 1951 - Três Apitos
  • 1953 - Se Eu Morresse Amanhã
  • 1955 - Fita Amarela
  • 1957 - Bom Dia, Tristeza

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «ARACY de Almeida». ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021.Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  2. «Capítulo 8 - Madrugadas em Copa - Aracy revive Noel Rosa nas boates da Zona Sul carioca». Rádio Batuta. Consultado em 24 de setembro de 2021 
  3. «Aracy de Almeida é coisa nossa». Rádio Batuta. Consultado em 24 de setembro de 2021 
  4. «Filme resgata Aracy de Almeida muito além da jurada do Silvio Santos». UOL. 3 de Julho de 2015. Consultado em 29 de Fevereiro de 2016 
  5. a b «Aracy de Almeida - Biografia». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 24 de setembro de 2021 
  6. «Toquinho » Primeiras composições e parcerias». Consultado em 3 de outubro de 2021 
  7. «Aracy de Almeida, mulher do futuro». revista piauí. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  8. «O+SAMBA+EM+PESSOA». www.sescsp.org.br. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  9. «Musica Brasiliensis | Aracy de Almeida Discography». daniellathompson.com. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  10. «Discografia Brasileira - Aracy de Almeida». Consultado em 3 de outubro de 2021 
  11. «Folha de S.Paulo - Olivia Byington faz tributo incomum a Aracy de Almeida - 3/10/1997». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 5 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aracy de Almeida