Carrington (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados, veja Carrington.
Carrington
Carrington - Dias de paixão (BR)
 Reino Unido
1995 •  cor •  121 min 
Direção Christopher Hampton
Roteiro Christopher Hampton (roteiro)
Michael Holroyd (livro)
Elenco Emma Thompson
Jonathan Pryce
Género Drama
Biografia
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Carrington (br.: Carrington - Dias de Paixão) é um filme do Reino Unido de 1995 do gênero Drama Biográfico escrito e dirigido por Christopher Hampton. A história é sobre a vida da pintora inglesa Dora Carrington (1893–1932), conhecida simplesmente como "Carrington". O roteiro foi baseado na biografia do escritor e crítico Lytton Strachey (1880–1932), de autoria de Michael Holroyd.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Ao longo do filme é mostrada a relação de Dora Carrington com o autor homossexual Lytton Strachey e outros membros do Grupo de Bloomsbury.

O filme é dividido em seis capítulos:

Um: Lytton & Carrington 1915: Durante a Primeira Guerra Mundial, Lytton Strachey viaja até o campo e fica na casa de Vanessa Bell. Ali ele vê pela primeira vez Carrington, a quem confunde com um menino e fica desapontado quando percebe tratar-se de uma garota. Lytton se opõe a ir para a Guerra e é julgado por um tribunal militar. Enquanto isso, Carrington se interessa pelo escritor, logo após ele tentar beijá-la.

Um quadro de Carrington da "Mill House", nos povoados de Tidmarsh, Pangbourne, subindo o rio Thames.

Dois: Gertler 1916–1918: O artista Mark Gertler tenta fazer sexo com Carrington mas ela se recusa. Gertler pede a Lytton que o ajude com ela mas isso só faz com que Carrington se apaixone ainda mais pelo escritor, que acaba também gostando dela. Durante uma viagem ao País de Gales, Lytton propõe a ela morarem juntos e Carrington escolhe uma casa em Tidmarsh. Quando Gertler descobre que os dois estão juntos, ataca o casal.

Três: Partridge 1918–1921: Carrington encontra o ex-soldado Ralph Partdrige que, apesar de não gostar da atitude de Lytton em relação a Guerra, fica morando com eles e quando o escritor vai para férias na Itália, Ralph propõe casamento a Carrington. Os dois se casam e vão para a lua de mel em Veneza, onde encontram Lytton. Ralph apresenta seu amigo Gerald Brenan a Carrington. Brenan planeja mudar para a Espanha ao mesmo tempo que sente atração por Carrington e é correspondido. Lytton é bem-sucedido com a publicação do livro Eminent Victorians na mesma época em que a Guerra termina.

Quatro: Brenan 1921–1923: Gerald e Carrington continuam a sua relação adúltera e ele quer levá-la para a Espanha, mas ela se recusa. Lytton ajuda o casal a esconder o caso de Ralph.

Cinco: Ham Spray House 1924–1931: Lytton compra Ham Spray e Carrington, ele e Ralph se mudam para lá. Ralph toma como amante Frances Marshall e Lytton inicia um caso com Roger, um jovem aluno de Oxford. Carrington se torna amante de Beacus, um barqueiro que ela acha "excitante" mas o caso termina quando ele admite que não se sente atraido sexualmente por ela. Carrington estava grávida de Beacus mas realiza um aborto. Lytton vai para um apartamento em Londres na intenção de morar com Roger, mas a relação deles não dura muito mais.

Seis: Lytton 1931–1932: Roger e Lytton terminam. Durante uma festa do chá, Lytton subitamente cai doente. Quando o escritor é desenganado, Carrington tenta cometer suicídio. Com a morte de Lytton, Carrington se sente deprimida e termina seus dias em Ham.

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora do filme foi composta por Michael Nyman.

Lista[editar | editar código-fonte]

  1. Outside looking in 9.14
  2. Opening titles 1.21
  3. Fly drive 1.40
  4. Cliffs of fall 2.00
  5. Every curl of your beard 2.24
  6. Virgin on the roof 1.40
  7. Gertler 3.15
  8. Leaving Gertler 1.27
  9. Painting the Garden Of Eden 1.59
  10. Partridge 1.54
  11. Floating the honeymoon 2.45
  12. Brenan 6.53
  13. Beacus 2.58
  14. Leaving Brenan 1.59
  15. Ham Spray House 1.39
  16. The infinite complexities of Christmas 4.18
  17. 'Something rather impulsive' 1.48
  18. 'If this is dying' 1.46
  19. Franz Schubert: String Quartet In C: Adagio – Quarteto Amadeus/Robert Cohen (gravação de 1987 - Polydor/Deutsche Grammophon) 15.11

Músicos[editar | editar código-fonte]

The Michael Nyman Band

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Festival de Cannes[editar | editar código-fonte]

Evening Standard British Film Awards[editar | editar código-fonte]

  • Melhor ator para Jonathan Pryce

Referências

  1. a b «Festival de Cannes: Carrington». festival-cannes.com. Consultado em 2 de setembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]