Burro (Shrek)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Burro
Informações gerais
Criado por William Steig
Informações pessoais
Nome original Donkey
Origem EUA
Língua original Inglês
Características físicas
Espécie Asno
Alazão (no segundo filme)
Sexo Masculino
Família e relacionamentos
Família Esposa: A Dragão
Avós: Avó sem nome (falecida)
Ex-proprietária: Velha Senhora
Filhos: Jabuticaba, Paçoca, Amendoim, Coco e Bananinha
Informações profissionais
Aliados Shrek (melhor amigo)
Gato de Botas
Princesa Fiona
Biscoito
Pinóquio
Os Três Porquinhos
Dubladores Estados Unidos Eddie Murphy
Brasil Mário Jorge Andrade
Portugal Rui Paulo
Aparições
Série(s) Shrek
Filme(s) Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro, Para Sempre

Burro (em inglês Donkey) (22 de abril de 2001) é um personagem fictício da série de livros e filmes Shrek. Sua voz é feita por Eddie Murphy nos Estados Unidos, Mário Jorge Andrade no Brasil e Rui Paulo em Portugal.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

O que o Burro mais gosta de fazer é cantar e conversar — normalmente incomodando qualquer um com sua tagarelice, pois não pára de falar. Tem uns enormes dentes. Mas apesar disso, ele tem um bom coração e é muito leal ao seus amigos e ama a esposa e os filhos.

Também adora doces. Dentre eles parfaits, bolos, waffles, suflê de coco com calda de manga e torta holandesa com canela. Sua paixão pelos doces se estende aos nomes de seus filhotes: os machos se chamam Jabuticaba, Paçoca e Amendoim; as duas fêmeas são Coco e Bananinha.

Sofre com muitos problemas: acrofobia, daltonismo, hipocondria, covardia, hematofobia, propensão a ter um ataque de pânico numa situação de emergência, extrema impaciência, ingenuidade.

Assim como todo Burro, ele tem muita força nas pernas, que são freqüentemente usadas em cenas de luta.

Participação[editar | editar código-fonte]

Shrek[editar | editar código-fonte]

O Burro sofria com uma vida de abusos. Era constantemente ridicularizado pelas pessoas, até que, literalmente, correu para o ogro Shrek. O monstro o defende de um grupo de guardas armados. Ele expressa sua profunda gratidão e toma gosto por Shrek imediatamente e passa a segui-lo entusiasmado.

No resgate da princesa Fiona, que estava adormecida num castelo, sendo guardada por um dragão. Foi aí que o Burro conheceu sua futura companheira, "Dragão" - um dragão fêmea que ficou loucamente apaixonado por ele imediatamente após o encontro dos dois e após a enorme confusão que causou no castelo.

Também ajuda no romance de Shrek e Fiona. Sua contribuição acaba se transformando em confusa e incerta a paixão, mas, no fim, os dois terminam juntos.

Shrek 2[editar | editar código-fonte]

As dificuldades no relacionamento com Dragão e um senso de aventura fizeram com que Burro acompanhasse Shrek e Fiona no regresso ao reino "Tão Tão Distante". É também nesta edição da série que ele disputa a atenção do ogro com o Gato de Botas.

Quando Shrek rouba a poção da "Felicidade para sempre" da Fada madrinha, o Burro é o primeiro a testá-la para mostrar sua devoção ao monstro. Em seguida o animal roto se torna um garanhão, ele passa até o fim do filme com esta aparência. Com isso ajuda Shrek a derrubar os planos da Fada madrinha.

Numa cena após os créditos do filme, chega Dragão, subitamente, em "Tão Tão Distante" e os dois têm um feliz encontro. Dragão também tem uma grande surpresa para o Burro . Eles tiveram juntos seis filhotes, os "Dronkeys" - metade Burro , metade dragão.

Shrek Terceiro[editar | editar código-fonte]

Nesta edição Burro curte sua paternidade, mas ainda é o primeiro e melhor amigo de Shrek. Quando "Tão Tão Distante" estava precisando de um rei, ele se aventurou com o ogro na busca de um primo de Fiona - Artur Pendragon, conhecido simplesmente como "Artie" onde mora.

No transporte mágico de volta a "Tão Tão Distante", o Burro e o Gato de Botas, acidentalmente, trocam de corpo entre si.

Shrek para Sempre[editar | editar código-fonte]

No último filme da franquia, Burro e o Gato de Botas ajudam Shrek a desfazer o contrato de Rumpelstiltskin, e recuperar o amor da princesa Fiona.

Rei da Selva[editar | editar código-fonte]

Aparece no episódio "Burro", no qual é conhecido como uma grande estrela por todos os animais. É a primeira aparição do Burro em uma série de TV da Dreamworks.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dublagem Original Dublagem no Brasil Dublagem em Portugal
Eddie Murphy Mário Jorge de Andrade Rui Paulo

Creation[editar | editar código-fonte]

Perry, um burro em miniatura em Palo Alto, Califórnia, foi usado como modelo para o Burro do Shrek.[1]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Empire listou-o como número 21 em suas "50 Melhores Personagens de Filmes Animados".[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Barney, Chuck (27 de novembro de 2015). «Palo Alto donkey is a true screen gem». Vallejo Times Herald. Consultado em 11 de agosto de 2017 
  2. «The 50 Best Animated Movie Characters». Empire. 8 de novembro de 2010. p. 30. Consultado em 5 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.